Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Apresentar para a turma o objetivo da aula.
Comente com a turma que a análise do gráfico se inicia pela observação e interpretação das características principais: o eixos horizontais e verticais, título do gráfico, o título dos eixos, bem como o tipo do gráfico.
Propósito: Apresentar o objetivo à turma
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e permita que os alunos observem, por uns instantes, qual é a situação dos quatro gráficos.
Percebe-se que nos quatro, há falta de informações importantes para progredir com uma análise de dados. É possível enxergar que os pontos azuis se comportam de maneira diferente dos pontos vermelhos. Mas, vemos também que há uma semelhança, ambos apresentam duas condições: a crescente e a decrescente.
Podemos hipotetizar diversos títulos ou assuntos para esses gráficos que justifiquem esses comportamentos, porém não é esse o objetivo.
Permita que os alunos questionem e se perguntem se os gráficos apresentados estão certos ou não.
Propósito: Questionar sobre o comportamento dos pontos e analisar as diferenças e semelhanças. Perceber que sem algumas informações, não é possível a análise desses pontos.
Discuta com a turma:
- O que está faltando nos gráficos apresentados?
- Se fosse para fazer uma análise do que temos aqui, qual poderíamos fazer?
- Podemos afirmar que os pontos azuis estão mais ESPALHADOS pelo gráfico?
- Nós conseguimos encontrar os pares ordenados de todos os pontos?
- Podemos afirmar que, no gráfico dos pontos azuis, possuem pontos com o mesmo valor de X ou o mesmo valor de Y? E no vermelho?
- Roberta menciona o comportamento diferente dos pontos azuis e dos pontos vermelhos. Será que você consegue encontrar uma semelhança no par de gráficos da esquerda e no par de gráficos da direita?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 3 e 4)
Orientação:
Organize a turma em duplas e peça que sentem longe uma da outra. Projete o slide na lousa e leia em voz alta.
Aqui, os alunos devem analisar todos os pontos e eixos do gráfico.
Ajude-os na identificação do assunto do gráfico e na interpretação dos dados apresentados.
Caso haja necessidade de imprimir a atividade principal.
Propósito: Ler o enunciado e identificar os principais pontos do gráfico
Discuta com a turma:
- Qual o assunto do gráfico?
- Qual é o período do gráfico?
- Qual é a informação do eixo X? E do eixo Y?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 3 e 4)
Orientação:
Projete o slide na lousa e peça a um aluno para ler em voz alta.
Conceda 10 minutos para que os alunos dediquem à análise do gráfico respondendo as questões.
Todos os alunos devem apresentar as respostas em seus cadernos, mesmo sentado em duplas.
Auxilie nas questões caso seja necessário.
É importante que os alunos observem os períodos que a áreas desmatadas aumentam e diminuem. Com isso, conseguiram perceber que a dispersão dos pontos se dá quando os pontos apresentam-se mais espalhados pelo gráfico. Nesse caso, temos mais dispersão no primeiro período que no segundo, porém, considerando o contexto da situação problema, isso é algo bom, pois as áreas desmatadas, diminuíram.
Propósito: Responder às questões e observando os gráficos e aprender sobre pontos de dispersão.
Discuta com a turma:
- Para analisar do item “c”, qual é a melhor forma de observar?
- Se olharmos a diferença entre os pontos, facilita na interpretação do contexto apresentado?
- O que é análise crítica?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e troque informações com a turma.
Peça que os alunos observem os traços verdes e repare em quais anos houve crescimento nas áreas desmatadas da Amazônia.
Porém, é possível afirmar que há menos aumento que diminuição.
Comente com a turma que o primeiro período, foi significativo para a diminuição do desmatamento fosse considerável, já que caímos de 27.772 para 700 km², notamos isso pela linha do gráfico que apresenta somente decrescimento.
Discuta com a turma cada uma das respostas e permita que cada dupla exponha suas conclusões.
Oriente e acrescente alguma informação caso haja necessidade.
Propósito: Perceber a diferença entre os gráficos e os pontos apresentados, observando as linhas e o comportamento de cada ponto.
Discuta com a turma:
- Os pontos se encontram mais espalhados no primeiro ou no segundo período? Por quê?
- Podemos afirmar que no segundo período, os pontos apresentam-se “quase” na mesma linha, caso traçamos uma linha imaginária?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minuto
Orientação:
Projete o slide na lousa e peça que um aluno leia em voz alta.
Promova uma discussão pedindo que os alunos mostrem o que eles entenderam do gráfico apresentado e dos pontos de dispersão.
Diga que o gráfico poderia ser feito com o gráfico de segmento, porém a observação da dispersão, fica mais aparente quando não há a ligação entre os pontos e mais didático, é que o próprio aluno trace essa linha, pois conseguirá perceber, o que acontece em relação ao crescimento ou não dos dados.
Propósito: Concluir o que são os pontos de dispersão e suas características na análise dos dados
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação:
Professor, essa atividade é para avaliar se o aluno aprendeu a observar um gráfico e analisar alguns pontos em relação à dispersão.
Auxilie-os caso haja necessidade.
Em relação à última questão, o aluno deverá responder que a campanha deverá ser feita para prevenir a gastrite. Nesse ponto, explique ao aluno que gastrite é uma inflamação no estômago. Caso queira discutir o assunto, acesse o site: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gastrite
Propósito: Analisar o gráfico, observando a dispersão dos pontos.
Discuta com a turma:
- Como se apresenta uma reta crescente? E uma decrescente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar