Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Este primeiro momento serve para despertar a curiosidade dos alunos. Muitos deles vão responder que só pode ser o número 3. Deixe-os acreditando nisso.
Propósito: Relembrar a potência par de um número negativo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Esses questionamentos serão feitos para que eles já comecem a procurar alguma solução diferente da trivial (3). Se algum aluno trouxer sem problemas a sugestão do -3 enquanto outra possibilidade, pergunte a ele por quê pode ser o número -3. Peça que ele explique com suas próprias palavras.
Propósito: Relembrar a potência par de um número negativo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Auxilie-os a montar a equação. Pergunte aos alunos se existe mais do que um valor desconhecido. Quando eles perceberem que só tem um número, mostre que eles vão chamar isso de incógnita. Pergunte como representar o dobro de um número, em seguida, como representar o quadrado desse número. Junte as duas perguntas em uma, perguntando como representar o dobro do quadrado de um número. Ao final da atividade, pergunte se só existe um valor possível, ou se tem a possibilidade de haver mais um. Quando encontrarem os dois valores, procure justificativas para que não haja algum terceiro valor que satisfaça a equação.
Propósito: Resolver uma equação da forma ax²=b restrita ao conjunto dos números reais positivos.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)
Orientações: Como sugerido anteriormente, caso o aluno apresente dificuldade de desenvolver uma equação a partir do problema apresentado, pergunte a ele como representar o dobro de um número, depois o quadrado de um número e, por fim, pergunte como representar o dobro do quadrado de um número.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução de uma equação na forma ax²=b.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)
Orientações: Pergunte aos alunos estratégias próprias para identificar o valor de x². Uma possibilidade é mostrar que ao procurar o número que multiplicado por 2 resulta em 32, é o mesmo que procurar o resultado de uma divisão de 32 por 2. Neste caso, seria o 16. Desta forma, teríamos apenas o valor que procurávamos antes, ou seja, o x². Depois disso, a nova pergunta seria o número que ao quadrado resulta em 16, ou então, o número que multiplicado por ele mesmo resulta em 16. Por fim, as possíveis respostas a essa última pergunta são as soluções da equação proposta.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução de uma equação na forma ax²=b.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)
Orientações: Aqui cabe voltar à discussão do aquecimento. Queremos retomar as propriedades de potência de números inteiros. No caso, a potência par de um número negativo será igual à potência de mesmo expoente do seu oposto. Isto é, (-4)²=(+4)².
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução de uma equação na forma ax²=b.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)
Orientações: Incentive as discussões entre os alunos para que eles expressem de maneira mais explícita para eles o que deve ser feito para determinar a raiz da equação.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução de uma equação na forma ax²=b.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 10)
Orientações: Procure pedir para que escrevam em seus cadernos, com suas próprias palavras, o que significa dizer que a potência par de um número negativo será positiva.
Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução de uma equação na forma ax²=b.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Esse é um momento de sintetização e formalização do conteúdo visto na aula. Busque uma frase de fechamento a partir das falas dos alunos. Não deixe de fazer o registro escrito, pois esse é um momento de produção dos alunos.
Propósito: Fazer uma síntese do que foi apresentado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos qual o número máximo de soluções que uma equação desta forma possui.
Propósito: Retomar o conceito de simétrico de um número inteiro.