Plano de Aula

Plano de aula: Os papéis nos esportes de invasão

Descrição

Neste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes experimentem os esportes de invasão, conhecendo e vivenciando os papéis de jogador, aquele que participa e atua no jogo, árbitro, que desempenha a função de fazer cumprir as regras, e técnico, que orienta e dirige uma equipe ou atleta, compreendendo a lógica interna desses esportes e as possibilidades de utilizá-los em seus momentos de lazer.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar as características e a lógica interna dos esportes de invasão.
  • Experimentar esportes de invasão usando habilidades técnicas e táticas com ênfase na ocupação de espaços e relações de colaboração.
  • Identificar como os elementos técnicos individuais são condicionados pelos sistemas de jogo e regras presentes nos esportes de invasão.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão.
  • Vivenciar os diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) nos esportes de invasão.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de invasão.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania