Material para impressão - Tirinha do Calvin e Haroldo
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos de referenciação em reportagens
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa ou projetada, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e um datashow.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldade em distinguir os tipos de pronomes que estabelecem a referenciação ao longo de reportagens.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar um novo mecanismo de coesão: a coesão referencial que ocorre quando um termo ou expressão já citados no texto são retomados por meio de outro. Provavelmente os alunos já estudaram que não é aconselhável repetir palavras em uma produção textual. Questione, então, qual recurso eles utilizam para não repetir palavras e expressões quando escrevem um texto. Provavelmente os alunos farão referência ao uso de sinônimos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1. Projete o slide ou imprima a tirinha. Faça os seguintes questionamentos também disponíveis para impressão: a) No segundo quadrinho, a qual elemento o pronome “ele” se refere? Ao quatizinho. b) No segundo quadrinho, Haroldo pergunta se o animal está vivo sem o uso do pronome. Observe: “Está vivo?”. Que pronome ele omitiu? A que ele se refere? Pronome “ele” se referindo ao quati. c) No primeiro quadrinho, Calvin usa o advérbio “ali’ e no terceiro quadrinho, o advérbio “aqui”. “Ali” e “aqui” onde? Ali se refere a um lugar distante, mas ainda visível e aqui se refere ao lugar onde os dois estão.
2. Explique para os alunos que podemos retomar uma palavra já citada no texto por meio de artigos, pronomes, advérbios numerais; podemos antecipar algo que será dito, podemos também omitir alguns termos que são facilmente identificáveis para o leitor ou ainda é possível substituir termos por sinônimos ou até repetir a palavra, caso o objetivo seja enfatizar o termo.
Referência da tirinha: http://notaterapia.com.br/2015/11/18/30-anos-de-calvin-e-haroldo-a-tirinha-mais-incrivel-de-bill-watterson/
Materiais complementares
Para imprimir a tirinha e as perguntas, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o slide aos alunos. Diga que esses dois trechos fazem parte da reportagem que será trabalhada nesta aula sobre as profissões do futuro.
- Leia o primeiro trecho. Peça que observem os termos destacados em azul e que “ele” retoma “gerente de vida profissional. Portanto, “gerente de vida profissional” é o referente que foi retomado pelo pronome “ele”.
- Leia o segundo trecho e siga o raciocínio anterior. Mostre aos alunos que os dados estatísticos são referentes que foram retomados pelo pronome “desses”. “Dados” poderia ter sido substituído por números ou percentual.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima a reportagem disponível no link https://exame.abril.com.br/carreira/saiba-quais-sao-as-profissoes-do-futuro.
- Peça que os alunos façam a leitura individual até o final da primeira área com cargos inusitados (até ...cirurgias computadorizadas no cérebro).
- Solicite a realização dos exercícios disponíveis nos materiais complementares.
- Circule entre os alunos durante a realização do exercício e esclareça possíveis dúvidas.
- Corrija o exercício ou disponibiliza as respostas para consulta.
- Professor, você pode imprimir apenas as partes do texto que serão utilizadas na aula ou pode imprimir todo o texto e solicitar que os alunos terminem a leitura em casa.
Materiais complementares.
Para imprimir o exercício, clique aqui.
Para possibilidades de resposta, clique aqui.
AMARO, Mariana. Saiba quais serão as profissões do futuro. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/saiba-quais-sao-as-profissoes-do-futuro/>. Acesso em: 6 out. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente a questão final aos alunos e peça que redijam a resposta no caderno. Possibilidades de resposta: a) Dentro de empresas, ele cuidará do posicionamento da marca no ambiente digital. b) Dentro de empresas, será o responsável pelo posicionamento da marca no ambiente digital.
- Ouça algumas respostas e faça as correções necessárias.
- Termine a aula pedindo a um aluno que oralmente conceitue coesão a partir do que foi estudado nesta aula e na anterior. Peça a outro que diga qual é a importância da coesão em um texto. Espera-se que os alunos respondam que a coesão relaciona-se com união, com ideias amarradas ou ligadas. Para que esse processo ocorra, é preciso observar duas coisas: a maneira como em um texto um termo liga-se a outro, substituindo-o, e o modo como as ideias progridem no texto. A coesão é fundamental para a construção textual pois permite a sequência de ideias de forma lógica, garantindo a coerência.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui).
Tema
Converse com os alunos pelo WhatsApp. Esclareça que o objetivo desta aula será abordar um novo mecanismo de coesão: a referencial, que ocorre quando expressões ou termos já citados no texto são retomados por meio de outros. Provavelmente os alunos já estudaram que não é aconselhável repetir palavras em uma produção textual. Questione, então, qual recurso eles utilizam para não repetir palavras e expressões quando escrevem um texto. Provavelmente os alunos farão referência ao uso de sinônimos.
Introdução
Compartilhe com os alunos a tirinha e algumas questões presentes nesta etapa do plano original, disponíveis aqui. Explique que podemos retomar uma palavra já citada no texto por meio de artigos, pronomes, advérbios numerais; podemos antecipar algo que será dito, omitir alguns termos que são facilmente identificáveis para o leitor e ainda é possível substituir termos por sinônimos ou repetir a palavra, caso o objetivo seja enfatizar o termo.
Desenvolvimento
Compartilhe o slide desta etapa do plano com os alunos. Diga que esses dois trechos fazem parte da reportagem que será trabalhada nesta aula sobre as profissões do futuro. Peça que observem os termos destacados em azul no 1º trecho, e que “ele” retoma “gerente de vida profissional”. Portanto, “gerente de vida profissional” é o referente que foi retomado pelo pronome “ele”. Peça que leiam o segundo trecho e sigam o raciocínio anterior. Mostre que os dados estatísticos são referentes que foram retomados pelo pronome “desses”. “Dados” poderia ter sido substituído por números ou percentual. Compartilhe também a reportagem disponível aqui e peça que os alunos façam a leitura individual até o final da primeira área com cargos inusitados (até “cirurgias computadorizadas no cérebro”). Solicite a realização dos exercícios disponíveis nos materiais complementares. Passado um tempo previamente combinado, disponibilize as respostas para consulta. Materiais complementares: exercício disponível aqui; possibilidades de respostas disponíveis aqui.
Fechamento
Apresente a questão final aos alunos (veja no plano original) e peça que redijam a resposta no caderno. Possibilidades de resposta: a) Dentro de empresas, ele cuidará do posicionamento da marca no ambiente digital; b) Dentro de empresas, será o responsável pelo posicionamento da marca no ambiente digital. Termine a aula pedindo que os alunos criem um mapa mental conceituando coesão a partir do que foi estudado nesta aula e na anterior. Veja como fazer um mapa mental em Recursos Opcionais.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler, junto aos alunos, a reportagem sobre as profissões do futuro para que possam refletir sobre o assunto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira, Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Recursos de referenciação em reportagens
Finalidade da aula: Analisar, em reportagens, a coesão textual com foco no emprego de recursos de referenciação, demonstrando como seu uso ajuda o leitor a resgatar, durante a leitura, o objeto/fato/assunto de que o texto trata.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe/ Semântica /Fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13, EF08LP14, EF08LP04
Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.