Resposta da atividade - Quadro de respostas
Plano de Aula
Plano de aula: Introduzir o gênero documentário
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, cartelas impressas;
Acesso ao documentário “Eu, favela”, disponível em: <http://curtadoc.tv/curta/direitos-humanos/eu-favela/>;
Acesso ao curta-metragem “Vida Maria”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4>
Acesso à notícia “Pequeno escritor homenageia pais em seu primeiro livro”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NaLBezPPT9s>.
Informações sobre o gênero: Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Como o gênero documentário não é comumente veiculado em canais abertos da TV, provavelmente os alunos não têm familiaridade com ele. Além disso, encontramos um certo diálogo com outros gêneros textuais. Isso significa que, na sua composição, encontramos entrevistas, por exemplo. Isso pode levar o aluno a ter dificuldade de nomeá-lo, de identificar o seu propósito comunicativo e de reconhecer a sua estrutura composicional.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, Beth; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. O documentário e suas interfaces no espaço escolar: material didático e objeto de ensino aprendizagem de língua portuguesa. Disponível em:< http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2015.131.05/4635>
DIMARCH, Bruno. TV Cultura. A linguagem do documentário na escola. Disponível em: http://cmais.com.br/educacao/educacao-em-foco/aprenda-com-cmais/a-linguagem-do-documentario-na-sala-de-aula
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e destaque que eles conhecerão esse gênero textual ou aprenderão mais sobre ele caso já o conheçam.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Esse momento tem como propósito ativar os conhecimentos prévios dos alunos. Para isso, inicie uma conversa questionando-os se conhecem o gênero documentário.
- Questione-os sobre o que geralmente assistimos em um documentário, onde ele é veiculado e para que serve esse gênero textual.
- Anote as respostas no quadro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Para esta parte, dedique 10 minutos.
- Anuncie aos alunos que eles assistirão ao documentário intitulado “Eu, favela”.
- Promova uma conversa com base nos seguintes questionamentos: O que é uma favela? Quais são os aspectos positivos e negativos de morar em uma favela? Como a sociedade geralmente vê a pessoa que mora em uma favela? O que vocês imaginam que o documentário vai tratar com base na leitura do título do documentário?
- Acesse o documentário no site <http://curtadoc.tv/curta/direitos-humanos/eu-favela/> e escolha um aluno para fazer a leitura da sinopse.
- Exiba o documentário.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para esta parte, dedique 10 minutos.
- Após exibir o documentário, faça um debate acerca do olhar dos alunos com base nas seguintes perguntas:
Sobre o que trata o documentário “Eu, favela”?
Ele é um vídeo longo ou curto?
As informações parecem ser verídicas? Por quê?
Quais pessoas foram entrevistadas?
Quais fatos históricos sobre a comunidade foram apresentados?
Qual documento foi apresentado para contar sobre o início da favela?
2. Acesse as respostas clicando aqui.
3. É importante que os alunos cheguem à conclusão de que o documentário assistido, embora curto, tem como função denunciar, sob o olhar dos moradores do Chapéu Mangueira, as políticas governamentais e a especulação imobiliária que podem desfigurar a identidade da comunidade. Para isso, o documentarista apresenta entrevista com moradores e fotos do início da comunidade.
4. Anote as respostas dadas pelos alunos no quadro e faça as seguintes perguntas: As respostas dadas estão de acordo com as características do gênero documentário dadas na introdução da aula? Como podemos ampliar o conceito de documentário com base no vídeo assistido? Anote as respostas dada no quadro para, na conclusão da aula, fazer um levantamento final das características apontadas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para esta parte, dedique 15 minutos.
- Essa atividade tem como finalidade fazer com que os alunos comparem gêneros que apresentam características que se aproximam do documentário. A discussão sobre esses gêneros por meio da comparação levará os alunos a terem uma noção introdutória sobre o gênero documentário.
- Fale que os alunos assistirão a dois outros vídeos: o primeiro é intitulado “Vida Maria”; o outro é intitulado “Pequeno escritor homenageia pais em seu primeiro livro”. Fale que, após assistir aos vídeos, eles farão uma discussão para comparar os vídeos assistidos com o documentário “Eu, favela”.
- Exiba o primeiro vídeo “Vida Maria”, disponível no site <https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=16s>.
- Em seguida, exiba o segundo vídeo “Pequeno escritor homenageia pais em seu primeiro livro”, disponível no site <https://www.youtube.com/watch?v=NaLBezPPT9s>.
- Após exibir o vídeo, apresente o quadro disponível no slide para que os alunos façam a comparação entre os vídeos assistidos marcando a palavra “SIM” onde ele encontra as características presentes na pergunta da coluna, e “NÃO” onde ele não encontra as características presentes na coluna.
- Faça com que os alunos justifiquem as respostas dadas com base nas pistas textuais.
- Confira a resposta da atividade clicando aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Fixe a tarjeta com o nome “DOCUMENTÁRIO” no quadro.
- Entregue aos alunos as tarjetas menores com características de gêneros. Peça que os alunos fixem, em volta da palavra “DOCUMENTÁRIO” as tarjetas cujas características pertencem a esse gênero.
- Compare juntamente com os alunos as informações dadas pelos alunos na introdução da aula e anotadas no quadro para que possam constatar com as características dadas por eles no início da aula.
- Finalize destacando os aspectos característicos do gênero documentário, que serão aprofundados nas próximas aulas da sequência.
Material complementar: Para acessar as tarjetas para impressão, clique aqui. Você também pode confeccionar manualmente as tarjetas. Para acessar as respostas corretas, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: TikTok (tutorial disponível aqui); Powtoon (tutorial disponível aqui); e Mapa mental (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente aos alunos, pelo Whatsapp, o tema da aula (Documentário), e destaque que eles conhecerão esse gênero textual ou aprenderão mais sobre ele caso já o conheçam.
Introdução
Esse momento tem como propósito ativar os conhecimentos prévios dos alunos. Para isso, inicie uma conversa questionando-os se conhecem o gênero documentário. Questione-os sobre o que geralmente assistimos em um documentário, onde é veiculado e para que serve esse gênero textual. Você pode lançar esses questionamentos por meio de um breve vídeo feito pelo TikTok ou pelo Powtoon (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o documentário intitulado “Eu, favela”. Promova uma conversa com base nos seguintes questionamentos: o que é uma favela? Quais são os aspectos positivos e negativos de morar em uma favela? Como a sociedade geralmente vê a pessoa que mora em uma favela? O que vocês imaginam que o documentário vai tratar com base na leitura do título? O documentário está disponível aqui. Escolha um aluno para fazer a leitura da sinopse. Em seguida, encaminhe-lhes as seguintes perguntas: sobre o que trata o documentário “Eu, favela”? Ele é um vídeo longo ou curto? As informações parecem ser verídicas? Por quê? Quais pessoas foram entrevistadas? Quais fatos históricos sobre a comunidade foram apresentados? Qual documento foi apresentado para contar sobre o início da favela? As respostas estão disponível aqui. Dê um tempo para a realização das atividades e encaminhe um novo vídeo aos alunos, questionando: suas respostas às perguntas anteriores estão de acordo com as características do gênero documentário dadas na introdução da aula? Como podemos ampliar o conceito de documentário com base no vídeo assistido? Peça que criem um mapa mental explicando as características de um documentário (veja o tutorial sobre mapa mental em Recursos Opcionais). Essa atividade tem como finalidade fazer com que os alunos comparem gêneros que apresentam características próximas ao documentário. Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, dois outros vídeos: o primeiro é intitulado “Vida Maria” (disponível aqui); o outro é intitulado “Pequeno escritor homenageia pais em seu primeiro livro” (disponível aqui). A seguir, encaminhe à turma o quadro disponível no slide (veja no plano original) para que os alunos comparem os vídeos assistidos marcando “SIM” onde encontrarem as características presentes na pergunta da coluna, e “NÃO” onde não encontrarem as características presentes na coluna. Faça com que os alunos justifiquem as respostas dadas com base nas pistas textuais. A resposta da atividade está disponível aqui.
Fechamento
Solicite que três alunos sorteados por você compartilhem com a turma seus mapas mentais sobre o gênero documentário. Compare juntamente com os alunos as informações oferecidas pelos colegas em seus mapas. Faça comentários sobre as produções, ratificando-as ou retificando-as, se necessário.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a assistir ao documentário e aos demais vídeos encaminhados aos alunos, para que fiquem cientes das temáticas abordadas em aula e possam gerar discussões construtivas em suas casas.