Contexto Charge
Plano de Aula
Plano de aula: Guerra do Paraguai - Desdobramentos e consequências do conflito (1864-1870)
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra da Tríplice Aliança
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Caderno.
- Quadro branco e projetor (opcional)
- Cópias dos textos e da tabela da Problematização.
Material complementar:
- Cópia impressa da charge do Contexto https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VSdw96MFKSfHzZcQ7n5wxVs4p5WxZkBGbE3GcTy937nK4YTdPstZb8mXarxQ/his8-18und03-contexto-charge.pdf
- Cópias impressas do texto e da tabela https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSgWmsrMBda9ekKFfvTcXBGrJZ4pUucgfTuMFXtA4jeSzcdRmrsC9ZnxfKZP/his8-18und03-fonte-da-problematizacao-e-quadro-de-resposta.pdf
- Cópia impressa da tabela preenchida (para o professor) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYKRkSWfEgWEk4eyNWmXUER7YPWxhAX4b3SXJZAjFY5qszPQTxX8zEFjute9/his8-18und03-tabela-preenchida.pdf
Para saber mais:
MILANESI, Dálcio. Sobre a Guerra do Paraguai. Revista Urutágua, Maringá, n. 5 dez 2004, Disponível em http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm
Acesso em: 11 mar. 2019.
Guerra do Paraguai - A Nossa Grande Guerra https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE&t=1s
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. Introdução, Capítulo 1 e Conclusão.
MAESTRI, Mario. As espadas do Império: A Guerra do Paraguai e a gênese de um Exército nacional profissional. Diálogos (Maringá. Online), v. 19, n.3, p. 981-1016, set.-dez./2015. Disponível em https://www.redalyc.org/html/3055/305543302005/ Acesso em: 1º/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o objetivo para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Retome com os alunos quais foram as nações envolvidas e os principais interesses que levaram a esta guerra. Para isso ver plano HIS8_18UND03.
Se achar necessário, veja o plano HIS8_18UND01 para retomar a participação de negros escravizados nas tropas brasileiras. - Apresente a charge acima para os alunos. Se não for possível projetá-la, distribua cópias impressas para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VSdw96MFKSfHzZcQ7n5wxVs4p5WxZkBGbE3GcTy937nK4YTdPstZb8mXarxQ/his8-18und03-contexto-charge.pdf
- Explique aos alunos que na Guerra do Paraguai apenas cidadãos livres podiam se alistar. Diante desta condição, os milhares de negros escravizados que foram para a guerra (muitos deles enviados para substituir seus senhores) ganharam alforria.
- Explique aos alunos que, ao voltar da guerra, em 1870, o Brasil ainda estava no sistema escravista, portanto os negros libertos se depararam com a continuação da escravidão. O drama foi representado nesta charge na qual o homem vê sua mãe sendo chicoteada.
- Pergunte aos alunos se esta imagem mostra uma contradição da época vigente. Os alunos deverão responder que a concessão de cidadania para
os negros que lutaram na guerra em meio à continuidade do sistema escravista era uma grande contradição. Complemente a resposta dos alunos apontando que o fim da Guerra do Paraguai alterou as relações entre o Exército e o Império, principalmente no tocante à questão da escravidão.
E que, além destas transformações políticas, houve um grande impacto econômico que danificou o funcionamento do regime imperial.
Para você saber mais:
- Neste link tem uma questão do Enem que faz uma reflexão bem parecida com esta mesma fonte https://www.resumov.com.br/provas/enem-2014/enem-2014-cht-32/
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Distribua cópias impressas do texto para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSgWmsrMBda9ekKFfvTcXBGrJZ4pUucgfTuMFXtA4jeSzcdRmrsC9ZnxfKZP/his8-18und03-fonte-da-problematizacao-e-quadro-de-resposta.pdf
- Oriente os alunos a ler atentamente os textos.
- Após 5 minutos de leitura, distribua cópias do quadro acima e os oriente para preencher com as informações do texto (se possível também projete o quadro).
- Leve uma cópia da tabela preenchida para a aula para comparar as respostas dos alunos à expectativa de resposta. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYKRkSWfEgWEk4eyNWmXUER7YPWxhAX4b3SXJZAjFY5qszPQTxX8zEFjute9/his8-18und03-tabela-preenchida.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Distribua cópias impressas do texto para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSgWmsrMBda9ekKFfvTcXBGrJZ4pUucgfTuMFXtA4jeSzcdRmrsC9ZnxfKZP/his8-18und03-fonte-da-problematizacao-e-quadro-de-resposta.pdf
- Oriente os alunos a ler atentamente os textos.
- Após 5 minutos de leitura, distribua cópias do quadro acima e os oriente para preencher com as informações do texto (se possível também projete o quadro).
- Leve uma cópia da tabela preenchida para a aula para comparar as respostas dos alunos à expectativa de resposta. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYKRkSWfEgWEk4eyNWmXUER7YPWxhAX4b3SXJZAjFY5qszPQTxX8zEFjute9/his8-18und03-tabela-preenchida.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos a realizar a atividade. Peça para eles separarem uma folha do caderno onde será escrito o texto.
- Os aluno deverão fingir que estão escrevendo na posição de ministro das Relações Exteriores do Brasil.
- A carta deverá ser um pedido de desculpas formal ao povo do Paraguai, com o intuito de melhorar as relações entre as duas nações com base no reconhecimento da responsabilidade do Brasil nos impactos econômicos e sociais do Paraguai no fim do século XIX por meio da Guerra da Tríplice Aliança.
- Os alunos deverão utilizar os argumentos da tabela preenchida na Problematização.
Para saber mais:
- Preparamos um modelo da carta para ajudar nas orientações para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXU4mZn7w79vkvmvwx3yYxrfqHwKpuFX4W9Gtq4TNV9GqQZddJdPHVkpyJVg/his8-18und03-modelo-de-carta-da-sistematizacao.pdf
- Aqui podemos ver cartas reais enviadas pelo Itamaraty que podem ser úteis para vermos o modelo de escrita, a linguagem e o formato.
http://www.pletz.com/blog/carta-ao-ministro-das-relacoes-exteriores-brasil/
- O Manual de Redação Oficial do Itamaraty contém algumas informações úteis caso o professor deseje realizar esta atividade com mais rigor e realismo.http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/485564/RESPOSTA_PEDIDO_Manual_de_Redao_Oficial_e_Diplomtica_do_Itamaraty.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a charge e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Você pode mandar um texto, áudio ou vídeo, retomando as informações sobre a Guerra do Paraguai que julgar necessárias (junto com a charge), ou propor uma pesquisa breve.
Questões para refletir:
Observe a charge e leia o texto que a acompanha.
- Você se lembra o que foi a Guerra do Paraguai? Procure responder: quando ocorreu este conflito; que países estavam envolvidos; por que ocorreu e quem saiu vitorioso.
- Quem é o soldado? De onde ele está vindo? Pelo que ele estava lutando?
- O que significa ser voluntário?
- Ao voltar para casa, o soldado encontrou a própria mãe amarrada a um tronco, por que será que isso aconteceu?
Questões para responder:
- O que está acontecendo na charge?
- Apenas cidadãos livres podiam se alistar no exército para lutar na Guerra do Paraguai. Diante desta condição, os milhares de negros escravizados que foram para a guerra (muitos deles enviados para substituir seus senhores) ganharam alforria (liberdade). Quando a guerra terminou o Brasil ainda era um país escravista, portanto, os negros libertos se depararam com a continuação da escravidão. Sabendo disso, você consegue identificar a contradição do período?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o texto sobre e o modelo de quadro para os alunos preencherem com base nele.
Estabeleça um prazo para que possam analisar a fonte e preencher os quadros. Eles podem imprimi-lo e responder à mão, ou fazer o quadro no caderno com base no modelo e enviar fotografia deles para que você e o restante da turma possam ver e comentar.
Sistematização
Para fazer a carta aberta, os alunos podem trabalhar em grupos ou a sala toda junta. Eles podem discutir pelo Whatsapp ou Google Sala de Aula como querem escrever a carta e um aluno, ou você, pode ficar responsável por escrevê-la, com base no modelo disponível na aba materiais e atividades do plano. Eles também podem trabalhar coletivamente em um documento do Google Docs compartilhado pelo grupo ou pela sala toda no Google Drive.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Carlos de Melo Silva
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Brasil do século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI18 Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões do conflito.
Palavras-chave: Guerra do Paraguai, consequências, desdobramentos.
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