Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo Polígonos Regulares com Régua e Compasso
Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construções, ângulos e polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13 - Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45°e 30° e polígonos regulares.
Objetivo Específico
Tornar o aluno capaz de construir polígonos regulares usando régua e compasso.
Conceito-chave
Construção de polígonos regulares.
Recursos Necessários
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.
- Imagens de polígonos em diferentes contextos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Através de um breve debate, evidencie o que os alunos já sabem sobre o tema que está sendo conceituado nesta aula.
Faça as perguntas do slide e apresente o que é um mosaico.
Em seguida, faça a última pergunta do slide.
Traga algumas figuras impressas ou reproduza, com recursos tecnológicos, os mosaicos feitos com polígonos regulares.
Propósito: Motivar e envolver o aluno no contexto da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês já ouviram sobre polígonos?
- Em que situações do cotidiano essas figuras podem ser observadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.
Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.
Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.
Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.
Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.
Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.
Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)
Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.
Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.
Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.
Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.
Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.
Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização do conceito desta aula, baseando-se na experiência de construção de polígonos regulares realizada durante a Discussão das Soluções.
Propósito: Fazer a sistematização das formulações realizadas pelos alunos em relação ao conceito de polígonos e em relação às práticas de construção dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Faça, juntamente com os alunos, uma sistematização das construções de ângulos notáveis para que eles se apropriem do conceito. Se possível, faça uma síntese dos passos e recursos usados nas construções.
Propósito: Fazer com os alunos uma síntese dos conceitos estudados, através da prática e das atividades desenvolvidas na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Circule entre os alunos, observe suas falas e resoluções. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas prontas aos questionamentos dos alunos.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos através dessa atividade, que tem como objetivo retomar conceitos estudados nesta aula, a partir de práticas que auxiliassem a estruturação desses entendimentos, como por exemplo, a construção de polígonos regulares, trabalhadas nos slides de Discussão das Soluções.
Materiais Complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_17GEO02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, transferidor, compasso, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADES COMPLEMENTARES (descrita na Atividade principal)
Aquecimento
O Aquecimento trata de figuras geométricas em mosaicos. Você pode sugerir como discussão com as famílias.
Atividade principal
Sugerimos uma ‘aula invertida’, caso os alunos tenham alguma familiaridade com o uso de instrumentos mais básicos (régua, compasso, etc). Divida a turma em 4 grupos para cada construção: triângulo equilátero, quadrado, pentágono e hexágono regular. Encaminhe a atividade principal (você pode torná-la mais objetiva, ela é editável) juntamente com o slide da discussão da solução (ou versão impressa) e peça para cada aluno, individualmente, interpretar e explicar o passo a passo da construção, através de um vídeo curto. Grave um áudio ou vídeo com as orientações e dicas. Construir elementos geométricas remotamente é um desafio se não houver orientação adequada. Se seu aluno não tiver a menor familiaridade com construções geométricas, sugerimos que você grave um vídeo informando o passo a passo e solicite que ele faça outras construções. Você pode usar um dos exemplos da atividade principal.
Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e solicite que os alunos encaminhe as respostas para sua apreciação.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de ângulos e polígonos. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angleals
https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/geometria-angulos-e-polgonos-7ano
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que podem servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em (https://myhomestudio.com.br/ ). Disponibilize um vídeo de cada construção para toda a turma. Caso, julgue necessário, solicite que os alunos resolvam também o Raio X e as atividades complementares. Não esqueça de realizar discussões para ampliar e consolidar as aprendizagens dos alunos. Esse é um tema que exige muitas idas e vindas.
Para discussão em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/ -
Sistematização
Use nas orientações e retome nas discussões
Encerramento
Use nas orientações e retome nas discussões
Raio X
Proponha a realização do Raio X (você pode adaptá-lo, se achar conveniente) e também as atividades complementares. Mantenha um canal de comunicação aberto e retome as discussões sempre que necessário.
Convite às famílias
A discussão do Aquecimento pode ser realizado com as famílias.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13 - Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45°e 30° e polígonos regulares.
Objetivo Específico
Tornar o aluno capaz de construir polígonos regulares usando régua e compasso.
Conceito-chave
Construção de polígonos regulares.
Recursos Necessários
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.
- Imagens de polígonos em diferentes contextos.