Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Comente com os alunos que essa aula tem como objetivo estudar os valores distribuídos em uma tabela.
Propósito: Pensar em como analisamos média, mediana e moda com os dados distribuídos em uma tabela.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou escreva as expressões no quadro para realizar a reflexão junto à turma. Como sendo a medida mais usual, provavelmente a média já deve fazer parte do repertório dos alunos. A mediana e a moda podem não fazer parte do cotidiano deles, por isso é importante pensar sobre as expressões em destaque.
Propósito: Refletir sobre o uso cotidiano das medidas de tendência central
Discuta com a turma:
- O que você acha que significa “média de gols”?
- O que significa 1,9 gols? Existe isso?
- Para você representa “altura mediana”?
- Se uma loja vende 10 sapatos de mulheres, quantos você acha que seria do número 36? E quantos seriam de outros números?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize a turma em duplas. Solicite que, inicialmente, cada aluno pense na situação apresentada para, em seguida, discutir com seus pares. Caso seja necessário, imprima a atividade e disponibilize aos alunos
Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão
Discuta com a turma:
- Os dados desta tabela estão atualizados? Justifique.
- Você acha que o salário de Cecília está incluído na tabela? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize a turma em duplas. Solicite que, inicialmente, cada aluno pense na situação apresentada para, em seguida, discutir com seus pares. Caso seja necessário, imprima a atividade e disponibilize aos alunos
Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão
Discuta com a turma:
- Você sabe calcular a média? Já fez algum cálculo de média com suas notas da escola?
- Na tabela o que significa o 12? E o 600?
- Sabendo que a MODA é o valor mais frequente, é possível determiná-la apenas observando a tabela?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente o slide com as dicas do professor. Aguarde antes de fazer alguma intervenção. Circule pela sala, observando e contribuindo com os alunos, caso seja necessário. Depois de um tempo, abra discussão para esclarecimentos sobre como se calcula as medidas em discussão. É importante pontuar que, os dados como estão agrupados na tabela os alunos podem ter alguma dificuldade. Fique atento para a possibilidade de mostrar um exemplo mais simples.
Propósito: Calcular medida de tendência central, avaliando criticamente os resultados para tomada de decisão
Discuta com a turma:
- Como você fará para somar todos os salários?
- Serão somados quantos valores? É necessário somar todos de um por um ou tem outro jeito?
- E para calcular a mediana, tem algum jeito de não escrever todos os valores para localizar os valores centrais numa ordem?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões.
Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.
Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão
Discuta com a turma:
- O que você acha da decisão de Cecília?
- As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
- O que você achou mais difícil de calcular?
- Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões.
Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.
Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão
Discuta com a turma:
- O que você acha da decisão de Cecília?
- As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
- O que você achou mais difícil de calcular?
- Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nessa parte da aula, o foco é discutir as formas de resolução que os alunos usaram para resolver a situação, bem como compartilhar as conclusões. Informe ao aluno, caso ele não saiba que a esta diferença entre o salário mais alto e o mais baixo chamamos de amplitude.
Conduza a discussão de cada item para formalizar uma resposta.
Propósito: Discutir formas de resolução e refletir sobre conclusões e tomada de decisão
Discuta com a turma:
- O que você acha da decisão de Cecília?
- As respostas dela referentes à moda, média e mediana estão iguais às suas?
- O que você achou mais difícil de calcular?
- Qual sua opinião acerca da atitude de Cecília ao divulgar apenas a média?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente os slides e converse com os alunos sobre as aprendizagens da aula. Pontue a importância de não apenas saber fazer o cálculo das medidas de tendência central, como também de analisar criticamente o resultado para chegar a conclusões ou tomar decisões que sejam éticas.
Propósito: Refletir sobre os conceitos estudados na aula
Discuta com a turma:
- De forma sintética, como você explicaria para alguém como se calcula média?
- O que você diria sobre moda?
- Como se pode ser crítico ao analisar medidas de tendência central?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação:
Encerre a aula fazendo uma “retrospectiva” da atividade e do contexto apresentado.
Propósito: Retomar os principais pontos estudados nesta aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Essa atividade servirá para os alunos, individualmente, colocarem em prática o que aprenderam de análises de tabelas. Reserve uns minutos no final para que os alunos tenham a oportunidade de expor o pensamento utilizado para resolver o problema.
Ajude o aluno na resolução de algum item, caso seja necessário.
Propósito: Permitir que os alunos coloquem em prática o que aprenderam na aula.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar