Imagem: DEBRET, Jean-Baptiste
Plano de Aula
Plano de aula: Projetos políticos em conflito no Brasil pós-Independência
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estado, nação, território, governo e país
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais impressos, lápis, caneta, projetor se disponível.
Material complementar:
Imagem Coroação de Dom Pedro I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QbffGJAzKzfvMaxcDdFDvVxhyGkds4rHnwGk3WGmZG4NzrKVwvu7pHwV3ytm/imagem-debret-jean-baptiste.pdf
Artigos da Constituição de 1824: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rwWYRmjsqZnRsQez9rN7FGTP9uyd7Mbjbdh35YKqH2FPGEnhfnxH8bq8Dh8f/artigos-da-constituicao-de-1824.pdf
Confederação do Equador: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNbkR3X4z38hReHr7MQMFVvAFtyDFP2w3hbpaF2XHdxkEjWRbTc2kqXwcyTH/trecho-do-livro-brasil-uma-biografia.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que observem a pintura do francês Jean-Baptiste Debret, Coroação de Dom Pedro I.
Questionamentos:
- Ao observar a pintura podemos identificar a presença de qual parcela da sociedade do Brasil na coroação do imperador?
- Os elementos do quadro sugerem a influência da cultura europeia na cerimônia? Quais elementos confirmam sua resposta?
Os alunos devem identificar que apenas membros da elite da sociedade brasileira estão representados na cerimônia de coroação. Além disso, as roupas e a decoração mostram a adoção de elementos da cultura europeia, provenientes na coroa portuguesa.
Documento - Coroação de Dom Pedro I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QbffGJAzKzfvMaxcDdFDvVxhyGkds4rHnwGk3WGmZG4NzrKVwvu7pHwV3ytm/imagem-debret-jean-baptiste.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho da Constituição de 1824 que define os poderes estabelecidos no Brasil após a Independência de 1822 e descreve o Poder Moderador.
Questionamentos:
- Qual era a função do Poder Moderador e por quem ele era exercido?
- A criação deste quarto poder, o Moderador, limitava a democracia no país?
Com base na leitura do trecho da Constituição é possível verificar que o Poder Moderador era exercido exclusivamente pelo imperador e limitava o exercício da democracia no país, uma vez que o imperador poderia, sem interferência de outras esferas, escolher, nomear e demitir representantes.
Artigos da Constituição de 1824: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rwWYRmjsqZnRsQez9rN7FGTP9uyd7Mbjbdh35YKqH2FPGEnhfnxH8bq8Dh8f/artigos-da-constituicao-de-1824.pdf
Problematização
Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Confederação do Equador (movimento revoltoso de caráter republicano e separatista que ocorreu no Nordeste brasileiro em 1824 após a instituição da nova Constituição Imperial) da historiadora Lilia Schwarcz. Os alunos devem identificar que, apesar do grande sentimento de nacionalismo propagado pela Independência em 1822, a situação do Brasil não era de união. A Confederação do Equador, revolta de caráter separatista demonstra as insatisfações das províncias com a centralização do poder e com o regime político nos moldes das antigas monarquias portuguesas.
Questionamentos:
- Qual foi o objetivo da Confederação do Equador?
- Esta revolta demonstra que situação no Brasil recém-independente?
- É possível afirmar que a após a Independência o Brasil se tornou uma nação unida?
Os alunos devem identificar que a Confederação do Equador teve por objetivo formar uma região separada do restante do Brasil formada pelos estados do Nordeste brasileiro. Além disso esta revolta demonstra a insatisfação dos estados com a Constituição de 1824 e o clima de desunião do país, mesmo após a Proclamação da Independência e a coroação de Dom Pedro I.
Confederação do Equador: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aNbkR3X4z38hReHr7MQMFVvAFtyDFP2w3hbpaF2XHdxkEjWRbTc2kqXwcyTH/trecho-do-livro-brasil-uma-biografia.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: No fim da aula os alunos devem conseguir identificar que, mesmo com a Independência, o Brasil sofreu com conflitos internos e que o sentimento de nacionalismo não foi construído imediatamente após a emancipação política do território. Os alunos devem relacionar a Confederação do Equador com a ausência de um sentimento de nação e com as insatisfações das províncias com o poder monárquico instalado no país. O professor pode solicitar que os alunos escrevam uma carta colocando-se no lugar dos revoltosos da Confederação do Equador, dizendo ao imperador os motivos de suas insatisfações, baseando-se no trecho da Constituição de 1824.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma independente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- Como são as roupas das pessoas presentes na coroação de D. Pedro I?
- Como é a decoração do local retratado na pintura?
Questões para responderem:
- Ao observar esta pintura, você consegue identificar qual parcela da sociedade presente na coroação do imperador?
- Os elementos do quadro sugerem a influência da cultura européia? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem os documentos e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito ou por meio de áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios, pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar as duas fontes sugeridas e os questionamentos por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios, para analisarem os documentos conjuntamente, conversando por e-mail, Whatsapp ou Google Meet.
Outra opção é dividir a sala em grupos e separá-los em duas partes: para uma, distribuia o trecho da "Constituição de 1824" junto às respectivas questões; para outra, distribua o trecho do livro "Brasil: uma biografia", sobre a Confederação do Equador, junto às respectivas questões.
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos no grupo da sala ou por escrito. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhadas com a sala toda de uma vez.
Se optar por trabalhar uma fonte com cada grupo, ao invés de duas, você pode pedir para que produzam pequenos textos com base nas respostas às questões sobre as fontes, para serem compartilhados com os grupos que analisaram a outra fonte, e vice-versa.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e para você, para que faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da carta ao Imperador do Brasil com as reclamações dos revoltosos da Confederação do Equador, os estudantes podem trabalhar individualmente, em agrupamentos ou, até, com a classe toda, construindo um texto colaborativo.
Para isso, você pode pedir para que eles mandem frases, trechos e reclamações que gostariam de acrescentar à carta. Com elas, você pode construir um texto juntando estas informações, como numa colcha de retalhos.
Outra opção seria propor que os alunos coloquem as cartas, feitas individualmente ou em grupos, em um mural no Padlet, de forma que possam ler e comentar as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Para aprofundar os conhecimentos sobre a história do Brasil, as famílias podem assistir à série História do Brasil, do historiador Bóris Fausto, que apresenta de maneira bastante didática as principais características de cada período histórico do Brasil, e está disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha C. D. Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto (s) de conhecimento: Os caminhos até a Independência do Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI06 Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
Palavras-chave: Independência, Brasil, nação, Constituição de 1824, Poder Moderador, Confederação do Equador.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA