Atividade para impressão - Tipologia textual
Plano de Aula
Plano de aula: As sequências textuais empregadas na reportagem
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Os alunos deverão assistir ao filme As melhores coisas do mundo (2010) antes desta aula. Uma reportagem previamente selecionada (impressa ou digital), materiais de uso cotidiano, computador e data-show para exibição de trechos do filme.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldades em perceber e analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências narrativas, expositivas e descritivas presentes na reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbulliying.
Introdução
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Para esta aula, os alunos deverão ter assistido ao filme As melhores coisas do mundo (2010), dirigido por Laís Bodanzky. Você poderá reservar uma aula anterior para exibir o filme na escola ou solicitar que ele seja visto em casa. O filme está disponível neste link.
- Comece a aula perguntando aos alunos qual é a temática do filme. Espera-se que os alunos respondam que o filme aborda as crises da adolescência como conflitos familiares, a “primeira vez”, a violência, o preconceito e o cyberbullying.
- Faça a exibição do trecho compreendido entre 24’05” e 25’47” e peça a um aluno que descreva a cena com detalhes. Eles deverão obrigatoriamente descrever com pormenores as reações dos colegas diante da divulgação da foto da garota.
- Exiba o trecho compreendido entre 45’12” e 49’13” e peça a um aluno que narre a cena. Ele deverá apresentar a trama, os personagens, o tempo e o espaço, seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
- Exiba o trecho compreendido entre 51’50” e 58’58” e peça a um aluno que apresente a cena a partir de recursos como a informação sobre o tema, a definição (conceituação) do que está sendo abordado e o contraste, apresentando as posições contrárias destacadas na cena.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais diferenças puderam ser percebidas na maneira de descrever, narrar e expor as cenas do filme. Apresente o slide e peça que os alunos relacionem as colunas. Espera-se que eles tenham percebido que durante a narração os fatos foram organizados dentro de uma relação de anterioridade ou de posteridade, ou seja, narrar consiste em contar os fatos. Durante a descrição, o que se buscou foi a pormenorização (ou detalhamento) do acontecido, resumindo-o. A exposição buscou apresentar informações sobre um fato específico, a partir de recursos como a conceituação, a enumeração, a comparação ou o contraste permitindo a clara identificação do tema central.
Desenvolvimento
- Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. O texto está disponível no link https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/10/cyberbullying-uma-ameaca-digital.html
- . O trabalho em dupla favorece a comunicação, troca de informações e experiências entre eles, fortalecendo os vínculos e o trabalho cooperativo.
- Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
- Distribua uma cópia da atividade disponível nos materiais complementares sobre tipologia textual. O arquivo com as respostas esperadas está disponível nos materiais complementares.
Materiais complementares
Para imprimir a atividade, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1 - Reúna os alunos em círculo e informe que agora será o momento de discussão sobre o tema.
2 - Apresente o seguinte questionamento: O título do texto aborda a temática geral da reportagem, ou seja, o cyberbullying. Cada entretítulo [título breve entre cada bloco de parágrafos da reportagem, que apresenta o subtema a ser desenvolvido] aborda uma microtemática dentro do tema principal, assim, do que trata o primeiro entretítulo “Punir é possível”? O primeiro subtítulo “Punir é possível” trata das possibilidades de denúncia e das dificuldades de se encontrar e punir o agressor.Como o entretítulo “Caminhos para solucionar o problema” se relaciona ao tema central do texto? O entretítulo aborda a utilização do diálogo e da empatia para tentar resolver o problema e leva a refletir sobre a necessidade de uma mudança de comportamento para superação das situações de cyberbullying.
3- Discuta com seus colegas: considerando o filme que você assistiu, a solução dada na reportagem seria o caminho para resolver o problema apresentado no filme? Seria possível, nesse caso, punir as pessoas que praticaram bullying e cyberbullying? (Obs.: Caso não haja tempo disponível para essa discussão, você pode pedir ajuda ao professor de sociologia, filosofia ou história, para que ele promova esse debate com os alunos)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Diga aos alunos, pelo WhatsApp, que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying, com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbullying.
Introdução
Para esta aula, os alunos deverão assistir ao filme “As melhores coisas do mundo” (2010), dirigido por Laís Bodanzky (disponível aqui). Encaminhe à turma, o link do filme junto a algumas atividades: a. Qual é a temática do filme?; b. Retorne ao trecho entre 24’05” e 25’47” e descreva a cena com detalhes; c. Retorne ao trecho entre 45’12” e 49’13” e narre a cena, apresentando: a trama, os personagens, o tempo e o espaço, seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho; d. Retorne ao trecho compreendido entre 51’50” e 58’58” e apresente a cena a partir de recursos como: a informação sobre o tema, a definição (conceituação) do que está sendo abordado e o contraste, apresentando as posições contrárias destacadas na cena.
Sugira que entrem em contato com você caso haja dúvidas, já que as orientações são diversas.
Desenvolvimento
Pergunte aos alunos quais diferenças puderam ser percebidas na maneira de descrever, narrar e expor as cenas do filme. Encaminhe à turma o slide referente ao Desenvolvimento do plano (veja no plano original) e peça que os alunos relacionem as colunas. Espera-se que eles tenham percebido que, durante a narração, os fatos foram organizados dentro de uma relação de anterioridade ou de posteridade, ou seja, narrar consiste em contar os fatos. Durante a descrição, o que se buscou foi a pormenorização (ou detalhamento) do acontecido, resumindo-o. A exposição buscou apresentar informações sobre um fato específico a partir de recursos como a conceituação, a enumeração, a comparação ou o contraste, permitindo a clara identificação do tema central. Em seguida, peça aos alunos que contatem um colega para fazer uma atividade em duplas. Encaminhe-lhes uma cópia da reportagem disponível aqui. O trabalho em dupla favorece a comunicação, troca de informações e experiências entre eles, fortalecendo os vínculos e o trabalho cooperativo. Para isso, sugira que façam chamadas de vídeo ou áudio, com o intuito de proporcionar melhor interação. As atividades referentes à reportagem estão disponíveis aqui. As respostas esperadas estão disponíveis aqui.
Fechamento
Nesta etapa você pode organizar uma aula online pelo Google Meet ou outras plataformas de webconferências, ou também pedir que as reflexões sejam realizadas em quartetos, por chamada de vídeo e depois socializadas com a turma por meio de relatos feitos em vídeos curtos, pelo celular. Apresente os seguintes questionamentos:
O título do texto aborda a temática geral da reportagem, ou seja, o cyberbullying. Cada entretítulo [título breve entre cada bloco de parágrafos da reportagem, que apresenta o subtema a ser desenvolvido] aborda uma microtemática dentro do tema principal. Assim, do que trata o primeiro entretítulo “Punir é possível”? Como o entretítulo “Caminhos para solucionar o problema” se relaciona ao tema central do texto? Discuta com seus colegas: considerando o filme que você assistiu, a solução dada na reportagem seria o caminho para resolver o problema apresentado no filme? Seria possível, nesse caso, punir as pessoas que praticaram bullying e cyberbullying?
Convite às famílias
Você pode sugerir que os familiares assistam ao filme junto com os alunos para que possam refletir juntos sobre a problemática do cyberbullying.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: As sequências textuais empregadas na reportagem
Finalidade da aula: Apropriar-se das formas de composição da reportagem, a partir das suas sequências textuais narrativa, expositiva e descritiva e reconhecimento de títulos e subtítulos.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional/Estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16 e EF69LP17
Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.