Atividade para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Tweet sobre o futuro
Plano 6 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópia da resolução da atividade;
- Cópias do texto de input;
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Se não houver o recurso de exibição de slides, imprima os slides abaixo em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar:
- Slide 2;
- Slide 4.
Context
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Para começar a aula, mostre o tweet do slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ler.
- Depois de ler, pergunte aos alunos:
- Where was this message posted? (Ss: On twitter.)
- How do you call this type of text? (Ss: A tweet.)
- What is the tweet about? (Ss: About the fact that there is an app to order food today.)
- How does Carlos feel? Why? (Ss: He is too tired to cook but relieved that there is an app for ordering food.)
- What does he think about the future? (Ss: He loves it.)
- Proponha uma discussão. Divida os alunos em grupos de três e diga: Think about things we have today that we didn’t have in the past. They can be apps, objects, places… anything! In groups, decide which of these things you wouldn’t be able to live without.
- Deixe que os alunos discutam por alguns minutos e ajude, se necessário, com vocabulário.
- Ao fim, convide alguns alunos para relatar as ideias que surgiram durante a discussão.
- Então diga: Today we’re going to write a tweet about the future.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, explicando que a aula será focada na produção de um tweet sobre o futuro, como mencionado na etapa anterior.
- Explique que tweet é como chamamos o texto publicado no Twitter pelos usuários. O tweet é uma mensagem curta e pode ser sobre absolutamente qualquer coisa.
Input
Tempo sugerido: 16 minutos
Propósito: Ler um artigo sobre previsões para o futuro que não estavam certas.
Expectativa: Que os alunos busquem informações específicas para completar a atividade e que compreendam a ideia geral do texto.
Orientações:
- Mostre o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
- Pergunte: What is this article about? Caso necessário, explique que ‘were dead wrong’ significa ‘que estavam totalmente erradas’. What predictions do you think will be in the article?
- Depois de ouvir a contribuição dos alunos, distribua cópias da ficha de atividades e diga: Before reading the text, tick the predictions you think you’ll see in the text (#1).
- Então distribua cópias do texto e peça que os alunos se revezem para ler: metade dos alunos lê as previsões de 1-7 enquanto a outra metade lê as previsões de 8-13. Depois de alguns minutos, eles trocam as cópias. Peça que a turma use o glossário oferecido no #1 para lerem o texto.
- Após cerca de dez minutos, leia as previsões do #1 e verifique com a turma quais apareceram no texto.
- Por fim, diga: Now it’s your turn to make a prediction.
Output
Tempo sugerido: 21 minutos
Propósito: Escrever um tweet sobre o futuro.
Expectativa: Que os alunos saibam elaborar um tweet respeitando a estrutura deste tipo de texto e sendo coerentes com o objetivo do tweet.
Orientações:
- Mostre a imagem do slide (caso não seja possível, use a mesma impressão que você usou no slide 2, mas escreva os números em cada item para que os alunos possam realizar a atividade) e indique o #2: Can you order the numbers according to what they represent?
- Ao fim, corrija a questão com a turma toda e dê atenção especial ao limite de caracteres (280) de um tweet. Explique: Characters are letters, spaces, and punctuation marks.
- Coletivamente, conte o número de caracteres do tweet do slide (80) para que os alunos entendam como realizar essa contagem. Reforce a ideia de que eles devem respeitar esse limite para escrever um tweet.
- Além disso, fale sobre o uso da hashtag em mídias sociais. Pergunte: When do we use hashtags? What happens when you add a hashtag to your post? Ouça as ideias dos alunos e explique que a hashtag é uma marca usada em mensagens para identificar um tópico de interesse e facilitar a busca sobre esse tópico. Toda vez que um usuário usa uma hashtag em seu post, esse post passa a ser acessível através da busca dessa hashtag.
- Como uma maneira de ativar conhecimento prévio dos alunos, proponha a seguinte discussão: You’ve seen 13 predictions about the future that were not right. Now it’s your turn to make new predictions. Imagine it’s 2090. What do you think the world will be like? What will be the same? What will have changed? Discuss in trios.
- Depois da discussão, convide alguns alunos a compartilharem suas ideias com a turma toda.
- Então diga: Imagine you’re writing a tweet using the hashtag #ILovetheFuture. Use the ideas you had while discussing.
- Nesta primeira etapa, peça que os alunos escrevam seus tweets em seus cadernos ou em um rascunho. Enquanto eles trabalham, caminhe pela sala ajudando quando necessário. Dê aos alunos cerca de cinco minutos para prepararem seus tweets.
- Ao fim, diga: Now exchange your tweets with another student. Read your classmate’s tweet and give your opinion on it.
- Então peça que releiam seus tweets, façam mudanças (se necessário) e contem o número de caracteres.
- Pergunte:
- Is your tweet ready?
- Is it about the future?
- Does it respect the character limit?
- Então, peça que eles escrevam seus tweets, passando as ideias do rascunho para o #3 da ficha de atividades.
- Incentive-os também a fazer um desenho para representar a sua foto e inventar um nome de usuário.
Feedback
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre a escrita de um tweet e sobre como fazer previsões para o futuro.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo como estruturar um tweet e qual o objetivo desse tipo de texto.
Orientações:
- Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções, ou através do registro das contribuições dos alunos no quadro. Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Opcionais:
- Redes sociais ou páginas da escola ou da turma.
Context
Poste a imagem do tweet junto às perguntas abaixo no fórum virtual de sua turma (no Moodle, no Google Classroom ou no WhatsApp, por exemplo):
- Where was this message posted?
- What do you call this type of text?
- What is the tweet about?
- How does Carlos feel? Why?
- What does he think about the future?
Organize a turma em duplas ou trios e solicite que os alunos debatam a questão (Think about things we have today that we didn’t have in the past. They can be apps, objects, places… anything! In groups, decide which of these things you wouldn’t be able to live without.) via Google Meet ou WhatsApp.
Poste essa orientação no fórum da turma (no Moodle ou no Whatsapp, por exemplo) e um prazo para que os grupos comentem o resultado das discussões. No encontro síncrono, exiba os comentários sobre as perguntas e deixe que comentem livremente, ajudando, se necessário, com vocabulário.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto conforme as orientações, exibindo ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma.
Compartilhe previamente a ficha de atividades e exiba, se possível. Explique a atividade 1 e dê cerca de 5 minutos para completarem. Peça que os alunos compartilhem as respostas. Por fim, oriente a leitura do texto antes do próximo encontro síncrono. Envie ou compartilhe-o, e solicite que verifiquem quais previsões, de fato, apareceram na matéria.
No próximo encontro síncrono, corrija a atividade.
Output
No mesmo encontro, exiba o slide do Output e siga as orientações da atividade 2 da ficha.
Realize as perguntas de ativação de conhecimento prévio com a turma. Você pode fazer os questionamentos:
- What will be the same? What will have changed?
Cronometre 2 minutos para o registro de 3 palavras-chave para cada resposta e depois solicite que compartilhem suas ideias.
Explique a atividade de produção e crie um arquivo no Google Docs para que realizem-na. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Divida a turma em duplas e peça para que leiam o tweet do colega e comentem no arquivo. O comentário deve ser baseado nas perguntas:
- Is this tweet ready?
- Is it about the future?
- Does it respect the character limit?
Peça para que os estudantes leiam os comentários dos colegas e façam os ajustes necessários.
Você pode publicar na página da rede social da turma ou da escola e convidar a comunidade escolar a comentar sobre as previsões.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades de Feedback conforme as orientações, partindo dos comentários dos alunos sobre o que aprenderam.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a comentarem sobre as previsões dos estudantes.
Contents
- INPUT: Reader’s Digest article
- OUTPUT: Tweet about the future
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce Filho
Especialista: Celina Fernandes