Atividade para impressão - Texto e as preposições em letras grandes
Plano de Aula
Plano de aula: Como se estabelece a regência verbal com o uso das preposições nesse conto?
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estudo das preposições
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.
Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos: Vocês sabem o que são preposições e para que são utilizadas? Vocês sabiam que elas servem para relacionar palavras em uma oração.
Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento das preposições.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, pergunte aos alunos: Vocês conhecem o conto “Chapeuzinho vermelho”?
- Indague também: você sabe o que caracteriza um conto de fadas? Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma história curta, que apresenta um mundo encantado.
- Indique que observem a imagem que está no slide e pergunte: o que pode ser observado nessa ilustração?
Observação: Converse com os alunos rapidamente sobre o gênero conto de fadas ser um conto de teor fantástico, não necessariamente precisar ter a presença da fada mas sim a presença do maravilhoso (estranhamento) e a respeito do ensinamento moral impresso nesse conto.
A partir disso, poderia perguntar aos alunos:
4. Que elemento maravilhoso (Ou estranhamento) há nesse conto?
Observação: Pode-se explorar rapidamente que elementos maravilhosos há em outros contos de fadas para os alunos perceberem melhor essa característica peculiar deste gênero.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência desses verbos de acordo com a norma-padrão. Observe a relação de sentido que há entre o verbo e a palavra a seguir para descobrir sua transitividade, e saber qual a preposição adequada (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com a turma.
- Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
- Divida a turma em 5 equipes.
- Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
- Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
- Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
- Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.
Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente seu texto preenchido.
- Peça que os grupos comparem entre si os textos.
- Apresente a resolução dessa atividade disponível aqui
- Em seguida, lance a pergunta: Qual a importância das preposições para a relação entre termos? Espera-se aqui que os alunos respondam que sem as preposições o sentido das frases fica prejudicado e que as preposições podem mudar o sentido dos verbos que acompanham.
Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Tema
Faça um mural no Padlet (veja em Recursos Opcionais) e peça aos alunos que escrevam o que sabem sobre preposições. Encaminhe o link do mural ao grupo da turma, pelo WhatsApp.
Introdução
Encaminhe o texto presente nos slides do plano original aos alunos. No mesmo documento (Word ou PDF), antes do texto propriamente dito, pergunte: vocês conhecem o conto “Chapeuzinho Vermelho”? Indague também: vocês sabem o que caracteriza um conto de fadas? Que elemento maravilhoso (ou estranhamento) há nesse conto?
Desenvolvimento
Solicite que os alunos leiam o texto encaminhado ao grupo do WhatsApp. Atente-os às lacunas deixadas no texto e indique que as preencham com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência desses verbos de acordo com a norma-padrão. Anexe ao documento do texto as preposições faltantes em letras grandes. Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”. Peça que preencham o texto da melhor maneira. Materiais complementares: texto impresso em letras grandes; preposições em letras grandes (disponíveis aqui).
Fechamento
Solicite que cada aluno encaminhe a você, no privado, fotos com seu texto preenchido. Em seguida, encaminhe-lhes a resolução dessa atividade, disponível aqui. Lance a pergunta: qual a importância das preposições para a relação entre termos?
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a preencher as lacunas do texto junto aos alunos. Neste momento atípico, é ainda mais importante a presença das famílias nas atividades escolares.