Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Antes de começar as atividades, apresente aos alunos o objetivo da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades.
Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.
Discuta com a turma: Pode-se fazer perguntas do tipo:
Você sabe o que é bissetriz?
O que você já ouviu falar sobre bissetriz?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: A ideia desta atividade é que o aluno perceba que o ângulo formado entre a bolinha vermelha, a branca e as pretas é o mesmo formado entre a bolinha vermelha, a branca e as azuis. Distribua as folhas da atividade para os alunos ou faça o desenho na lousa. Se preferir pode organizar os alunos em duplas. É importante levar os alunos ao envolvimento com o tema da aula. Para isto é necessário planejar e preparar o material com antecedência para que todos os alunos participem da atividade. Faça perguntas que manipulem os conhecimentos dos alunos. Pode perguntar se eles conhecem o significado da palavra “equidistante” e aproveitar para esclarecer o termo.
Propósito: Motivar e envolver o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.
Discuta com a turma:
Estas são as únicas posições possíveis para estes pontos, para que eles sejam equidistantes às retas r e s?
Alguém sabe o que significa equidistante? E bissetriz, já ouviram falar? Sabem o que é?
Atividade principal
Tempo sugerido:15 min
Orientação: Pode pedir aos alunos que tragam as bolinhas de casa. Também podem ser utilizados outros objetos para fazer a atividade. Se preferir pode organizar os alunos em duplas.
Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo como Lugar Geométrico, por meio de uma situação problema.
Discuta com a turma:
Existem outras posições possíveis para as tampinhas, para obter a bissetriz?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 7 min
Orientação:Peça que os alunos exponham suas soluções e façam considerações em relação às construções realizadas. Faça as discussões conduzindo-os à compreensão do conceito. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:Para auxiliar na aprendizagem do aluno, você pode perguntar se há dúvidas em relação ao conceito trabalhado na aula. Pode pedir que os alunos expliquem aos colegas o que aprenderam com a atividade.
Sistematização da aula
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: Faça, junto com os alunos, uma sistematização do conceito de bissetriz de um ângulo como lugar geométrico, relacionando os procedimentos utilizados durante a atividade.
Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos .
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula.Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.
Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Distribua a folha impressa, peça que os alunos façam a leitura da atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.
Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de bissetriz de um ângulo como lugar geométrico e conseguem aplicá-lo na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?
Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar