Carta Régia de 28 de janeiro de 1808
Plano de Aula
Plano de aula: A vinda da Corte de D. João VI e a elevação do Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América portuguesa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF 08H12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para as imagens (ou impressões) Impressão dos documentos para os estudantes.
Material complementar:
Carta Régia para abertura dos portos.
Carta que eleva o Brasil à categoria de reino:
Para você saber mais:
Sobre a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8858-eleva%C3%A7%C3%A3o-do-brasil-a-reino-unido-de-portugal-e-algarves Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: O tempo do Contexto deverá ser dividido entre os slides 3, 4 e 5
A parte de Contexto da aula está dividida em três slides, projete ou imprima a bandeira do Brasil Imperial para que os alunos possam refletir acerca de sua simbologia enquanto um dos símbolos nacionais. Além dela, atualmente temos por símbolos nacionais o hino, o selo nacional e o escudo de armas. Comece a aula perguntando para os alunos:
- Você conhece esta bandeira?
- Caso não conheça, estas cores te lembram alguma outra bandeira?
- Você sabia que esta já foi a bandeira do Brasil durante o Império?
- Quais elementos presentes nela remetem à ideia de um governo monárquico?
- Quais elementos presentes nesta bandeira mudaram e quais permanecem na atual?
- Você sabia que a bandeira é um símbolo muito importante para um país e nos seus símbolos podem contar um pouco da sua História?
- Será que podemos saber um pouco da história do Brasil por meio de suas bandeiras?
Nesta aula serão exploradas mais algumas bandeiras do Brasil, desde o período colonial até a bandeira do Reino Unido com Portugal e Algarves, ênfase da aula. Veja no próximo slide mais algumas bandeiras.
Fonte da imagem: Bandeira do Brasil imperial. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9f/Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg/220px-Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg.png Acesso em: 9 de dezembro de 2018.
Para você saber mais:
Significado dos elementos da bandeira do Brasil Imperial. Disponível em: http://www.brasilimperial.org.br/layout/layout2.php?cdConteudo=34&codigo=24 Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Cronologia das bandeiras do Brasil desde a Colônia. Disponível em: http://www.monarquia.org.br/bandeirashistoricas.html Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Neste momento a proposta é de usar o recurso visual das bandeiras para que os alunos possam perceber as mudanças nos símbolos, associando a mudanças políticas com relação ao Brasil, que deixava de ser colônia para ser considerado como Reino Unido com Portugal e Algarves.
Os estudantes poderão conhecer o símbolo criado na ocasião da proclamação do Brasil como Reino Unido de Portugal Brasil e ALgarves percebendo
como a esfera armilar que era usada para simbolizar o Brasil foi unida com a bandeira real de portugal. Após apresentar as imagens faça o questionamento:
- Quais os elementos presentes em cada bandeira? O que eles representam?
- Por que a bandeira de Portugal representava o governo do Brasil?
- O que é ser metrópole?
- O que quer dizer principado?
- O que significa dizer que o Brasil deixa de ser colônia para se denominar Reino Unido?
Começar a aula com esta pergunta tem a intenção de gerar curiosidade pois é comum os alunos citarem a Independência como o fim da colonização.
Fonte das imagens: Bandeiras históricas do Brasil. Disponível em: http://www.monarquia.org.br/bandeirashistoricas.html Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Para saber mais:
Artigo sobre a elevação do Brasil a Reino Unido e a historiografia luso-brasileira. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GfK74NBaWpCnqhZy3rFgRUxwRrUNDbEwfqVTJBJcK83fY6gCxCyrbyvBxWDg/a-elevacao-do-brasil-a-reino-unido-e-a-historiografia-luso-brasileira.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete ou entregue o slide impresso aos estudantes para que eles leiam o texto de Boris Fausto e faça questionamentos como os sugeridos a seguir, para que os estudantes possam compreender o contexto histórico da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves. Isso será relevante também para a análise da fonte do próximo slide.
Faça as seguintes perguntas para a turma:
- Por que o historiador afirma que em 1817 a previsão de independência do Brasil em 1822 seria duvidosa?
- Quais eram as razões que justificavam a permanência da corte no Brasil?
- Qual a medida que D. João tomou para integrar Portugal e Brasil como partes de um mesmo reino?
Para saber mais:
Hermann, Jacqueline O rei da América: Notas sobre a aclamação tardia de D. João VI no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v8n15/2237-101X-topoi-8-15-00124.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Ofereça aos estudantes a Carta que eleva o Brasil à categoria de reino. A leitura da fonte possibilitará a reflexão sobre a particularidade do processo que levou o Brasil a deixar o status de colônia.
O objetivo da leitura e interpretação é compreender que, com a elevação à categoria de reino Unido a Portugal e Algarves, o Brasil deixou de ser colônia, obtendo status de igualdade política com Portugal, não para dar autonomia para o Brasil mas para fortalecer a monarquia portuguesa. D. João VI eleva o Brasil a categoria de Reino para continuar governando Portugal a partir da América, com as pressões externas após a sucessão do trono português e o congresso de Viena pós Revolução Francesa. É importante ressaltar que embora a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves seja visto como parte do caminho para a Independência, este fato é pouco evidenciado na historiografia portuguesa da época e deve ser analisado como mais que um ato diplomático, mas com fortes interesses políticos para ambos os lados (ex-colônia e ex-metrópole).
Pergunta norteadora para análise da fonte:
Leia a fonte e faça os seguintes questionamentos com a turma:
- Qual era a relação entre Portugal e o Brasil antes desta carta? Por que o príncipe diz que está “elevando” o Estado do Brasil?
- Qual a diferença entre ser Colônia e ser Reino Unido?
- No documento diz que Portugal, Brasil e Algarves estão “um e único reino” qual o status o Brasil passa a ter?
- Há algum indício de que o Brasil passou a ter autonomia de decisões políticas próprias, como eleger seu próprio governante?
- A elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves pode ser considerado um passo importante para a Independência do Brasil?
Carta que eleva o Brasil à categoria de reino
Fonte da imagem: Carta de lei elevando o Brasil a Reino Unido ao de Portugal e de Algarves. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/imagens/f2019.jpg Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: É interessante fazer um resgate da história da emancipação de seu município ou de seu estado em paralelo com esta discussão, pois, embora continue fazendo parte de um país, a emancipação de Estados ou municípios geram alguma autonomia para tomada de algumas decisões.
Para você saber mais:
A interpretação proposta da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves não esgota-se apenas com a possibilidade de mudança e status do Brasil de colônia para Reino Unido. A historiografia tende a fazer o balanço e interpretar este como um ato que vai encaminhar o Brasil para a independência em 1822. Porém existe outro viés interpretativo que coloca o ato de união do Brasil com Portugal e Algarves para além de um ato diplomático da monarquia portuguesa, mas um ato que irá reafirmar a soberania numa América que começava a ebulir em independências e repúblicas que inspiravam-se na Revolução Francesa. Este viés historiográfico pode ser conhecido no link disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v8n15/2237-101X-topoi-8-15-00124.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2018.
Para trabalhar melhor a respeito do contexto econômico em torno do fim do Pacto Colonial, o professor pode tratar sobre a Abertura dos Portos às Nações Amigas (1808).
O pacto colonial já estava extinto desde a publicação da carta de abertura dos portos, de 28 de janeiro de 1808, pois desde esta data quaisquer produtos transportados por embarcações em navios que estivessem em paz com Portugal, eram admitidos na Alfândega brasileira, desde que pagassem uma taxa de 24% sobre o valor das mercadorias. Súditos portugueses e comerciantes estrangeiros também poderiam exportar suas mercadorias para qualquer porto amigo de Portugal acabando com o pacto colonial.
Carta Régia para abertura dos portos:
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos para a seguinte atividade: Em grupos os alunos deverão organizar uma linha do tempo com os símbolos das bandeiras apresentadas, se houver disponibilidade de acesso a computadores com internet, os alunos ainda poderão pesquisar outros materiais referentes a este tema, como selos e moedas que remetam à União do Brasil com Portugal e Algarves ou que tenham sido feitos em comemoração a esta data.
Os estudantes deverão organizar cronologicamente esses elementos em cartazes, que poderão ser ilustrados pelos próprios estudantes ou com recortes da internet , com legendas para cada um dos elementos dos cartazes.
Cada grupo, então, deverá organizar uma exposição com estes cartazes nomeando com um título pertinente essa exposição e compondo um texto para a apresentação da mesma para os colegas.
Caso haja espaço na escola, os grupos poderão montar a exposição para que as demais turmas possam apreciá-la e ter contato com esses elementos que fazem parte da História da Independência do Brasil.
Como adequar à sua realidade: Resgate com os estudantes símbolos locais referentes ao Estado ou município em que a escola está e os significados dos elementos representados neles.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula, as fontes propostas nesta etapa e alguns questionamentos. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
Bandeira do Brasil Imperial
- Você sabia que esta já foi a bandeira do Brasil durante o Império?
- Você sabia que a bandeira é um símbolo muito importante para um país e nos seus símbolos podem contar um pouco da sua História?
- Será que podemos saber um pouco da história do Brasil por meio de suas bandeiras?
- Quais elementos presentes nela remetem à ideia de um governo monárquico?
- Quais elementos presentes nesta bandeira mudaram e quais permanecem na atual?
Outras bandeiras
- Quais os elementos presentes em cada bandeira? O que eles representam?
- Por que a bandeira de Portugal representava o governo do Brasil?
- O que quer dizer principado?
Questões para responderem:
- O que é ser metrópole?
- O que significa dizer que o Brasil deixa de ser colônia para se denominar Reino Unido?
- Por que o historiador afirma que em 1817 a previsão de independência do Brasil em 1822 seria duvidosa?
- Segundo o texto, quais eram as razões que justificavam a permanência da corte no Brasil?
- Qual a medida que D. João tomou para integrar Portugal e Brasil como partes de um mesmo reino, de acordo com o texto?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito ou por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Esta etapa da aula propõe o trabalho com apenas uma ou duas fontes. Você pode optar por incluir a Carta Régia para a abertura dos portos para a turma toda, ou somente para alguns alunos. Encaminhe as fontes com alguns questionamentos.
Questões para refletirem:
Carta que eleva o Brasil à categoria de reino unido
- Que documento é este? Quem o escreveu? Quando?
- Qual era a relação entre Portugal e o Brasil antes desta carta? Por que o príncipe diz que está “elevando” o Estado do Brasil?
- O documento diz que Portugal, Brasil e Algarves estão “um e único reino” qual o status que o Brasil passa a ter?
Carta régia para abertura dos portos
- Que documento é este? Quando foi escrito? Quem o escreveu?
- Sobre o que trata o documento?
Questões para responderem:
- Qual a diferença entre ser colônia e ser um reino?
- Há algum indício de que o Brasil passou a ter autonomia nas próprias decisões políticas, como eleger seu próprio governante, após ser elevado a reino em 1815?
- A elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves pode ser considerada um passo importante para a Independência do Brasil? Por quê?
- O que determinam os trechos primo e segundo da Carta Régia de 1808?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações que os alunos possam não ter percebido nas fontes.
Sistematização
Para fazerem a linha do tempo, os alunos podem utilizar o Padlet, por exemplo, colocando as imagens das bandeiras e até pesquisando novos materiais (selos, moedas, jóias etc.) na internet, em sites de museus e de arquivos. Eles também podem desenvolver a linha do tempo em uma folha sulfite, imprimindo as imagens das bandeiras ou as desenhando e, posteriormente, enviando fotografias delas a todos, para que você e o restante da turma possam ver.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniele Souza
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência das Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Os caminhos até a Independência do Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI12 Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
Palavras-chave: Brasil colonial, família real, Reino Unido, Algarves.
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