Atividade para impressão - Orientações para elaboração de projeto - Sequestro de carbono
Plano de Aula
Plano de aula: Sequestro de carbono
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI12 e EF07CI12. Assim, já devem ter sido discutidas com os alunos questões como o ar ser uma mistura de gases, sua composição e a possibilidade de fenômenos naturais ou antrópicos poderem alterar essa composição. Estas informações estão relacionadas com o papel fundamental do efeito estufa para o desenvolvimento da vida na Terra, assim como as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.). Questões que tratam da discussão de propostas para a reversão ou controle desse quadro também já devem ter sido discutidas. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a criação de um projeto para aumentar o sequestro de carbono. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o sequestro de carbono. Faça perguntas como:
- O que vocês entendem por sequestro de Carbono? (certamente, você não precisa responder nada neste momento, mas é interessante verificar o que eles pensam sobre o título);
- O que é Carbono? (é possível que os alunos já saibam definir o carbono como um elemento químico representado pela letra C);
- Onde é possível encontrar Carbono? (é possível que alguns alunos citem sua presença entre os gases da atmosfera, poluição e talvez até mesmo no gás do refrigerante);
- Além das formas gasosas, onde podemos encontrá-lo? (alguns alunos podem citar exemplos do grafite ou diamante, caso não citem, dê estes exemplos a eles e diga que no próximo slide você irá falar mais sobre isso).
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide. Faça uma leitura do fluxograma e relembre os alunos do ciclo do Carbono, que é sua circulação fechada nos compartimentos da biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera. Na atmosfera há principalmente dióxido de carbono (C02), que mesmo em pequena proporção em relação ao carbono planetário (0,001%) é essencial à vida na Terra e ao equilíbrio do clima. Também há carbono fixado nas rochas sedimentares, combustíveis fósseis e em todos os seres vivos. A concentração na atmosfera de alguns gases-estufa, principalmente o C02 e o metano (CH4), aumentou de modo considerável nas últimas décadas. Esta mudança é resultado do desbalanço entre as entradas e as saídas de carbono devido à queima de combustíveis fósseis, ao desmatamento e às queimadas de vegetação, principais responsáveis pela observação do aquecimento global nos últimos 100 anos.
Na divisão dos tempos, sugiro deixar 10 minutos para a explicação deste ciclo.
Contexto
Orientações: Projete o slide e explique aos alunos que este gráfico demonstra o aumento na concentração de dióxido de carbono na atmosfera ao longo dos anos, formando uma curva ascendente. Essa concentração está representada no eixo vertical em ppm, que significa “Partes por milhão” e indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução. É uma grandeza que serve para relacionar a massa do soluto com a de soluções que estão muito diluídas.
Diga também a eles que no ano de 2013 foi divulgado pela NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) um dado preocupante: de que a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera ultrapassou pela primeira vez (talvez em alguns milhões de anos) a marca de 400 partes por milhão (ppm), sendo que antes da Revolução industrial, no século 19, era de 280 ppm.
Este gráfico do slide é denominado “curva de keeling”, sobrenome do pesquisador que deu início ao monitoramento de CO2 em Mauna Loa em 1958.
Na divisão dos tempos sugiro deixar 5 minutos para a explicação deste gráfico.
ESCOBAR, H. Dióxido de carbono atinge marca perigosa na atmosfera. 2013. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/dioxido-de-carbono-atinge-marca-perigosa-na-atmosfera/. Acessado em: 16 de julho de 2018.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora e peça para que os alunos proponham hipóteses. Não se preocupe em fazer explicações neste momento, apenas fique atento para que cada um fale de uma vez, podendo ouvir uns aos outros.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: organize os alunos em grupos de 3 a 5 alunos. Eles deverão elaborar um projeto sobre aumento do sequestro de carbono ou sobre diminuição da liberação deste gás na atmosfera. Projete o slide, leia as orientações e explique para eles o que deve conter em cada um destes tópicos:
- O “título” deve ser bem criativo e representar a ideia principal do projeto;
- A “justificativa” deve apresentar a importância do projeto ser realizado, contendo alguma demanda local ou global;
- “Público-alvo” é quem irá se beneficiar com o projeto;
- Na “metodologia de execução” é necessário descrever o projeto em si, ou seja, como ele será realizado contendo o passo a passo;
- Em “equipe responsável”, eles devem relacionar quem irá executar o projeto;
- Em “duração”, eles devem especificar quanto tempo irá durar a execução do projeto.
Caso julgue ser necessário, há disponível para impressão as orientações específicas aos alunos para a redação destes itens no material complementar.
Após a montagem dos projetos, os alunos deverão apresentá-los oralmente para os restante da sala.
Na divisão do tempo, sugiro deixar 12 minutos para a elaboração do projeto e 18 minutos para a apresentação. Caso os alunos sintam-se motivados para elaborar algo mais complexo, dê a eles a oportunidade de apresentar em aulas posteriores e, até mesmo, para o restante da escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: espera-se que durante o decorrer desta aula os alunos tenham compreendido que sequestro de carbono é a nomenclatura dada para o processo de remoção do carbono. Este processo ocorre principalmente em oceanos, florestas e outros organismos que, por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. Peça para que os alunos registrem esta definição em seus cadernos. Após a atividade de mão na massa, espera-se que tenha havido ampla discussão e que eles tenham chegado à conclusão de que, para aumentar o sequestro de carbono, é preciso a preservação ambiental e reflorestamentos. Deixe isso bem enfatizado neste momento. Caso seja possível, como forma de sistematização desta aula, sugiro que você passe este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZSiU6N8tBzI. Explique a eles que, geralmente, os editais para financiamento de projetos requerem alguns itens a mais do que foi proposto a eles, como: capa, apresentação, objetivos específicos, parcerias, cronograma e orçamento detalhado por exemplo.
A fim de aprofundar suas discussões e explicações aos alunos, recomendo acessar os links a seguir:
- https://www.youtube.com/watch?v=L9M6jApgbYU (A agricultura e o sequestro de carbono)
- http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/clima/clima05.htm (tópico sobre o sequestro de carbono)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o gráfico do slide "Contexto". Proponha que anotem as percepções sobre o gráfico. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como aumentar o sequestro de carbono?
Mão na massa
Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa”. Escolha um dos objetivos e envie por word:
Objetivo 1: aumentar o sequestro de carbono.
Objetivo 2: diminuir a liberação de carbono.
Oriente os estudantes que, além do objetivo, o projeto deve conter:
- Título;
- Justificativa;
- Público-alvo;
- Metodologia de execução;
- Equipe responsável;
- Duração.
Divida a turma em grupos com cinco integrantes.
Explique que eles podem se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, proponha uma conversa para ampliar a compreensão sobre o sequestro de carbono e relacioná-lo ao processo de remoção do próprio carbono.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sequestro de carbono
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Conceituar o sequestro de carbono e discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eloísa de Souza Carvalho
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda