Plano de Aula

Plano de aula: O Número e o Comprimento da Circunferência

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e Círculo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos Específicos

Reconhecer o número ?? como a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro; Relacionar o número ?? e o comprimento da circunferência.

Conceito-chave

Razão e proporção, comprimento da circunferência, raio, diâmetro, números racionais.

Recursos Necessários

  • Alguns objetos com formato circular que o professor deve disponibilizar e avisar na aula anterior para que os alunos também tragam de casa;
  • Régua;
  • Fita métrica ou barbante;
  • Calculadora;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos Específicos

Reconhecer o número ?? como a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro; Relacionar o número ?? e o comprimento da circunferência.

Conceito-chave

Razão e proporção, comprimento da circunferência, raio, diâmetro, números racionais.

Recursos Necessários

  • Alguns objetos com formato circular que o professor deve disponibilizar e avisar na aula anterior para que os alunos também tragam de casa;
  • Régua;
  • Fita métrica ou barbante;
  • Calculadora;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.