Trecho do conto "A dança dos ossos"
Plano de Aula
Plano de aula: A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será o emprego de figuras de linguagem no gênero Conto de terror e suspense. Para tanto, você mostrará aos alunos exemplos de figuras de linguagem utilizadas em um conto do gênero. As figuras de linguagem que serão mais especificamente trabalhadas nesta aula são: metáfora, comparação, personificação e hipérbole.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Universidade Estadual Paulista, 2012.
MARQUES, Reinaldo. A escrita fantástica de “O gato preto”: a máquina do terror. Fragmentos, número 17, p. 77/93 Florianópolis/ jul - dez/ 1999, p. 77- 93.
PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula. Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.
Dificuldades antecipadas: Reconhecimento e classificação das figuras de linguagem.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Entre significantes e significados: figuras de linguagem e retórica, literatura e ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 05, n. 02, p. 305-309, jul./dez. 2016, p. 305-309.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. (Org.) Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte, Ed. do Autor, 1998.
LEAL, Morgana de Abreu. Metáforas do medo. Disponível em: <https://www.academia.edu/4322583/metaforas_do_medo>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos a temática que será abordada nesta aula, o emprego das figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror.
- Questione-os acerca de seus conhecimentos em relação às figuras de linguagem e de que maneira elas poderiam ser empregadas em textos deste gênero.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que, dependendo da intencionalidade comunicativa, do locutor e do gênero em que nos expressamos, podemos usar a linguagem no seu sentido literal ou no sentido figurado. Na esfera literária em que se insere o gênero Conto de suspense e terror é comum a utilização da linguagem no sentido figurado, por meio do emprego de diferentes estratégias.
- Pergunte a eles o que entendem por “sentido figurado”.
- Avise-os que nesta aula eles conhecerão algumas destas estratégias utilizando, para tanto, trechos de um conto de suspense e terror intitulado “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, romancista e poeta brasileiro do século XIX, cuja obra mais famosa é o romance A escrava Isaura.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Apresente os trechos do conto utilizando o aparelho para projetar a imagem. Caso não disponha deste recurso, você pode escrever os trechos no quadro.
- Peça que os alunos leiam atentamente os trechos. Instigue-os a pensar na utilização da linguagem tendo em vista o que foi falado anteriormente. É importante que os alunos percebam que, nos trechos selecionados, a linguagem é utilizada expressando sentidos além daqueles literalmente conhecidos. Para ajudá-los neste entendimento, faça perguntas como:
É possível:
- Ossos dançarem?
- Campinas serem risonhas?
- A noite cair?
- As pessoas dormirem como passarinhos?
- O coração não bater quando se está vivo?
- Mostre que, apesar de estas coisas não ser literalmente possíveis, ao utilizar a linguagem desta forma o autor atribui à linguagem um efeito de sentido figurado, que se constitui como um recurso linguístico que confere maior expressividade e estilo ao texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete novamente os trechos, agora com as figuras de linguagem destacadas e nomeadas. Caso não disponha deste recurso, você pode destacá-las e escrever os nomes no quadro.
- Mostre para os alunos cada uma das figuras de linguagem.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o esquema com a definição das figuras de linguagem mostradas anteriormente.
- Fale para os alunos que as figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção. Entretanto, esta subdivisão não será tratada nesta aula, cujo foco é reconhecer e compreender algumas figuras de linguagem.
- Fale sobre o grande número de figuras de linguagem existentes e, caso tenham interesse em conhecê-las, incentive-os a pesquisar o assunto na internet ou na biblioteca da escola.
- Explique a definição de cada uma das figuras de linguagem e dê exemplos, conforme consta na tabela. Caso não disponha de recursos para projetar a tabela, você pode escrevê-la no quadro.
- Reforce, durante a explicação, a diferença entre a metáfora e a comparação: apesar de ambas empregar as palavras fora do seu sentido normal por analogia, a comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos, enquanto que a metáfora não.
- Peça para que os alunos deem exemplos empregando as figuras de linguagem apresentadas, a fim de verificar se o conceito foi compreendido.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em grupos de três ou quatro estudantes para que realizem as atividades coletivamente, discutindo e trocando ideias no desenvolvimento da mesma.
- Distribua cópias do trecho do conto “A dança dos ossos”.
- Instrua os alunos a identificar e classificar as figuras de linguagem presentes neste trecho.
- Circule entre os grupos para auxiliá-los nesta tarefa.
- Após alguns minutos, projete o trecho do conto com as figuras de linguagem destacadas e suas respectivas nomenclaturas.
- Chame a atenção dos alunos para o fato de este ser apenas um trecho adaptado do conto “A dança dos ossos” e incentive-os a ler a versão original e completa, que está disponível no site Domínio Público.
Materiais complementares: Cópias do trecho adaptado do conto “A dança dos ossos”. Para acessar este material, clique aqui
Você pode acessar o texto “A dança dos ossos” em sua versão original e na íntegra em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000038.pdf> Acesso em: 5 de dez. de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, ainda em grupos, escrevam quatro frases utilizando as figuras de linguagem estudadas nesta aula.
- Incentive-os a criar frases tendo no horizonte desta produção a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar no leitor sensações relacionadas ao medo.
- Peça que os grupos socializem oralmente suas produções.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Plataforma de mensagens, áudio e vídeos, como o WhatsApp;
Mentímeter (tutorial dispoível aqui).
- Opcionais:
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Questione os alunos a respeito do que sabem sobre “figuras de linguagem”. Para isso, utilize um modelo de nuvem de respostas do Mentímeter (veja o tutorial em Materiais opcionais). Encaminhe ao grupo da turma, via WhatsApp, o link do Mentímeter criado por você. Explique que o conceito a ser trabalhado será relacionado ao gênero Conto de suspense e terror. Compartilhe com os alunos a nuvem de respostas criada com a devolutiva da turma.
Introdução
Encaminhe aos alunos um vídeo explicando que, dependendo da intencionalidade comunicativa, do locutor e do gênero em que nos expressamos, podemos usar a linguagem no seu sentido literal ou no sentido figurado. Na esfera literária em que se insere o gênero Conto de suspense e terror, é comum a utilização da linguagem no sentido figurado por meio do emprego de diferentes estratégias. Pergunte a eles o que entendem por “sentido figurado”. Avise-os que, nesta aula, eles conhecerão algumas dessas estratégias utilizando, para tanto, trechos de um conto de suspense e terror intitulado “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, romancista e poeta brasileiro do século XIX, cuja obra mais famosa é o romance “A escrava Isaura”.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos, como anexo (PDF ou Word) via WhatsApp, trechos do conto (veja no plano original). Peça que os alunos leiam atentamente os trechos. Instigue-os a pensar a respeito da utilização da linguagem tendo em vista o que foi falado anteriormente. É importante que os alunos percebam que, nos trechos selecionados, a linguagem é utilizada expressando sentidos além daqueles literalmente conhecidos. Para ajudá-los nesse entendimento, faça perguntas como: é possível os ossos dançarem? Campinas serem risonhas? A noite cair? As pessoas dormirem como passarinhos? O coração não bater quando se está vivo? Mostre que, apesar de essas coisas não serem literalmente possíveis, ao utilizar a linguagem desta forma o autor atribui à linguagem um efeito de sentido figurado, que se constitui como um recurso linguístico que confere maior expressividade e estilo ao texto. Reencaminhe os trechos, agora com as figuras de linguagem destacadas e nomeadas. Apresente um esquema com as figuras de linguagem mostradas anteriormente (veja um exemplo de esquema no plano original). No mesmo documento, explique aos alunos que as figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção. Entretanto, essa subdivisão não será tratada nesta aula, cujo foco é reconhecer e compreender algumas figuras de linguagem. Aborde também o grande número de figuras de linguagem existentes e, caso tenham interesse em conhecê-las, incentive-os a pesquisar sobre o assunto na internet ou consultando livros, familiares e amigos. Explique a definição de cada uma das figuras de linguagem e dê exemplos, conforme constam na tabela. Reforce, durante a explicação, a diferença entre a metáfora e a comparação: apesar de ambas empregarem, por analogia, as palavras fora do seu sentido normal, a comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos, enquanto a metáfora, não. Peça que os alunos deem exemplos empregando as figuras de linguagem apresentadas para verificar se o conceito foi compreendido. Sugira que socializem esses exemplos – primeiramente com você, por meio de fotos encaminhadas pelo WhatsApp, no privado.
Em seguida, proponha que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro estudantes para realizar uma atividade coletivamente, discutindo e trocando ideias durante o desenvolvimento da mesma. Para isso, sugira que se comuniquem por chamada de vídeo, no WhatsApp. Encaminhe o trecho do conto “A dança dos ossos” no grupo da sala. Instrua os alunos a identificar e classificar as figuras de linguagem presentes nesse trecho. Marque um tempo (minutos) para a devolutiva dos grupos e reencaminhe o trecho do conto com as figuras de linguagem destacadas e suas respectivas nomenclaturas. Chame a atenção dos alunos para o fato de esse ser apenas um trecho adaptado do conto “A dança dos ossos”, e incentive-os a ler a versão original e completa, disponível no site Domínio Público.
Fechamento
Peça que os alunos escrevam quatro frases utilizando as figuras de linguagem estudadas nesta aula. Para isso, retome o Mentímeter. Crie, no suporte online, 4 opções de frases para que os alunos as completem. Socialize o Mentímeter via WhatsApp ou por meio de uma reunião no Google Meet (veja o tutorial do Meet em Recursos opcionais). Foque na relação figuras de linguagem em Contos de terror e suspense.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a brincar com os alunos e com os sentidos das palavras. O aluno pode explicar a seu familiar sobre as figuras de linguagem, e os familiares podem tentar encaixá-las em frases horripilantes, próprias de Contos de terror e suspense.