Atividade para impressão - Combate à cyberpedofilia
Plano de Aula
Plano de aula: Como um artigo de opinião se torna convincente?
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: Arquivo impresso do texto “Combate à cyberpedofilia”, juntamente com a atividade que o acompanha. Disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os tipos de argumentos e diferenciá-los.
Referências sobre o assunto:
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta deixando claro que o objetivo da aula é mostrar que para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos e que nesta aula o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula projetando esta imagem em tela.
- Leia a citação de Desmond Tutu (ativista sul africano na luta contra o Apartheid ao lado de Nelson Mandela) em voz alta e questione aos alunos que mensagem ela passa.
- Considere que eles compreendam que para ganhar uma argumentação, seja em uma discussão ou debate, o que deve prevalecer é a qualidade dos argumentos.
- Encerre este momento com a questão: afinal, o que são bons argumentos em um artigo de opinião?
- Solicite aos alunos que respondam a esta questão em uma única palavra.
- Anote no quadro os adjetivos ditos pelos alunos. Espera-se que usem termos como “fortes”, “convincentes”, “verdadeiros”, dentre outros que surgirem.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para a atividade sobre tipos de argumentos
Orientações:
- Distribua uma cópia do arquivo do texto “Combate à cyberpedofilia” jutamente com a atividade e inicie a leitura. Trata-se de um tema relevante que promove não apenas a discussão acerca da polêmica que o envolve, mas também a conscientização dos alunos visando a prevenção. A versão impressa está disponibilizada aqui.
- Promova a compreensão global, oralmente, sobre o texto lido a partir das questões expostas no slide em “discussão”.
- Visando organizar a aula, a fala de cada aluno e uma participação efetiva deles na discussão, recomenda-se “sortear” os alunos para responderem, tendo como critério, por exemplo, números pares ou ímpares da chamada.
- Para validar as respostas dadas pelos alunos, considere as seguintes informações a respeito de cada questão:
a) O texto retrata a questão da cyberpedofilia - pedofilia praticada pela internet - e a necessidade de refletir sobre ela e combatê-la.
b) A recente apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos.
c) O fato de o documento indicar que mais de 1 mil sites mensais criados são relacionados a este tipo de crime e 76% dos pedófilos do mundo estão aqui no Brasil.
d) O anonimato e a dificuldade de localização do criminoso, já que o crime ocorre virtualmente.
e) Ele defende que os pais são os maiores responsáveis pela prevenção e combate a esse tipo de crime.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que para sustentar a sua tese, o autor introduziu diferentes tipos de argumentos e que hoje conhecerão 3 deles.
- Explique que neste momento da aula serão priorizados alguns dos tipos de argumentos existentes, neste caso: 1) Argumento por autoridade; 2) Argumento por exemplificação e 3) Por provas concretas.
- Esclareça que nesta aula eles irão aprender a identificar os tipos de argumento existentes no texto lido a partir da atividade que acompanha o texto, por isso você não dará um exemplo simultaneamente à definição. Trata-se de fazer uso da capacidade de inferência, em que os alunos deverão associar cada trecho à definição do argumento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 5 minutos para ler as definições e 15 para realizar a atividade “associando tipos de argumentos” dos itens I, II e III
- Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide.
- Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto lido.
- Para isso, os alunos devem realizar a atividade “associando tipos de argumentos”, respondendo aos itens I, II e III que acompanham o texto lido, disponibilizado aqui.
- Após finalizá-la, devem partir para a criação de um conceito coletivo socializando oralmente o resultado da análise que fizeram a partir das diretrizes do slide seguinte.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome com os alunos, promovendo a socialização/correção oral dos tipos de argumentos que associaram a cada definição (item I da atividade).
- Aproveite para comentar os itens II e III, considerando os dados do gabarito, disponibilizado aqui.
- Volte no título da aula e crie um conceito coletivo junto aos alunos para responder à questão: Como um artigo de opinião se torna convincente?
- Na construção desse conceito, leve em conta as seguintes considerações:
Um artigo de opinião requer argumentos sólidos e para isso, precisamos estar bem informados sobre o assunto, recorrendo a diferentes vozes e procurando provas exemplos para usar argumentos diferentes na construção do movimento argumentativo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Mentímeter (veja como criar uma nuvem de palavras no tutorial disponível aqui); Método Cornell (mais informações disponíveis aqui).
Tema
Apresente a proposta da aula, por meio de um vídeo no WhatsApp ou de uma reunião online, pelo Google Meet ou similares, deixando claro que o objetivo é mostrar que, para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos. Nesta aula, o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.
Introdução
Inicie a aula compartilhando com os alunos, por meio do WhatsApp, a imagem do slide da Introdução (veja no plano original). Peça que leiam a citação de Desmond Tutu (ativista sul africano na luta contra o apartheid ao lado de Nelson Mandela) em voz alta e questione aos alunos, no mesmo documento que for encaminhado o slide, que mensagem ela passa. Considere que eles compreendam que, para ganhar uma argumentação, seja em uma discussão ou debate, o que deve prevalecer é a qualidade dos argumentos. Encerre esse momento com a questão: afinal, o que são bons argumentos em um artigo de opinião? Solicite aos alunos que respondam a essa questão em uma única palavra. Para isso, encaminhe-lhes um link do Mentímeter (veja em Recursos Opcionais) para que você possa criar uma nuvem de palavras e, posteriormente, compartilhá-la com a turma no WhatsApp.
Desenvolvimento
Encaminhe, por WhatsApp, uma cópia do arquivo do texto “Combate à cyberpedofilia” jutamente com a atividade, e peça que os alunos iniciem a leitura. Trata-se de um tema relevante que promove não apenas a discussão acerca da polêmica que o envolve, mas também a conscientização dos alunos visando a prevenção. A versão impressa está disponível aqui. Promova a compreensão global, oralmente, sobre o texto lido a partir das questões expostas no slide em “discussão” (veja no plano original). A fala de cada aluno é uma participação efetiva na discussão. Recomenda-se “sortear” os alunos para responderem, tendo como critério, por exemplo, números pares ou ímpares da chamada. Solicite que suas respostas sejam enviadas por áudio. Para validar as respostas dadas pelos alunos, considere as seguintes informações a respeito de cada questão: a) O texto retrata a questão da cyberpedofilia – pedofilia praticada pela internet – e a necessidade de refletir sobre ela e combatê-la; b) A recente apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos; c) O fato de o documento indicar que mais de 1 mil sites mensais criados são relacionados a esse tipo de crime e 76% dos pedófilos do mundo estão aqui no Brasil; d) O anonimato e a dificuldade de localização do criminoso, já que o crime ocorre virtualmente; e) Ele defende que os pais são os maiores responsáveis pela prevenção e combate a esse tipo de crime. Explique aos alunos que, para sustentar a sua tese, o autor introduziu diferentes tipos de argumentos e que hoje conhecerão 3 deles. Explique que, nesse momento da aula, serão priorizados alguns dos tipos de argumentos existentes, neste caso: 1) Argumento por autoridade; 2) Argumento por exemplificação e 3) Argumento por provas concretas. Esclareça que, nesta aula, eles irão aprender a identificar os tipos de argumento existentes no texto lido a partir da atividade que o acompanha, por isso, você não dará um exemplo simultaneamente à definição. Trata-se de fazer uso da capacidade de inferência: os alunos deverão associar cada trecho à definição do argumento. Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide do Desenvolvimento (no plano original). Depois de encaminhar a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto lido. Para isso, os alunos devem realizar a atividade “associando tipos de argumentos”, respondendo aos itens I, II e III que acompanham o texto lido, disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar esta aula, solicite aos alunos que criem um resumo (veja o modelo de resumo denominado Método Cornell, nos Recursos Opcionais) sobre os tipos de argumentos estudados nesta aula. Disponibilize o gabarito dos itens II e III. Veja-o aqui.
Convite às famílias
As famílias poderão ser convidadas a analisar a nuvem de palavras que a professora criou com as palavras dos alunos, assim como conhecer o Método Cornell e analisar os resumos dos alunos para poder auxiliá-los quanto à clareza e concisão das ideias.