Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Bissetriz e Mediatriz com dobraduras
Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construções, ângulos e polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Objetivo específico
Tornar o aluno capaz de construir bissetriz de um ângulo e mediatriz de um segmento.
Conceito-chave
Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento.
Recursos necessários
- Folhas para dobraduras
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.
- Imagens de dobraduras.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Organize a turma em duplas e distribua as folhas de dobradura para os alunos ou peça em momentos anteriores à aula que eles tragam de casa. É importante que todos tenham o material necessário para a aula.
Inicialmente apresente aos alunos imagens de dobraduras e/ou algumas dobraduras para que eles manuseiem. Faça então a primeira pergunta do slide e deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos.
Em seguida, peça que eles construam uma dobradura. Após isto, faça a segunda pergunta do slide.
Propósito: Fazer com que os alunos conversem sobre o uso de dobraduras em diferentes contextos e percebam em dobraduras ângulos, bissetrizes e mediatrizes.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)
Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.
É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.
Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.
Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)
Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.
É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.
Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.
Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)
Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.
É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.
Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.
Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)
Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.
É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.
Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.
Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)
Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.
É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.
Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.
Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 10)
Orientação: Inicie a discussão pedindo que duas duplas compartilhem o que conversaram com os colegas sobre o que entenderam sobre o conceito em estudo. Busque provocar o aluno, no sentido de que ele exponha seus entendimentos sobre o conceito desenvolvido na aula.
Em seguida, faça as perguntas dos slides 9 e 10 aos alunos. Você também pode dirigir algumas perguntas para determinadas duplas de modo que todos os alunos possam validar suas aprendizagens.
Sempre pergunte se os alunos tiveram dificuldades na resolução da atividade e se inda restam dúvidas conceituais ou do processo de resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos exponham as suas trajetórias de resolução utilizadas, e também as dificuldades e dúvidas no processo de resolução da atividade.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 10)
Orientação: Inicie a discussão pedindo que duas duplas compartilhem o que conversaram com os colegas sobre o que entenderam sobre o conceito em estudo. Busque provocar o aluno, no sentido de que ele exponha seus entendimentos sobre o conceito desenvolvido na aula.
Em seguida, faça as perguntas dos slides 9 e 10 aos alunos. Você também pode dirigir algumas perguntas para determinadas duplas de modo que todos os alunos possam validar suas aprendizagens.
Sempre pergunte se os alunos tiveram dificuldades na resolução da atividade e se inda restam dúvidas conceituais ou do processo de resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos exponham as suas trajetórias de resolução utilizadas, e também as dificuldades e dúvidas no processo de resolução da atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sintetize os conceitos e as construções, desenvolvidas no decorrer da aula apresentando os passos utilizados para determinar a bissetriz de um ângulo e a mediatriz do segmento, presentes no slide.
Propósito: Sintetizar as construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento realizadas durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sintetize os conceitos e as construções, desenvolvidas no decorrer da aula apresentando os passos utilizados para determinar a bissetriz de um ângulo e a mediatriz do segmento, presentes no slide.
Propósito: Sintetizar as construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento realizadas durante a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Distribua a atividade impressa aos alunos, que deverá ser respondida desta vez individualmente. Circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão.
Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento. Evite dar respostas que solucione a questão e não estimule o pensamento do aluno.
Uma sugestão de orientação para construção do barquinho pode ser encontrada nos materiais complementares logo abaixo.
Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Acesse aqui um pequeno tutorial de como se construir um barquinho de papel.
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_17GEO03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, transferidor, compasso, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADES COMPLEMENTARES (descrita na Atividade principal)
Aquecimento
O Aquecimento trata dobraduras. Você pode sugerir como discussão com as famílias.
Atividade principal
Sugerimos encaminhar aos alunos um vídeo com orientações e detalhamento de como se obtém uma mediatriz e uma bissetriz (foco da aula). É importante pontuar o conceito. Use as informações da Sistematização do conceito. Você pode usar uma parte da proposta da Atividade principal, como exemplo ou mesmo do Raio X (o que for mais interessante para sua turma) para apoiar a produção de seu vídeo. A construção de elementos geométricos remotamente é um desafio se não houver orientação adequada. Encaminhe para os alunos as atividades complementares (você optar por todas as questões ou algumas). Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de ângulos (link1) e polígonos (link 2) bissetriz e mediatriz (link 3). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angleals
https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/geometria-angulos-e-polgonos-7ano
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-bisectors/v/constructing-a-perpendicular-bisector-using-a-compass-and-straightedge
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em ( https://myhomestudio.com.br/ ). Analise as respostas e acompanhe as dúvidas dos alunos. Esse é um tema que exige muitas idas e vindas.
Para discussão em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use nas orientações e retome nas discussões
Encerramento
xxxxx
Raio X
O Raio X pode ser encaminhado aos alunos, juntamente com as atividades complementares ou em outro momento.
Convite às famílias
O trabalho com dobradura é interessante para discutir com as famílias.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Objetivo específico
Tornar o aluno capaz de construir bissetriz de um ângulo e mediatriz de um segmento.
Conceito-chave
Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento.
Recursos necessários
- Folhas para dobraduras
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.
- Imagens de dobraduras.