Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWf9c3y3nar5MuXbHEHW5SF3ERanbCsmmxpWXRTmhk2x3pPsYuFRAwZDtWej/geo8-23und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf
Contextualização - Memorial da América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ehj8QA24JmxasAQJXuGZuN6pwA5MMS4H7gy7jUX57RYWzVseQYqY3NF9hTXS/geo8-23und02-contextualizacao-memorial-da-america-latina.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina, de Carlos Walter Porto-Gonçalves e Pedro de Araújo Quental, disponível em: https://journals.openedition.org/polis/3749. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.
Fonte: América Latina - uma nova colonização, de Elaine Tavares, disponível em: http://www.iela.ufsc.br/noticia/am%C3%A9rica-latina-uma-nova-coloniza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.
Fonte: Tipos de colonização da América, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-colonizacao-america.htm. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.
Fonte: Obras/Esculturas, de Fundação Oscar Niemeyer, disponível em: http://www.niemeyer.org.br/escultura/m%C3%A3o-no-memorial-da-am%C3%A9rica-latina. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de colonização da América Latina. Em seguida, comente que a discrepância econômica encontrada, ainda nos dias de hoje, entre os países da América Latina e os países considerados desenvolvidos, é consequência do acentuado processo de exploração desta região pelos europeus durante o período de colonização. Posteriormente, ressalte que o desenvolvimento industrial, os sistemas de saúde e educação, na maioria dos países, ineficientes para atender as demandas da população, bem como as dificuldades de acesso à informação, dentre outros, retardam o processo de desenvolvimentos dos países da América Latina.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina. Neste momento, comente com os alunos que a colonização do continente americano transcorreu de duas formas distintas: enquanto a América Anglo-Saxônica foi marcada por colônias de povoamento (práticas voltadas para povoar e desenvolver a região); a América Latina foi marcada por colônias de exploração (sistema baseado no cultivo de produtos tropicais e na extração de riquezas naturais das colônias para fins de enriquecer as metrópoles). Depois, ressalte que, devido aos distintos processos de colonização vivenciados no continente que, ainda hoje, observa-se discrepâncias no desenvolvimento entre os países da América Anglo-Saxônica e da América Latina.
Material complementar
Mapa mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWf9c3y3nar5MuXbHEHW5SF3ERanbCsmmxpWXRTmhk2x3pPsYuFRAwZDtWej/geo8-23und02-contextualizacao-mapa-mundi.pdf
Contextualização
Orientações: Retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam a ilustração, comente que este monumento, criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, encontra-se no Memorial da América Latina. Questione se os alunos já tiveram a oportunidade de visitar o Memorial e posteriormente pergunte o que eles acreditam que esta escultura representa. Em seguida, exponha a fala do arquiteto sobre a escultura para os alunos: “A terceira escultura foi a grande mão que desenhei, construída no Memorial da América Latina, em São Paulo, com o mapa do continente a escorrer sangue e esta frase elucidatória: ‘Suor, sangue e pobreza marcaram a história dessa América Latina tão desarticulada e oprimida’. Agora urge reajustá-la, uni-la, transformá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz".
Material complementar
Memorial da América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ehj8QA24JmxasAQJXuGZuN6pwA5MMS4H7gy7jUX57RYWzVseQYqY3NF9hTXS/geo8-23und02-contextualizacao-memorial-da-america-latina.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, faça questionamentos como “Por que, mesmo após o período de colonização, os costumes das metrópoles continuam tão enraizados em suas antigas colônias?”, “Você acredita que, se os países da América Latina não tivessem sido colonizados, a cultura e costumes de suas antigas metrópoles teriam espaço naquela época? E atualmente? Justifique.” Em seguida, explique para os alunos que eles deverão seguir esta linha de raciocínio, montando suas esquetes com base nas transformações dos costumes e tradições dos povos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de, no máximo, 6 pessoas e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Explique que os grupos deverão produzir em, no máximo, 17 minutos, esquetes (peças de curta duração) que tenham como base a discussão das consequências do processo de colonização na América Latina, no que tange às transformações dos costumes e tradições dos povos. Conforme exposto no item Problematização, relembre aos alunos que cada grupo deverá ser formado por colonizados (antes de sofrerem o processo de colonização, refletindo acerca do que poderia vir a acontecer) ou colonizadores (debatendo sobre as vantagens e desvantagens atreladas ao processo de colonização). Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, circule pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Ação Propositiva
Orientações: Após a produção das esquetes, solicite que os grupos se apresentem para toda a turma. Neste momento, cada grupo terá, no máximo, 3 minutos para se apresentar, exibindo o novo desdobramento criado para a situação hipotética indicada no item Problematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensarem na forma como a história se desenvolveu no período de colonização da América Latina. Faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Em seguida, sugira que reflitam sobre seus atos e inerentes consequências, que podem transformar sua própria história, bem como a vida de outras pessoas.