Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: mapa mental/conceitual (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o tema da aula. Encaminhe-lhes um documento no Word solicitando que pesquisem, como retomada, o conceito de advérbios e seus valores semânticos. Faça o mesmo com o conceito de argumentação.
Introdução
No mesmo documento, indague sobre qual a diferença de intenção das falas, qual delas eles entendem que poderia convencer melhor o leitor e o porquê. Possibilidade de resposta: o enunciador 2, pois, além de dizer que vai levar a água para a região de seca, ele reforça a ideia com a palavra “seguramente”, o que passa mais confiança para o leitor, ou seja, pode convencê-lo ao demonstrar maior compromisso com a realização da ação. Já o enunciador 3 indica uma quase certeza, o que gera efeito no seu interlocutor. Qual seria esse efeito? Possibilidade de resposta do enunciador 3: esse enunciador não passa certeza, mas também não nega a possibilidade de realizar a ação. Pergunte à turma se esse tipo de informação adicional ajuda no convencimento. Possibilidade de resposta: sim, pois as pessoas conseguem saber em quais circunstâncias as ações se realizarão.
Desenvolvimento
Como a proposta desta aula é explorar o advérbio como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este folheto de um país de língua portuguesa. Mais informações sobre o candidato apresentado estão disponíveis aqui. É importante dizer para os alunos quem é o candidato para que entendam a intencionalidade das propostas, afinal é nisto que reside o modo de dizer que os modalizadores epistêmicos vão nos mostrar, e apresentar o fato de que o candidato fora derrotado, ou seja, podemos trazer a discussão das propostas para o plano discursivo, refletindo sobre intencionalidades aferidas, que não obtiveram sucesso. Para aprofundar-se sobre advérbios modalizadores, leia o texto disponível aqui. Apresente, ainda no documento inicial, o folheto recentemente citado para os alunos. Peça que leiam as propostas e desafie-os a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma, estejam acrescentando posicionamentos do enunciador. (Provavelmente aqui os alunos terão dificuldade de encontrar tais palavras, então passe para o slide seguinte.) Agora você vai explorar com sua turma esse recorte do panfleto. Solicite que leiam novamente essa proposta e agora peça aos alunos que identifiquem nesse recorte, palavras que estejam acrescentando opiniões ou expectativas do enunciador. Pergunte aos alunos se acham que essa palavra altera o que o candidato propõe, de modo a convencer mais facilmente o leitor. Pergunte por que acham que o enunciador usa “contribuir decisivamente” em vez de “garantir a construção”. Explique que poderão utilizar, para isso, os advérbios e locuções adverbiais que são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido. Asseverativos: quando se concorda com uma ideia (realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida etc.); quando se discorda de uma ideia (de jeito nenhum, de forma alguma). Quase-asseverativos: indicam que se considera o conteúdo quase certo (talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente).
Fechamento
Para o fechamento desta aula, proponha aos alunos a construção de um mapa conceitual sobre o assunto abordado. Aqui, espera-se que tenham a capacidade de reconhecer a valoração e como os advérbios e locuções adverbiais são indicadores lógicos de acordo com seus efeitos de sentido. Compartilhe os mapas conceituais dos alunos no grupo da turma, no WhatsApp.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a apreciar os mapas conceituais da turma. Você pode postá-los em sua rede social (profissional), se assim desejar e se os alunos e familiares concordarem.