Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha
Finalidade da aula:Diferenciar os usos de estruturas na voz ativa e na voz passiva, como indicadores de foco no sujeito agente ou paciente da ação verbal.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Tirinha
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC: EF08LP08
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia das tirinhas; quadro; piloto; apagador; projetor (opcional).
Dificuldades antecipadas: As principais dificuldades dos alunos podem se iniciar no momento da identificação de verbos e dos tipos de sujeito responsáveis pela ação/atitude expressa por meio do verbo; na diferenciação entre voz passiva analítica e voz passiva sintética e; na transformação da voz ativa para a voz passiva analítica e vice-versa.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CAVALCANTI, R. G.; SILVA, P. S. L. da; SOUSA, S. K. dos S. A construção do texto por efeitos de sentido: uma análise discursiva de tirinhas. In: DANTAS, A. M.; SOUSA, R. F. de. Textos didáticos: Análise do Discurso. ano II. vol.2, n. 3. Campina Grande: EDUFCG, 2007. p. 45-58.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502004000100005>. Acesso em: 03/07/2018.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.