GEO8_15UND04 - Cartas para impressão - Cartas
Plano de Aula
Plano de aula: Bacias Hidrográficas da América Latina
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você deverá utilizar os materiais produzidos, que serão disponibilizados junto à este plano de aula.
Caso você tenha alguma dúvida sobre as informações ou elas precisem ser atualizadas, você pode editar os arquivos e/ou consultar as fontes.
Utilize também um mapa do continente americano ou um mapa mundi para a apresentação do tema, contextualização e para a etapa das sistematização.
Material complementar:
Imprima o material “Cartas para Impressão” preferencialmente em papel cartão (um pouco mais grosso que o sulfite). Se você tiver condições, plastifique as cartas para que elas não sejam danificadas durante o uso.
Atenção: Você deve imprimir um número de cópias igual ao número de alunos da sala dividido por 4, uma vez que cada grupo de 4 alunos deverá ter um jogo de cartas completo.
Imprima também as “Regras do Jogo”, para explicar aos alunos e tirar possíveis dúvidas que possam surgir.
Link para os arquivos:
Cartas para impresssão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDFTV79FbABsUVs4apsH8wZwvnt8kxVWXxKse4UMqmRMdzcSvX4BN6pafvqm/geo8-15und04-cartas-para-impressao-cartas.pdf
Regras do Jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nqaGx245zXcMzcfG7wDPAWBgjXxQCb2rjvmE65CZJTa2ganKhSETX5Ssf83T/geo8-15und04-regras-do-jogo.pdf
Fontes das Informações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w4HPwqrJPeGxqPu9rgpaB8QV49qtyhYXenzSwaBaUE7MP9dFfbE66PAuTAuJ/geo8-15und04-fontes-das-informacoes.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira saber um pouco mais sobre cada uma das bacias, acesse os sites que falam especificamente sobre cada uma delas.
Os sites consultados estão disponibilizados no arquivo “Fontes das Informações”.
Como a quantidade de bacias é muito grande e as informações são dinâmicas, sugere-se que você faça outras buscas na internet sobre aqueles assuntos, Bacias hidrográficas ou rios que você precise se aprofundar.
Para conhecer melhor as principais bacias da América Latina, você ainda pode acessar os sites abaixo:
Bacia do Prata. Disponível em: <http://ecoa.org.br/agua/bacia-do-rio-da-prata/>. Acesso em: 28 fev. 2019
Hidrografia do Continente Americano. Disponível em: <https://amigopai.wordpress.com/2017/05/02/hidrografia-do-continente-americano/>. Acesso em: 28 fev. 2019
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Secretaria de Recursos Hídricos. Caderno da Região Hidrográfica Amazônica. Brasília: MMA, 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/161/_publicacao/161_publicacao03032011024915.pdf>. Acesso em 28 Fev. 2019
SAUTCHUCK, Jaime. O rio Orinoco também forma o Amazonas. Disponível em: <https://www.xapuri.info/amazonia-agenda/o-rio-orinoco-tambem-forma-o-amazonas/>. Acesso em: 28 fev 2019.
Use também as informações que você encontrar em livros didáticos disponíveis e outras fontes que você possa encontrar na internet.
Contextos prévios: O conteúdo a ser ministrado nesta aula é bastante extenso, por isso é importante que você faça um trabalho prévio com os alunos para que algumas questões importantes possam ser trabalhadas.
Você pode pedir aos alunos que pesquisem um pouco sobre cada uma das bacias hidrográficas a serem trabalhadas. Essa pesquisa pode ser feita individualmente ou em duplas dependendo do tamanho da turma.
Nesta pesquisa, os alunos devem pesquisar a localização das bacias no continente americano e além disso devem destacar as principais características de cada um dos cursos d’água para compartilharem com os colegas posteriormente.
Exemplos:
- Rio Doce: Banha nos estados de MG e ES. Foi um Rio que sofre uma forte agressão após a tragédia de Mariana (Rompimento das Barragens de Rejeito de Minério de Ferro da Samarco). É um Rio que tem grande notoriedade por comportar em suas margens a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que escoa grande parte da produção de minério de ferro do país.
- Rio Tietê: Banha a maior cidade do país (São Paulo - SP), sua bacia é responsável pelo abastecimento de grande parte da população da região metropolitana de São Paulo. Comporta uma das principais hidrovias do país (Hidrovia Tietê-Paraná).
- Rio Grande: Rio que tem grande importância por fazer fronteira entre os EUA e o México, sendo uma fronteira natural que separa a parte mais desenvolvida da América e a menos de desenvolvida (América Latina).
- Rio Amazonas: Maior Bacia Hidrográfica do Mundo, banha as duas principais cidades do Norte do País (Belém e Manaus) e sua vazão corresponde a aproximadamente 15% de toda água doce do planeta.
Após esses levantamentos, os estudantes terão conhecimento sobre uma bacia/ rio e serão levados a comparar as características da bacia estudada com as demais bacias do continente americano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e informe aos estudantes que o objetivo da aula é que todos possam comparar e compartilhar informações sobre as bacias.
Como adequar à sua realidade: Use como exemplo um Rio e sua bacia que seja de conhecimento dos alunos por banhar a cidade em que os alunos vivem e explique que existem várias bacias hidrográficas espalhadas pelo mundo.
Localize o Rio e sua bacia no mapa da cidade/ estado/ país para explicar os conceitos de bacia e sub-bacia, relembrar o conceito de afluentes, nascente, foz, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mostre aos alunos que existem vários tamanhos de bacias hidrográficas e que muitos fatores como o abastecimento de água, a disponibilidade hídrica, a produção agrícola e industrial e etc. estão relacionados com os cursos d’água.
Mostre ainda que a América Latina é um continente muito diverso e por isso, a quantidade e diversidade de bacias hidrográficas é muito grande.
Como adequar à sua realidade: Localize a cidade onde a escola está situada numa bacia hidrográfica e tente demonstrar num mapa o percurso das águas até a foz.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Relembre o conceito de bacia hidrográfica ilustrando o que são as bacias com a imagem exposta no slide.
Há uma imagem da bacia do Rio Doce para ilustrar/ exemplificar.
Você pode incluir outras imagens que encontrar na internet ou em livros didáticos para ilustrar melhor.
Informe aos alunos que agora eles terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor cada uma das bacias e rios do continente através de um jogo.
O Jogo em questão trata-se de uma espécie de Super Trunfo. É provável que os alunos conheçam o jogo, mas caso seja necessário relembre as regras e destaque as adaptações que foram feitas.
Problematização
Orientações: Relembre o conceito de bacia hidrográfica ilustrando o que são as bacias com a imagem exposta no slide.
Há uma imagem da bacia do Rio Doce para ilustrar/ exemplificar.
Você pode incluir outras imagens que encontrar na internet ou em livros didáticos para ilustrar melhor.
Informe aos alunos que agora eles terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor cada uma das bacias e rios do continente através de um jogo.
O Jogo em questão trata-se de uma espécie de Super Trunfo. É provável que os alunos conheçam o jogo, mas caso seja necessário relembre as regras e destaque as adaptações que foram feitas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 alunos e distribua um jogo de cartas para cada grupo.
Cada aluno ficará com 7 cartas e então o jogo deve ser iniciado.
É possível que o jogo acabe antes dos minutos previstos, neste caso, oriente aos estudantes a embaralhar as cartas e recomeçar até que o tempo tenha se esgotado.
Quanto mais vezes eles jogarem terão contato com um maior número de bacias e rios.
Cartas para impresssão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDFTV79FbABsUVs4apsH8wZwvnt8kxVWXxKse4UMqmRMdzcSvX4BN6pafvqm/geo8-15und04-cartas-para-impressao-cartas.pdf
Regras do Jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nqaGx245zXcMzcfG7wDPAWBgjXxQCb2rjvmE65CZJTa2ganKhSETX5Ssf83T/geo8-15und04-regras-do-jogo.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 19 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos quais foram as cartas e bacias que chamaram mais a atenção deles, seja pelos valores muito altos ou muito baixos.
Peça então, para que cada estudante revele qual foi o Rio / Bacia da sua pesquisa, localize ele num mapa do continente americano e compartilhe as principais informações que ele pesquisou com os colegas.
Complemente as informações que os estudantes passarem com eventuais destaques sobre cada bacia hidrográfica, caso você julgue que algum item relevante não tenha sido citado.
Mostre que as pequenas extensões dos Rios “Maipo” e “Santa” por exemplo se dão por conta da presença da Cordilheira dos Andes na porção oeste da América Latina.
Chame atenção para o Canal do Panamá, que apesar de não ser um curso d’água natural tem uma grande importância para o transporte de mercadorias e para o comércio internacional, chamando atenção para os Rios e Bacias como potenciais vias de transporte de cargas e passageiros.
Use o Rio Doce, para falar sobre os riscos a que estão submetidos os cursos d'água e sobre a importância de preservar e cuidar dos recursos hídricos superficiais.
Destaque a Bacia Amazônica e o grande volume d’água de todos os seus afluentes, para chamar a atenção do grande potencial e importância ambiental e econômica da bacia.
Use as características trazidas pelos alunos sobre os Rios da América do Norte (Mississippi, Missouri, Hudson, São Lourenço) para mostrar que os recursos hídricos são utilizados fortemente pelos países mais desenvolvidos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Meet
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer as principais bacias hidrográficas da América Latina e suas características. Informe aos estudantes que o objetivo da aula é que todos possam comparar e compartilhar informações sobre as bacias. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie um áudio e explique aos alunos que existem vários tamanhos de bacias hidrográficas e que muitos fatores, como o abastecimento de água, a disponibilidade hídrica, a produção agrícola e industrial etc., estão relacionados aos cursos d’água. Mostre ainda que a América Latina é um continente muito diverso e, por isso, a quantidade e a diversidade de bacias hidrográficas é muito grande. Incentive-os a enviar mensagens. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Envie a imagem da bacia hidrográfica do Rio Doce, disponível aqui. Você pode incluir outras imagens que encontrar na internet ou em livros didáticos para ilustrar melhor. Pergunte aos alunos: "Todas as bacias hidrográficas são iguais? Quais são as características que as diferenciam?". Incentive-os a participar e solicite que façam anotações no caderno sobre essas questões. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Envie a todos os alunos as regras do jogo que irão realizar, disponíveis aqui. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e distribua um jogo de cartas, disponível aqui, para cada grupo. Cada aluno ficará com 7 cartas; então, o jogo deve ser iniciado. É possível que o jogo acabe antes dos minutos previstos; neste caso, oriente aos estudantes a embaralhar as cartas e recomeçar até que o tempo tenha se esgotado. Quanto mais eles jogarem, terão contato com um maior número de bacias e rios. Peça que os alunos tentem jogar de forma virtual, por exemplo, combinado um encontro via Google Meet ou até mesmo por videochamadas via WhatsApp. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Pergunte aos alunos quais foram as cartas e bacias que chamaram mais a atenção deles, seja pelos valores muito altos ou muito baixos. Peça então que cada estudante revele qual foi o rio ou bacia de sua pesquisa, localize-o num mapa do continente americano e compartilhe as principais informações que pesquisou com os colegas. Complemente as informações dos estudantes com eventuais destaques sobre cada bacia hidrográfica, caso você julgue que algum item relevante não tenha sido citado. Professor, retome o seu objeto de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem sobre bacias hidrográficas disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer as principais bacias hidrográficas da América Latina e suas principais características
Habilidade (s) da Base: (EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da America Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
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