Atividade para impressão - orientações para a seleção de informações (output)
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo um infográfico
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos (ING8_05UN01 a ING8_05UNl05).
Preparação para a aula: Providencie para a aula papel A4 ou cartolina e material para desenho (lápis de cor, tinta, hidrocor, giz de cera, réguas e etc.)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre o objetivo da aula aos alunos. Explique que ela será focada em um gênero específico (o infográfico) e trabalhará a capacidade de os alunos escrever usando uma linguagem que seja adequada a esse tipo de gênero.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mostre o slide aos alunos (ou escreva a pergunta no quadro) e deixe que eles compartilhem as respostas. Pode ser necessário relembrar o vocabulário dos nomes dos planetas em inglês (Mercury, Venus, Earth, Mars, Jupiter, Saturn, Uranus, Neptune and Pluto - Plutão não é mais considerado um planeta, e sim um planeta-anão, mas por ter feito parte do sistema solar por muito tempo, pode aparecer nas respostas do alunos)
Possíveis respostas dos alunos:
I would live in Mars, because there are aliens there
I would live in Saturn, because it has beautiful rings
I would live in Pluto, because it is cold and far away
I wouldn’t live in any other planet, because the conditions out there are really hard
Como alternativa, caso a turma tenha autonomia o suficiente, você pode pedir que discutam a pergunta em duplas e depois peça que algumas duplas compartilhem suas respostas.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Expor os alunos a um infográfico que resume informações científicas
Expectativa: Que os alunos identifiquem as características do gênero textual
Orientações: (Divida o tempo para que essa primeira parte do input dure 7 minutos e a segunda 5 minutos) Para fazer a transição da atividade anterior para esta, continue com o tema da conversa dizendo que, para chegar ao planeta escolhido, eles precisarão de um foguete: So, if we are going to another planet, I think we need a rocket! Mostre o infográfico disponível no link para os alunos https://futurism.com/images/the-rockets-that-put-us-into-space-infographic/ (você pode mostrar no datashow, dar uma cópia impressa para cada aluno ou usar uma cópia em tamanho grande que a turma toda possa ver). Dê dois minutos para que leiam e peça que compartilhem qual a informação que acharam mais interessante.
Tendo explorado o conteúdo do infográfico, passe para as questões da forma. O objetivo é direcionar os alunos a compreender as características específicas desse tipo de texto. Você pode fazer as seguintes perguntas:
- Was it easy or difficult to understand this text? Why so? (Ss: It was easy, because there are images, the sentences are short). Pode ser interessante escrever palavras-chave, como images e short sentences no quadro, para a próxima atividade.
- Can you locate the information about the country where each of the rocket is from? Is that information written or replaced by an image? (Ss: You can locate it easily because there’s the picture of the country’s flag)
- Can you locate the sources of the data? (Ss: Yes, it is identified at the bottom of the infographic)
- There are lots of numbers in the text. What do they represent? (Ss: Data, dates, percentages etc.)
Input
Tempo sugerido: Continuação do input
Propósito: Sistematizar as características de um infográfico
Expectativa: que os alunos identifiquem as características do gênero textual
Orientações: Leia com os alunos as duas primeiras linhas da definição de infográfico da wikipedia (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Infographic) e peça que verifiquem se condiz com as características que discutiram na questão anterior (Teacher: So, do you think the characteristics you mentioned are the same ones in the Wikipedia definition?). Foque na segunda linha, nos conceitos de quickly e clearly, como características principais de um infográfico. Chame a atenção dos alunos, também, para a quantidade de vezes que as palavras visual e visualization se repetem. Infográficos são gêneros baseados no visual, por isso a presença de cores e ilustrações é tão forte. Caso necessário, complete a lista das características. Mantenha essa lista no quadro, como referência, até o final da aula.
Mostre aos alunos mais dois ou três exemplos de infográficos. Você pode usar infográficos que mantenham o tema do espaço, como estes:
https://futurism.com/images/other-earths-the-best-exoplanet-candidates-for-life-infographic/
https://futurism.com/images/moonwalkers-the-worlds-most-exclusive-club-infographic/
https://futurism.com/images/why-havent-we-found-aliens-an-analysis-of-the-problem-infographic/
Ou com outros temas, como estes
https://visual.ly/community/infographic/politics/learning-out-poverty
https://contently.com/strategist/2017/11/13/infographic-instagram-influence/
O objetivo não é que os alunos façam a leitura dos infográficos, apenas que eles tenham referências visuais das características percebidas por eles mesmos nas atividades anteriores.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Produzir um infográfico com as características linguísticas apropriadas
Expectativa: Que os alunos produzam um infográfico através da extração de informação de textos de enciclopédia e que consigam extrair do texto as informações necessárias, mesmo que não compreendam todo o texto
Orientações: Divida os alunos em 9 ou 11 grupos (a depender da quantidade de alunos na sala, você pode querer aumentar ou diminuir a quantidade de grupos). Cada grupo ficará responsável por produzir um infográfico sobre um planeta do sistema solar (no caso de 11 grupos, inclua também o sol e a lua). Os infográficos podem ser criados em folha de A4 ou em cartolina. Lembre-os de sempre consultar as características anotadas no quadro, para garantir que seu infográfico atenda ao que se espera do gênero. Providencie para que os alunos tenham lápis de cor, hidrocores, marcadores, tinta ou outro material que considere adequado, já que infográficos precisam de imagens.
Para cada aluno, entregue, de acordo com o grupo em que se encontra, uma cópia de um dos textos do seguinte documento: https://docs.google.com/document/d/1J2Sf_RvLaCgX9MZ-qlP30MHh8YuY3NzUk3t73M3nf8c/edit?usp=sharing
Relembre aos alunos que eles devem selecionar as informações interessantes e pensar em formas de reescrevê-las com linguagem que permita o entendimento rápido e claro (palavras-chave vistas no momento anterior). Informações simples, com dados de fácil compreensão e ilustração (como tamanho e cores do planeta, por exemplo), que sejam curiosas ou interessantes (como por exemplo, de que marte rotaciona de uma forma única no sistema solar).
Como uma alternativa, caso a turma tenha pouca autonomia ou caso considere necessário, utilize algumas estratégias que podem oferecer mais controle sobre quais informações os alunos selecionarão para os seus infográficos e reduzir o tempo desta etapa:
- Peça que cada grupo divida o texto em parágrafos: cada aluno deverá ler um dos parágrafos e retirar dele uma informação que considere interessante para colocar no infográfico.
b) Peça que os alunos se organizem de forma a dividir as tarefas para melhorar a eficiência: que um aluno do grupo seja responsável pelas ilustrações, outro pela seleção das informações, outros pela escrita das frases e todos juntos avaliem a qualidade do trabalho final.
c) Peça que os alunos sigam o que está descrito neste documento: (https://docs.google.com/document/d/1P5pWcqh_f10RSPkRCiG4Est9SpbAOvDgDt8UArgDYr4/edit?usp=sharing). Nesse caso, lembre-se de fazer uma cópia para cada grupo.
Feedback
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Sistematizar o que foi aprendido durante a aula; fazer com que os alunos avaliem a própria produção e a de colegas.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de listar o que foi aprendido durante a aula e de avaliar a produção de colegas.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam hoje sobre as características de um texto escrito para infográficos (Teacher: What have we learned today about infographics? What are the characteristics of a good infographic?) (lembre-se de apagar o que foi escrito no quadro nas atividades anteriores, para que os alunos não simplesmente leiam o que já estava escrito). Liste as características que eles disserem ou espere que terminem de listar e mostre o slide acima (ou escreva o conteúdo do slide no quadro).
Diga que eles devem trocar o infográfico produzido por eles com outro grupo (Teacher: Now, give your infographic to the group next to you, and take theirs. Check if their infographic has all the characteristics we learned.) e avaliar se o infográfico do outro grupo respeita todas as características aprendidas durante a aula. Caso encontrem algum problema, deverão apontá-lo para o outro grupo. Abra espaço, também, para que o grupo verifique se há algum problema ortográfico ou gramatical no infográfico dos colegas.
Recolha o trabalho dos grupos para ser exposto no mural da escola. Como uma alternativa, o trabalho pode ser digitalizado (se feito em folha de A4) para ser postado no site ou nas redes sociais da escola. Depois de retirado do mural ou de postado, os trabalhos podem ser recolhidos em uma pasta na biblioteca, ficando de referência para futuras consultas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN03
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1858/construindo-um-infografico
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Produção de infográficos: Canva.
Opcionais:
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.
Context
Compartilhe o slide e peça que os alunos pensem em suas respostas para comunicar ao grupo. Eles também podem entrevistar familiares e amigos. No encontro síncrono, deixe que alguns alunos compartilhem suas respostas e de seus entrevistados, conforme as orientações.
Input
Exiba ou compartilhe o infográfico, contextualize-o e dê tempo para que os alunos observem o que acharam mais interessante. Peça que compartilhem suas respostas e conduza a discussão conforme as orientações. Mostre a definição de infográfico e retome suas características a partir do texto que leram.
Encerre o encontro enviando os links dos infográficos e solicite que escolham um para ler e fazer uma pequena lista das características citadas que encontraram nesses textos.
No próximo encontro síncrono, deixe que os alunos comentem sobre suas análises livremente.
Output
Ainda no encontro síncrono, exiba o slide e explique a atividade conforme as orientações. Divida a turma em grupos e atribua um planeta para cada um, orientando-os a utilizar o Canva (ou o Google Docs, mesmo) para a realização da tarefa. Estabeleça um prazo (por exemplo, quatro dias) e peça que os alunos postem suas produções no ambiente virtual de aprendizagem (como o Moodle), no Padlet ou no WhatsApp. Solicite que os alunos leiam a produção dos colegas observando fatos novos que aprenderam e se a organização do texto está de acordo com o que foi estudado.
Feedback
No próximo encontro síncrono, conduza a reflexão sobre as aprendizagens de acordo com as orientações, a partir da contribuição dos alunos sobre os textos dos colegas.
Convite às famílias
Os familiares podem ser entrevistados na tarefa do Input e também podem ser interlocutores dos infográficos dos estudantes.
Contents
- INPUT: Infographics; texts about planets
- OUTPUT: Infographic about a planet
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
Professor-autor: Juliana Neves
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes