Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: TikTok (tutorial disponível aqui); Adobe Spark (tutorial disponível aqui); Movie Maker (tutorial disponível aqui).
Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que eles farão um regimento sobre o uso do celular.
Introdução
Revise o que é artigo, inciso e caput, e questione aos alunos: a) Quem costuma produzir os textos jurídicos?; b) Qual é o propósito comunicativo desses textos?; c) Para quem são produzidos esses textos? Encaminhe estas perguntas pelo WhatsApp, como documento. Veja possibilidades de respostas no plano original.
Desenvolvimento
Divida a turma em grupos de quatro integrantes e solicite que eles construam um regimento sobre o uso do celular na classe. Solicite aos grupos que escolham um aluno para apresentar o regimento criado. A apresentação poderá ser gravada em vídeo em aplicativos como o TikTok, Adobe Spark ou Movie Maker (veja em Recursos Opcionais). Auxilie os alunos na construção do regimento e relembre a importância dos modalizadores. Os grupos deverão reunir-se por chamada de vídeo, áudio ou mensagem (em um subgrupo do WhatsApp) para trocar ideias e traçar seus combinados.
Fechamento
Solicite que cada grupo crie uma apresentação com seu regimento, indique quais modalizadores foram utilizados e a compartilhem com a turma no WhatsApp. Confirme ou retifique a identificação de cada modalizador identificado pelos grupos, assim como seus sentidos.
Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos apresentando-lhes exemplos de regimentos e conversando sobre a função do gênero discursivo.