Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Apresente, em linhas gerais, pelo WhatsApp, o escritor Vinícius de Moraes, cujo texto “Conto carioca” será lido pelos alunos. Relembre que já viram os adjuntos adverbiais e as circunstâncias que expressam. Peça que reflitam sobre elas (tempo, lugar, modo, intensidade, modo…). Material necessário: cópia do conto “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes, disponível aqui.
Introdução
Em relação ao título do texto “Conto carioca”, questione os alunos sobre a palavra “carioca”, que, mesmo sendo um adjetivo, indica uma circunstância de…? Espera-se que a resposta seja de lugar: carioca, relacionado ao Rio de Janeiro. Solicite que dois alunos coloquem suas respostas no grupo da turma, no WhatsApp. Solicite aos colegas que digitem (V) caso acreditem que as respostas sejam verdadeiras e (F) caso sejam falsas/equivocadas.
Desenvolvimento
Encaminhe o texto de Vinícius aos alunos, pelo WhatsApp. Chame a atenção deles para a constituição de uma narrativa com seus elementos básicos (narrador, foco narrativo, personagem, tempo, espaço). Determine que eles usem exemplos do conto “Conto carioca” para identificá-los. Veja possibilidades de respostas no plano original. Depois, em grupos de 5-6 integrantes, peça que releiam o conto de Vinícius, mas, dessa vez, circulando todos os adjuntos adverbiais usados pelo autor e escrevendo (na própria cópia do texto) qual a circunstância expressa. Para isso, sugira que interajam por meio de chamadas de vídeo, áudio ou mensagens, em um subgrupo no WhatsApp. Ao final, compartilhe com os alunos os advérbios que constam no texto lido e suas circunstâncias, para que possam comparar com suas respostas. Material necessário: gabarito da atividade, disponível aqui.
Fechamento
Peça que os grupos comentem, em um breve vídeo feito pelo celular, sobre as principais escolhas circunstanciais (quais os advérbios mais usados) do autor nessa história. Espera-se que eles percebam as intenções narrativas para uma melhor construção literária, como, por exemplo, ser noite para madrugada, quando tudo fica mais difuso e solitário, a moça atravessar “através” do portão como confirmação da sua imaterialidade, entre outras.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a conhecer o “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes.