Atividade para impressão - artigo de opinião
Plano de Aula
Plano de aula: A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui
- Arquivo impresso com comentários das redes sociais para atividade de análise disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005.
ARAÚJO, Adélia. Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/7661>. Acesso em: 27 out. 2018.
BRÄKLING, Kátia. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado de letras: 2011.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
GARCIA, Jane. O trabalho com o gênero artigo de opinião. Disponível em:
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 08 set. 2018.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O gênero artigo de opinião. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/>.
ULRICH, Camila. O gênero artigo de opinião e a formação de alunos críticos no Ensino Fundamental. Bem Legal, vol.6, n.2, 2016. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/o-genero-artigo-de-opiniao-e-a-formacao-de-alunos-criticos-no-ensino-fundamental>.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de aula explicando que quando argumentamos sobre um assunto, a escolha de palavras é essencial, pois elas revelam nosso ponto de vista.
- Nas redes sociais, há muita argumentação, principalmente em resposta a textos de temas polêmicos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete em tela a imagem retirada de uma página de rede social (Estadão) em que aparecem o número de comentários publicados na postagem. Caso não seja possível, imprima uma cópia e fixe-a na lousa.
- Questione os alunos se eles conseguem identificar o tema do texto. Espera-se que saibam identificar que se trata de uma notícia informando sobre um Projeto de Lei aprovado em Jundiaí (SP) que proíbe os testes em animais e recomenda outros métodos.
- Questione os alunos se eles sabem de onde essa imagem foi retirada. Espera-se que identifiquem que trata de uma captura de tela do Facebook. Caso não consigam, indique a cor, o símbolo e a barra de navegação que mostram isso.
- Pergunte aos alunos se costumam opinar sobre textos publicados nas redes sociais. Em caso positivo, pergunte que recurso usam para fazer isso e se A imagem mostra esse recurso. Espera-se que os alunos indiquem o botão contendo 459 comentários nesta publicação.
- Por fim, questione: vocês costumam ler comentários de Facebook? Por quê?
Resposta pessoal - é provável que os alunos pontuem que têm o hábito de ler comentários no Facebook para saber a opinião das pessoas e/ou poder responder ou comentar os comentários também.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para este slide e 20 para as atividades seguintes.
Orientações:
- Projete este slide no quadro e peça a algum aluno para lê-lo. Explique que foram feitos no post anterior.
- Comente como a escolha de palavras é importante na construção do movimento argumentativo.
- Para proceder com a análise das escolhas lexicais no comentário do facebook em resposta ao texto publicado, apresente as perguntas do slide seguinte.
6. Organize a sala em 5 grupos de modo que cada grupo possa, ao final da aula, apresentar sua análise a respeito de um comentário diferente.
6. Distribua 5 comentários publicados nas redes sociais como respostas ao texto publicado. A atividade com a versão para impressão está disponível aqui.
- Projete ou anote as perguntas deste slide na lousa e peça aos alunos para responderem oralmente.
1. Espera-se que os alunos identifiquem de que se trata de um comentário que é a favor do projeto de lei e desfavorável às pesquisas com animais.
2. Espera-se que os alunos identifiquem: “AVANÇOS tecnológicos”, “pesquisas RECENTES”, “SOFRIMENTO e danos IRREVERSÍVEIS”, “MASSACRE”.
3. Esclareça aos alunos que essas palavras assumem papel pejorativo (negativo) ou apreciativo (positivo) diante das ideias que acompanham e que podem ocorrer por meio de adjetivos, advérbios ou mesmos substantivos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Promova a leitura compartilhada do artigo de opinião: “Pesquisas com animais”, de Herton Escobar, que está disponível aqui.
- Após a leitura, questione os alunos sobre o tema polêmico que o texto discute e se os alunos identificaram o posicionamento do autor. Espera-se que os alunos identifiquem que se trata sobre a polêmica envolvendo a pesquisa com animais e que o autor mostra-se favorável a essa prática.
- Distribua a atividade contendo lista de argumentos/comentários como respostas ao texto lido e peça aos alunos para: 1.º classificar se é um comentário favorável ou desfavorável ao texto e 2.º sublinhar palavras de valor apreciativo ou depreciativo que sustentam o ponto de vista e o comentário. O arquivo está disponível aqui.
- Atenção: os alunos devem identificar se os comentários concordam ou não com o autor, ou seja, o autor é FAVORÁVEL a pesquisas com animais, portanto, os alunos devem saber identificar essa argumentação.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos, sendo 2 minutos para cada comentário.
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada comentário analisado.
- Determine um comentário da atividade para cada grupo explicar em 2 minutos.
- Peça para um representante de cada grupo indicar quais palavras destacou no comentário socializado.
- Enquanto o representante do grupo socializa, projete cada comentário no quadro (slides 7 a 11). Caso não seja possível, pode ser usada a atividade impressa que já foi distribuída aos alunos.
- Confira o arquivo da atividade com os termos já destacados aqui. para poder mediar esse encerramento e proceder com as devidas correções.
Fechamento
Orientações:
- Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
- Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “sofrimento desnecessário, ferimentos e transtornos psicológicos “
Fechamento
Orientações:
- Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
- Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “normas eficazes; protegem o bem-estar desses animais; ciência brasileira atrasada “
Fechamento
Orientações:
- Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
- Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “benéficos, novas vacinas”
Fechamento
Orientações:
- Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
- Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “alternativas eficazes; uso exploratório de animais; técnicas inovadoras”
Fechamento
Orientações:
- Projete o comentário enquanto cada aluno representante do grupo socializa as constatações.
- Nesse comentário, enfatize o uso dos termos: “substâncias potencialmente perigosas.”
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente a proposta da aula (O movimento argumentativo nas redes sociais) explicando que, quando argumentamos sobre um assunto, a escolha de palavras é essencial, pois elas revelam nosso ponto de vista. Nas redes sociais, há muita argumentação, principalmente em resposta a textos de temas polêmicos. Faça essa apresentação por meio do WhatsApp, com o PowerPoint narrado ou outra plataforma similar. Veja em Recursos Opcionais.
Introdução
Encaminhe aos alunos a imagem retirada de uma página de rede social (Estadão), em que aparece o número de comentários publicados na postagem (veja no plano original). Questione os alunos se eles conseguem identificar o tema do texto. Espera-se que saibam identificar que se trata de uma notícia informando sobre um Projeto de Lei, aprovado em Jundiaí (SP), que proíbe os testes em animais e recomenda outros métodos. Questione os alunos se eles sabem de onde essa imagem foi retirada. Espera-se que identifiquem que trata de uma captura de tela do Facebook. Caso não consigam, indique a cor, o símbolo e a barra de navegação que mostram isso. Pergunte aos alunos se costumam opinar sobre textos publicados nas redes sociais. Em caso positivo, pergunte que recurso usam para fazer isso e se a imagem mostra esse recurso. Espera-se que os alunos indiquem o botão contendo 459 comentários nessa publicação. Por fim, questione: vocês costumam ler comentários de Facebook? Por quê? Resposta pessoal: é provável que os alunos pontuem que têm o hábito de ler comentários no Facebook para saber a opinião das pessoas e/ou poder responder ou comentar os comentários também. Para obter as respostas dos alunos, encaminhe o material digital e peça que retornem suas respostas (fotos das atividades) pelo WhatsApp, no privado.
Desenvolvimento
Compartilhe, no grupo da turma, o slide do Desenvolvimento (veja no plano original) e explique que os comentários foram feitos no post anterior. Comente como a escolha de palavras é importante na construção do movimento argumentativo. Para proceder com a análise das escolhas lexicais no comentário do Facebook em resposta ao texto publicado, apresente as perguntas do slide II do Desenvolvimento. Organize a turma em 5 grupos, de modo que cada grupo possa, ao final da aula, apresentar sua análise a respeito de um comentário diferente. Encaminhe 5 comentários publicados nas redes sociais como respostas ao texto publicado, um para cada grupo. A atividade com a versão para impressão está disponível aqui. Peça que os alunos respondam às perguntas do slide em questão em seus cadernos de aula.
1. Espera-se que os alunos identifiquem que se trata de um comentário a favor do projeto de lei e desfavorável às pesquisas com animais.
2. Espera-se que os alunos identifiquem: “AVANÇOS tecnológicos”; “pesquisas RECENTES”; “SOFRIMENTO e danos IRREVERSÍVEIS”; “MASSACRE”.
3. Esclareça aos alunos que essas palavras assumem papel pejorativo (negativo) ou apreciativo (positivo) diante das ideias que acompanham, e que podem ocorrer por meio de adjetivos, advérbios ou mesmos substantivos.
Promova a leitura compartilhada do artigo de opinião “Pesquisas com animais”, de Herton Escobar, disponível aqui. Para isso, organize um momento de reunião online, se possível, pelo Google Meet ou similares (veja o tutorial em Recursos Opcionais), ou peça para um aluno de cada grupo ler um parágrafo e encaminhar por áudio no grupo da turma. Após a leitura, questione os alunos sobre o tema polêmico que o texto discute e se eles identificaram o posicionamento do autor. Encaminhe-lhes também a atividade contendo a lista de argumentos/comentários como respostas ao texto lido e peça aos alunos para: 1º classificar se é um comentário favorável ou desfavorável ao texto, e 2º sublinhar palavras de valor apreciativo ou depreciativo que sustentam o ponto de vista e o comentário. O arquivo está disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada comentário analisado. Determine um comentário da atividade para cada grupo explicar em 2 minutos, oralmente, por áudio. Veja, no plano original, orientações quanto às observações que você pode fazer a respeito de cada comentário.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que convidem os familiares a analisar os comentários das redes sociais com olhar crítico. Sabemos que, quanto mais ensinamos, mais aprendemos. Que tal nossos alunos ensinarem as pessoas a ter um olhar aguçado, crítico?