Atividade para impressão - Tirinha Armandinho
Plano de Aula
Plano de aula: Análise das formas de composição da reportagem
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Duas reportagens de fontes diferentes impressas e divididas em vários recortes, material de uso contínuo, data-show, projetor e notebook, folhas A4 e cartolina.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em compreender as formas de composição e articulação da reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles entendem por persuasão. Diga aos alunos que nesta aula eles irão analisar como as reportagens buscam persuadir o leitor e que isso será feito a partir de um jogo.
- Professor, o objetivo da aula é compreender a organização dos parágrafos, a progressão temática e a identificação das vozes citadas em discurso direto e indireto.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete o slide e leia com os alunos os quadrinhos.
- Peça para que eles coloquem os quadrinhos em ordem de forma a garantir a sequência lógica da história.
- Esse exercício pode ser feito oralmente com toda a sala ou você pode imprimir os quadrinhos separadamente e pedir que os alunos realizem a atividade individualmente, colando os quadrinhos no caderno.
- Pergunte aos alunos qual critério foi utilizado para a ordenação dos quadrinhos. Espera-se que eles respondam que a ordenação foi feita a partir do assunto, de maneira que as ideias estivessem amarradas numa mesma cadeia de sentido, a partir das perguntas feitas pelo pai e as imediatas respostas do filho. A sequência correta é 3 - 1 - 5 - 6 - 4 - 2.
Materiais complementares
Para imprimir a tirinha, clique aqui.
Fonte: Revista Agora. Disponível em: http://www.revistaagora.com.br/wp-content/uploads/2015/07/tirasarmandinho1.jpg. Acesso em 2 jan 2019
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que ao perceberem a lógica de sentido para ordenar os quadrinhos eles focaram a atenção na progressão temática. Observe com os alunos os mecanismos linguísticos empregados para garantir a articulação entre os quadrinhos, como o uso do “mas” para introduzir uma ideia oposta, bem como a retomada de palavras e expressões, como “amor é muito importante”, retomando “amor” e “vive” e “sobrevive”, retomando “essencial à vida”.
- Proponha um jogo aos alunos. Diga que eles serão divididos em grupos e que cada grupo receberá trechos de uma reportagem. O trabalho em grupo favorece a interação entre os alunos, a aproximação entre eles e otimiza o tempo de aula. A função dos grupos é ordenar os parágrafos garantindo a sequência lógica entre eles. Assim que o texto estiver pronto, os parágrafos deverão ser colados em uma folha e afixados no quadro ou em um cartaz previamente colocado na parede. Cada grupo deverá justificar os critérios utilizados para ordenar os parágrafos (assunto, mecanismos linguísticos, retomadas de palavras e expressões). Disponibilize 20 minutos para a realização deste exercício.
- Duas reportagens foram selecionadas para este exercício, portanto, divida os alunos de forma a obter um número par de grupos para não correr o risco de uma reportagem ser analisada por um número maior de alunos. Dessa forma, caso haja quatro grupos, dois trabalharão com o texto 1 e dois com o texto 2. No caso de seis grupos, três trabalharão com o texto 1 e três com o texto 2 e assim sucessivamente. As reportagens foram editadas para que o mesmo número de trechos fossem distribuídos entre os grupos. Há a indicação da tipologia textual em cada trecho, o que pode contribuir para a leitura da reportagem. O material está disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Imprima o texto 1 aqui e o texto 2 aqui.
Textos
DINIZ, Ana Carolina. Games: número de desenvolvedores de jogos cresce de 43 para 300. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/emprego/games-numero-de-desenvolvedores-de-jogos-cresce-de-43-para-300-21919137>.
KARASINSKI, Vinicius. Como os video games viciam o seu cérebro? Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/59562-video-games-viciam-cerebro.htm>. Acesso em: 4 set. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Assim que todos os grupos terminarem a apresentação das justificativas para a ordenação dos textos, distribua as reportagens disponíveis nos materiais complementares. Deixe que eles façam a conferência e verifiquem se há algum parágrafo fora de ordem. Nesse caso, retome os textos com os alunos e ajude-os a perceber os elementos responsáveis pela progressão temática.
- Retome com a turma que mesmo fazendo uso da 3ª pessoa, a linguagem do texto jornalístico não é neutra. O repórter seleciona falas de autoridades, especialistas no assunto para dar credibilidade à reportagem. A inserção dessas falas pode se dar diretamente, usando-se dois pontos, travessões ou aspas, indicando a transcrição fiel da fala do entrevistado, ou indiretamente quando ocorre uma paráfrase e a fala do entrevistado é retomada sem completa fidelidade ao que foi dito. Explique que toda fala é um texto e, quando retirada do contexto original, torna-se outro texto, gerando outros e novos sentidos. Assim, críticas, elogios, ironias e opiniões surgem através da fala do outro, no caso o especialista. O repórter colhe as informações e seleciona as de maior interesse, na opinião do grupo editorial ou do próprio jornalista. Portanto, a reportagem intercala fatos e falas e por trás dessa trama pode-se perceber uma intencionalidade.
Materiais complementares
Para imprimir o texto 1, clique aqui.
Para imprimir o texto 2, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Peça aos grupos que retomem os textos e analisem os trechos em discurso direto e indireto. Sabendo que as duas reportagens abordam o mesmo tema, solicite que os grupos analisem a intencionalidade que se pode perceber a partir da fala dos especialistas e se os textos atendem as finalidades e peculiaridades da mídia em que foram publicados. Na primeira reportagem, as falas em discurso direto corroboram a tese de que o mercado de games cresce cada vez mais no Brasil. O texto foi publicado na página de Economia e aborda o assunto sobre essa ótica, citando valores, mercado, consumidores, crescimento de mercado, marketing etc. Na segunda reportagem, as falas em discurso indireto corroboram a ideia do vício e apresentam os meios de combater o problema. Por ter sido publicado numa página de cultura geek, a reportagem funciona como um alerta aos jovens.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: quebra-cabeças online, disponíveis aqui.
Tema
Pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por persuasão. Diga-lhes que nesta aula eles irão analisar, a partir de um jogo, como as reportagens buscam persuadir o leitor. Professor, o objetivo da aula é compreender a organização dos parágrafos, a progressão temática e a identificação das vozes citadas em discurso direto e indireto.
Introdução
Encaminhe aos alunos uma tira de Armandinho (disponível aqui) e peça que tentem organizá-la sequencialmente. Em seguida, compartilhe também o quebra-cabeça feito com a mesma tira, porém em ordem sequencial (disponível aqui) e solicite que o montem. Pergunte aos alunos se haviam entendido a tira ao lê-la fora de ordem e conseguiram ordená-la corretamente. Explique que, assim como um quebra-cabeça, em um texto as ideias precisam estar amarradas numa mesma cadeia de sentido, ou seja, a partir das perguntas feitas pelo pai e as imediatas respostas do filho. Veja em Recursos Opcionais como você também pode criar quebra-cabeças para tornar as aulas mais interativas.
Desenvolvimento
Em seguida, explique aos alunos, por áudio, que, ao perceberem a lógica de sentido para ordenar os quadrinhos, eles focaram a atenção na progressão temática. Observe com os alunos os mecanismos linguísticos empregados para garantir a articulação entre os quadrinhos, como o uso do “mas” para introduzir uma ideia oposta, bem como a retomada de palavras e expressões, como “amor é muito importante” retomando “amor”, e “vive” e “sobrevive” retomando “essencial à vida”. Posteriormente, proponha um jogo aos alunos. Diga que eles serão divididos em grupos de quatro integrantes (interação por chamada de vídeo ou áudio pelo WhatsApp) e que cada grupo deverá ordenar os parágrafos de duas reportagens que receberão, garantindo assim sua sequência lógica. O texto 1 está disponível aqui; o texto 2 está disponível aqui. Passado um tempo previamente combinado com a turma, compartilhe também as reportagens organizadas (texto 1 – disponível aqui; texto 2 – disponível aqui). Deixe que eles façam a conferência e verifiquem se há algum parágrafo fora de ordem. Nesse caso, retome os textos com os alunos e ajude-os a perceber os elementos responsáveis pela progressão temática. Retome com a turma que, mesmo fazendo uso da 3ª pessoa, a linguagem do texto jornalístico não é neutra. O repórter seleciona falas de autoridades e de especialistas no assunto para dar credibilidade à reportagem. A inserção dessas falas pode se dar diretamente – usando-se dois pontos, travessões ou aspas, indicando a transcrição fiel da fala do entrevistado – ou indiretamente – quando ocorre uma paráfrase e a fala do entrevistado é retomada sem completa fidelidade ao que foi dito. Explique que toda fala é um texto e, quando retirada do contexto original, torna-se outro, gerando novos sentidos. Assim, críticas, elogios, ironias e opiniões surgem através da fala do outro, no caso o especialista. O repórter colhe as informações e seleciona as de maior interesse na opinião do grupo editorial ou do próprio jornalista. Portanto, a reportagem intercala fatos e falas, e por trás dessa trama pode-se perceber uma intencionalidade.
Fechamento
Peça aos grupos que retomem os textos e analisem os trechos em discurso direto e indireto. Sabendo que as duas reportagens abordam o mesmo tema, solicite que os grupos analisem a intencionalidade que se pode perceber a partir da fala dos especialistas e se os textos atendem às finalidades e peculiaridades da mídia em que foram publicados. Na primeira reportagem, as falas em discurso direto corroboram a tese de que o mercado de games cresce cada vez mais no Brasil. O texto foi publicado na página de Economia e aborda o assunto a partir dessa ótica, citando valores, consumidores, crescimento de mercado, marketing etc. Na segunda reportagem, as falas em discurso indireto corroboram a ideia do vício e apresentam os meios de combater o problema. Por ter sido publicado numa página de cultura geek, a reportagem funciona como um alerta aos jovens. Peça que um representante de cada grupo poste no grupo da turma (pelo WhatsApp) suas impressões sobre o tipo de discurso veiculado nas reportagens.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que façam da aprendizagem desta aula uma brincadeira em família. Eles podem recortar frases de revistas e pedir para os familiares as colocarem em ordem, ou podem também criar frases para esta brincadeira.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Análise das formas de composição da reportagem
Finalidade da aula: Analisar de que maneira as formas de composição da reportagem se articulam para atender às especificidades do campo de atuação em que circulam, assim como aos temas, finalidades e às peculiaridades da mídia em que são publicadas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional/Estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16 e EF69LP17
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.