Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
A fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte a eles, pelo WhatsApp: o que significa ser subordinado ao outro ou a alguma coisa? Espera-se que os alunos respondam que é ser dependente do outro. A partir daí, explique que, ao contrário das orações coordenadas (já vistas antes, pois já estão estudando as subordinadas), as orações subordinadas têm o sentido de dependência de outra oração, e que essa relação de dependência será estudada, nesta aula, por meio das orações subordinadas adverbiais.
Introdução
Encaminhe aos alunos um documento com uma atividade: pergunte se eles gostam de jogar, se seus pais reclamam ao vê-los jogar, quanto tempo eles gastam do seu dia jogando. Peça que exponham os motivos pelos quais gostam ou não de jogar. Depois, lance as seguintes frases: “Enquanto eu jogo, ...”; “Se eu jogasse todo dia, …” e “Sou bom jogador, como…”, peça que anotem e completem as orações no caderno. Fale para não contarem para ninguém como completaram, a fim de que cada um possa pensar em uma resposta diferente, para serem discutidos os diferentes sentidos construídos.
Desenvolvimento
Encaminhe uma cópia do artigo “Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa pais”. Antes de entregá-lo à turma, você deve grifar todas as ocorrências de quando, onde, como, se, ainda, assim como, para, nunca. Questione: a) Quem é o autor do texto? b) Qual o propósito comunicativo do gênero? c) Quem vocês acham que se interessa pela leitura do gênero? d) O autor conclui, comprovando o que foi apontado no título? Cite um trecho do artigo que possa comprovar isso. Solicite que reflitam sobre o sentido das palavras em negrito, quais são os valores semânticos dessas palavras. Em seguida, peça que relacionem os valores semânticos das orações aos termos destacados no artigo. O texto original está disponível aqui.
Fechamento
Sorteie 2 alunos para compartilharem suas respostas com o grupo da turma. Depois, encaminhe-lhes o slide desta etapa, presente no plano original, e discuta a ideia de tempo, condição e comparação nessas orações.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler o texto sobre jogos eletrônicos encaminhados aos alunos e discutir construtivamente sobre a temática abordada.