Mão na massa – Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Reprodução nos animais vertebrados e sua relação com a conquista do ambiente terrestre
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos reprodutivos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que está contemplada em sua totalidade ao longo da sequência de aulas da unidade, logo esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_06VE01 e CIE8_06VE02.
Materiais necessários para a aula: Computador e projetor (data show), se disponíveis em sua escola ou imagens para a etapa “Contexto”, cartões dos animais para a etapa “Mão na massa”, materiais diversos para confecção de lapbook (folha sulfite, papel cartão, papéis coloridos, post-its, canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte etc.), imagens ilustrativas diversas dos animais escolhidos para que os alunos construam o lapbook, caderno/bloco de papel e lápis/caneta, materiais para pesquisa (acesso à internet, livros e revistas sobre o assunto abordado na aula) e papelão ou cartolina 40 quilos para a etapa “Sistematização”, previamente preparado no formato de lapbook.
Para a etapa “Mão na massa” você poderá levar um modelo de lapbook para ilustrar aos alunos ou compartilhar sugestões como as destes vídeos, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM e https://www.youtube.com/watch?v=W5nm69FWgj4 (estão em inglês e espanhol, mas são bem ilustrativos).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem as características que auxiliam os animais a se manterem no ambiente terrestre, enfatizando as características reprodutivas. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos alunos três imagens de animais em seus habitats e peça que analisem as suas principais características. Em seguida você começará a fazer questionamentos para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos. Seguem abaixo algumas sugestões:
- É possível encontrar semelhanças nestes animais? Quais?
- Quais características corporais (externas ou internas) diferenciam estes animais?
- É possível que estas características estejam relacionadas ao habitat em que estes animais se encontram?
- O nicho ecológico (condições ambientais, recursos e interações que permitem a sobrevivência de uma espécie) desses animais também se altera em relação à cada um dos ambientes?
- Com relação ao ciclo de vida, é possível identificar diferenças? Quais?
Materiais necessários: Se necessário, imagens impressas de diferentes animais vertebrados em diferentes habitats ou computador e projetor (data show).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Sugestões de materiais complementares referentes ao conteúdo abordado e a metodologia utilizada para ampliar o seu conhecimento:
- http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf
- https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122074/1/12-fauna.pdf
- https://www.euquerobiologia.com.br/site/wp-content/uploads/2016/01/4-Sarcopterygii-Conquista-do-meio-terrestre-amphibia.pdf
- https://wehavekids.com/education/lapbook-planning
- https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM
- https://www.youtube.com/watch?v=vgnO_gItbpI
- https://www.youtube.com/watch?v=TXwO1dLO0mQ
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
A - Sugestão de tempo para esse momento: 20 minutos. Você apresentará aos alunos 7 cartões com representantes de animais vertebrados, de forma que possibilite no mínimo dois exemplos para cada diferente ciclo de vida:
- Animais com ciclo de vida exclusivamente aquático (exemplos de peixes);
- Animais com ciclo de vida dividido em duas fases: aquática e terrestre (exemplos de anfíbios) – transição para a vida terrestre;
- Animais com ciclo de vida exclusivamente terrestre (exemplos de répteis, aves e mamíferos).
Disponibilizamos um material complementar com sugestões de https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V8TV8twdwsVWW6EHcVjBJYkCPswYhY4vWVVDFT897ysqz8nUYZXad3v65kSN/cie8-06ve05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf das seguintes espécies: Peixe Dourado, Arraia de água doce, Perereca medusa, Salamandra-de-fogo, Serpente Jararaca, Arara Vermelha e Onça Pintada.
Atenção: Você poderá aumentar a quantidade ou trocar os animais sugeridos dependendo da turma e caso tenha um tempo maior disponível.
Com a turma dividida em grupos os cartões serão sorteados. Os alunos, por sua vez terão que pesquisar as principais característica deste animal e montar um lapbook dele. É importante que o professor auxilie com os principais tópicos que este lapbook deverá conter: Reprodução; Nicho ecológico (condições ambientais, recursos e interações que permitem a sobrevivência de uma espécie); Habitat; Curiosidades.
Você poderá levar um modelo de lapbook para ilustrar aos alunos ou compartilhar sugestões como as deste vídeo, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=zFVJ2OBMICM (está em inglês, mas é bem ilustrativo).
B - Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Cada grupo deverá compartilhar seu lapbook com os demais alunos e fazer o registro das principais informações em seu caderno. Ao final, você deverá debater com os alunos alguns pontos da pesquisa, como:
- Quais características diferenciam e permitem a sobrevivência de algumas espécies no ambiente terrestre? E quais não permitem? Por quê? (Nesse momento, você poderá listar todas elas no quadro)
- Por que as mudanças reprodutivas foram tão importantes para a conquista do ambiente terrestre pelos animais? (Nesse momento espera-se que os alunos listem pontos específicos na forma reprodutiva desses grupos de animais que desvincularam-se da presença obrigatória da água, como: fecundação externa para uma fecundação interna; a mudança na formação de ovos – passando a ter uma casca resistente à perda de água; surgimento do desenvolvimento embrionário no interior do corpo da fêmea – animais vivíparos)
Materiais necessários: Cartões impressos dos animais, materiais diversos para confecção do lapbook (folha sulfite, papel cartão, papéis coloridos, post-its, canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte…), imagens ilustrativas diversas dos animais escolhidos para que os alunos construam o lapbook, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para pesquisa (acesso à internet, livros e revistas sobre o assunto abordado na aula).
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a ajuda de todos, você irá montar um grande lapbook coletivo (de preferência esse material deverá ser confeccionado em papelão ou cartolina 40 quilos). Com uma base de lapbook pré dividida em três partes, relacionadas ao habitat (aquático, transição e terrestre) os alunos serão convidados a colar os cartões entregues aos grupos no início da aula na parte correspondente a característica do animal. Enquanto colam, cada grupo poderá justificar os motivos de suas escolhas.
Ao final, os alunos deverão debater sobre a posição desses animais no lapbook coletivo e alunos voluntários deverão escrever as características reprodutivas que evidencia a conquista do ambiente terrestre por parte de alguns indivíduos exemplificados na aula. Depois, todos os alunos deverão registrar essas características no caderno e todos os lapbooks poderão ficar expostos na sala de aula para possíveis consultas posteriores.
(Atenção: dependendo do contexto de sua turma, este momento pode necessitar de mais tempo, então recomenda-se utilizar mais de uma aula.)
Materiais necessários: Cartões dos animais da etapa “Mão na massa”, materiais diversos para confecção do lapbook coletivo, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e papelão ou cartolina 40 quilos previamente preparado no formato de lapbook.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os alunos verem a imagem nos slides "Contexto" e analisarem as principais características dela. Peça para que eles reflitam sobre a questão disparadora:
- Quais características permitiram que os animais vertebrados conquistassem o ambiente terrestre?
Mão na massa
Divida a turma em 7 grupos.
Envie os animais para cada grupo via Whatsapp.
Grupo 1 - Salamadra-de-fogo
Grupo 2 - Peixe Dourado
Grupo 3 - Arraia de água doce
Grupo 4 - Cobra Jararaca
Grupo 5 - Perereca Filomedusa
Grupo 6 - Onça-pintada
Grupo 7 - Arara Vermelha
Peça para eles criarem:
1. Uma ficha taxonômica com as informações dos animais.
2. Um quadro com as características do animal, habitat, reprodução, alimentação etc.
Oriente-os a inserir as características reprodutivas que evidencia a conquista do ambiente terrestre por parte de alguns indivíduos exemplificados.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma videoconferência pelo Google Meet. Proponha uma conversa para que os alunos compreendam sobre o habitat (aquático, transição e terrestre).
Use o Padlet, recurso digital, para as fichas taxonômicas.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
Reprodução nos animais vertebrados e sua relação com a conquista do ambiente terrestre
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as características que permitiram a reprodução dos animais vertebrados no ambiente terrestre.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que está contemplada em sua totalidade ao longo da sequência de aulas da unidade, logo esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_06VE01 e CIE8_06VE02.