Trecho da reportagem
Plano de Aula
Plano de aula: A Independência da Bolívia e a participação dos povos indígenas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estado, nação, território, governo e país
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, computadores com acesso à internet, materiais impressos, lápis, canetas e papéis.
Material complementar:
Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf
Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf
Trecho Carta da Jamaica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMakavAnRfUz9SN6ASKTNjvgUHrSefBu8tBpMQFD3fDAPs9GTmpB5ZmzXYyY/trecho-da-carta-da-jamaica-escrita-por-simon-bolivar-1815.pdf
Mapa da Grã-Colômbia e retratao de Simón Bolívar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDpCyMrgTuecvHVn9hyjyc8J22kGZqPDhXTyERk32yeYMeue9JHnTd7kz9YB/mapa-da-gra-colombia-e-retrato-de-simon-bolivar.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ao longo da aula os alunos devem conseguir comparar o significado de nação para dois diferentes líderes da Bolívia, Simón Bolívar, que liderou o processo de independência do país, e para o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales. Além disso os alunos, devem entender o significado de uma Constituição Plurinacional e a importância do respeito aos diferentes povos de um território.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Professor, peça aos alunos que observem a foto do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em uma comemoração do dia do Estado Plurinacional. Os alunos devem identificar, além das características indígenas do próprio ex-presidente, a importância na Bolívia dada pelo governo aos povos de diferentes origens. Caso não possua projetor à sua disposição, imprima a imagem e o trecho da reportagem e entregue aos alunos.
Questionamentos:
- De acordo com a imagem e as informações da legenda, é possível afirmar que a Bolívia busca dar protagonismo aos povos de origem indígena?
Se sim, como? - A origem do ex-presidente boliviano pode estar relacionada com a valorização destes povos?
- É comum uma nação evidenciar diferentes matrizes culturais em sua formação?
Espera-se que os alunos consigam perceber que os povos indígenas recebem atenção por parte do governo, não só pela presença deles na imagem e pela origem do presidente mas também pelo próprio nome do dia comemorado na imagem. A origem do ex-presidente pode sim estar relacionada com a valorização destes povos, os alunos podem dizer que sim ou não, esta hipótese será confirmada com o próximo documento a ser analisado. Os alunos podem responder que as nações valorizam as distintas matrizes culturais de seus territórios. No entanto, a Bolívia se diferencia das demais nações ao firmar esta valorização e reconhecer oficialmente as diferentes origens de seu povo ao evidenciar isso em sua Constituição.
Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf
Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho da reportagem “Nova Constituição boliviana refunda país como Estado plurinacional”, da revista Carta Maior. Os alunos devem identificar, além das características indígenas do próprio ex-presidente, como a Bolívia atualmente proporciona aos diferentes povos indígenas de seu território uma determinada autonomia. Caso não possua projetor à sua disposição, pode imprimir a imagem e
o trecho da reportagem e entregar aos alunos.
- De acordo com a reportagem, o que significa uma Constituição Plurinacional?
- A origem do ex-presidente boliviano relaciona-se com a criação deste documento?
- Será que os povos indígenas sempre participaram ativamente das mudanças no território boliviano?
Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf
Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor, promova a leitura e a análise do trecho da Carta da Jamaica, escrita por Simón Bolívar em 1815, um dos líderes da independência da Bolívia, em que ele demonstra seu desejo de ver se formar na América “a maior nação do mundo”. Alguns questionamentos podem mediar a atividade:
- De acordo com o trecho da Carta, quais eram os planos de Simón Bolívar, principal líder da independência da Bolívia para os países da América?
- Qual a diferença que podemos apontar entre o pensamento de Bolívar e o atual Estado Plurinacional da Bolívia?
Espera-se que os alunos possam observar a diferença entre o pensamento de Bolívar e a ação de Morales: Bolívar desejava a formação de uma só América, uma mesma nação, Morales reconhece que os diversos grupos indígenas do território boliviano constituem nações diferentes devido aos seus aspectos culturais e sociais.
Trecho Carta da Jamaica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMakavAnRfUz9SN6ASKTNjvgUHrSefBu8tBpMQFD3fDAPs9GTmpB5ZmzXYyY/trecho-da-carta-da-jamaica-escrita-por-simon-bolivar-1815.pdf
Problematização
Orientações: Neste momento, os alunos irão trabalhar com mais duas fontes: o Mapa da Grã-Colômbia, república idealizada por Simón Bolívar,
que entre 1819 e 1831 reunia os atuais Colômbia, Venezuela, Panamá e parte do Equador, e a pintura que retrata este líder independentista. Alguns questionamentos podem ser feitos:
- Simon Bolívar, principal líder da independência da Bolívia, aparenta ter a mesma origem étnica que Evo Morales?
- Podemos apontar qual a diferença entre o pensamento de Bolívar e o atual ex-presidente da Bolívia quanto à organização da nação?
- Bolívar pretendia constituir uma grande nação na América em torno de aspectos culturais em comum como a religião católica e a língua espanhola, formando a Grã-Colômbia, esta ideia concorda com as atuais ideias de Evo Morales? Explique.
Os alunos devem indicar que este líder da independência, Simón Bolívar, não possuía características indígenas. Outro apontamento é quanto à diferença entre o pensamento de Bolívar e a ação de Morales: Bolívar desejava a formação de uma grande nação na América, enquanto Morales reconhece que os diversos grupos indígenas do território boliviano constituem nações diferentes devido a seus aspectos culturais e sociais.
Mapa da Grã-Colômbia e Retrato de Simón Bolívar : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDpCyMrgTuecvHVn9hyjyc8J22kGZqPDhXTyERk32yeYMeue9JHnTd7kz9YB/mapa-da-gra-colombia-e-retrato-de-simon-bolivar.pdf
Para você saber mais: Professor, o link do Google Maps a seguir apresenta imagens da Casa da Liberdade, onde foi assinada a declaração da independência boliviana em 1825. Os alunos podem fazer uma visita virtual para conhecer melhor o local, que atualmente abriga um museu histórico.
Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/Freedom+House/@-19.0475463,-65.260112,3a,37.7y/data=!3m8!1e2!3m6!1sAF1QipNJb8OcIJ6Z4jDyxhc2vndf4ZGsZFAG3N9eARFZ!2e10!3e12!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipNJb8OcIJ6Z4jDyxhc2vndf4ZGsZFAG3N9eARFZ%3Dw203-h152-k-no!7i3968!8i2976!4m5!3m4!1s0x93fbcf48c19ec0d1:0x6db15529a97180d8!8m2!3d-19.047508!4d-65.26016 Acesso em: 4 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: No final os alunos devem conseguir identificar a mudança na colocação política dos grupos indígenas na Bolívia desde a independência e identificar o que é uma Constituição Plurinacional. Relacionar as mudanças de pensamento em relação à constituição da nação boliviana de acordo com Simon e as múltiplas nações indígenas de Morales, atualmente. Para encerrar peça aos alunos para formar grupos, e organize um debate entre os alunos sobre a importância do protagonismo dos povos indígenas na constituição de um país e por que estes grupos muitas vezes não recebem a devida importância. Depois peça aos alunos que escrevam uma Carta da Bolívia, abordando a formação Plurinacional do atual território e a importância de considerar os direitos dos povos indígenas do território, diferenciando o pensamento de Simón Bolívar e Evo Morales sobre a formação de uma nação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Maps, Google Drive.
Contexto
Encaminhe por escrito o objetivo da aula e a fotografia do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em celebração do Dia do Estado Plurinacional, com a legenda e o trecho da reportagem da revista Carta Maior sobre a criação do Constituição boliviana de 2008. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes independentemente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões foram incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficientes para a turma.
Solicite que respondam:
- De acordo com a matéria, o que é uma Constituição Plurinacional?
- Qual a relação entre esta constituição e as observações que podem ser tiradas da imagem e da legenda?
Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a estas perguntas, por escrito ou oralmente, através de vídeo ou áudio, pela plataforma que estejam utilizando. Você pode marcar uma aula síncrona, via Google Meets, por exemplo, para ouvir as respostas dos alunos e permitir que discutam as relações que fizeram entre a imagem e o trecho da reportagem.
Problematização
Encaminhe o mapa da Grã-Colômbia, a imagem de Simón Bolívar e o trecho da Carta da Jamaica aos estudantes. Juntamente com as fontes históricas, encaminhe as orientações sobre a atividade a ser feita. Essas orientações também podem ser feitas em formato de vídeo ou áudio.
Nesta etapa, você pode organizar os estudantes em duplas ou trios, que podem se comunicar por Whatsapp ou e-mail para analisarem as fontes, entregarem as conclusões ou trabalhá-las individualmente. Convide os estudantes a investigarem, utilizando o Google Maps, quais países ocupam, atualmente, os territórios da Grã-Colômbia. Questione:
- Simón Bolívar e Evo Morales aparentam ter a mesma origem étnica? Por quê?
- Conforme o trecho da Carta da Jamaica, quais eram as intenções de Bolívar para os países da América?
- Que diferenças podemos apontar entre os ideais de Simón Bolívar, os ideais propostos pela Constituição Plurinacional da Bolívia e pelo ex-presidente do país, Evo Morales?
Os alunos podem compartilhar as respostas uns com os outros. Outra possibilidade é marcar uma aula síncrona com a turma, para que compartilhem as respostas uns com os outros e debatam as ideias.
Sistematização
Para a produção das Cartas da Bolívia sugeridas na sistematização, os alunos podem trabalhar em grupos, construindo as cartas coletivamente através de um documento de texto compartilhado com a turma no Google Drive, ou mesmo pelo grupo de Whatsapp da sala. Eles também podem produzir as cartas individualmente, e postá-las em um mural da sala, como no Padlet, onde podem ler e comentar as produções dos colegas. De qualquer maneira, procure incentivá-los a compartilharem as cartas uns com os outros.
Convite às famílias
Para compreender melhor a situação política recente da Bolívia e o debate político em torno deste tema, recomende a leitura desta matéria da BBC, que apresenta brevemente a questão e as posições contra, a favor ou neutras, de países em relação ao afastamento de Evo Morales da presidência da Bolívia (disponível aqui).
As famílias também podem visualizar imagens da Casa da Liberdade, onde foi assinada a Declaração de Independência da Bolívia, em 1825 (disponível aqui).
Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independência na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
Palavras-chave: Independência, Bolívia, povos indígenas, nação.
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