Modelo de infográfico
Plano de Aula
Plano de aula: Produção industrial e o consumo de energia elétrica
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo criar um infográfico com sugestões como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria, focando na redução do desperdício com ações de gerenciamento no uso da energia. O aluno, no fim da aula, deverá entender a importância da eficiência energética na indústria devido à importância da participação deste segmento no consumo de energia no Brasil. Aplicações de medidas de gerenciamento de energia, além de reduzir o impacto sobre a natureza, também aumentam a competitividade dos produtos industriais porque saem com menor custo de produção e têm uma imagem melhor, pois em algumas situações podem ser classificados como Eco friendly product, numa tradução livre, produto amigo da natureza. Além disso ações de gerenciamento no consumo de energia estão entre as medidas mais indicadas e aplicadas em países desenvolvidos, pois normalmente apresentam ganhos muito interessantes em comparação com o custo de adequação.
Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:
http://www.abesco.com.br/pt/o-que-e-eficiencia-energetica-ee/
Estrutura necessária:
Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI
Laboratório de informática;
Acesso à internet.
Opção 2: Infográfico manual:
- 8 a 10 folhas de papel 60kg branca.
- Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Entre as classes que mais consomem energia: Pública, Residencial, Comercial e Industrial, qual delas vocês acreditam que consome mais energia? Por quê? Qual é a importância da eficiência energética na indústria para a sociedade? Permitir que alguns alunos se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.
Apresentar o objetivo da aula: Propor ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância dessas ações para o Brasil.
Construir um infográfico com base no modelo apresentado com propostas coletivas de ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância destas ações para o Brasil.
Observações:
Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. E algumas sugestões dadas pelos alunos, podem ser selecionadas como parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso o professor verifique espaço em seu planejamento para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
Professor, lance uma reflexão para a turma: Dados recentes apontam que a indústria saiu de 35,7% de consumo de energia e já está consumindo 41% de toda energia elétrica produzida no país. Se o setor industrial consome tanta energia, e, quanto mais energia é consumida, maiores são o impacto ambiental e o custo de produção. Contudo se reduzirmos a produção industrial, a geração de riqueza do país também é reduzida e aumenta o desemprego. Como podemos, então, reduzir o consumo de energia sem reduzir a produção industrial? Peça para a turma sugestões para este problema.
Professor, caso a turma não apresente um envolvimento inicial, questione se a seguinte proposição se apresenta como solução viável:
- Reduzir o desperdício de energia na indústria.
- Aplicar ferramentas de eficiência energética.
Professor, agradeça à turma pela participação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Professor, peça a participação da turma para indicar possíveis ideias para a pergunta proposta. E, para uma retomada em outra aula, caso deseje, registrar as percepções da turma.
As respostas esperadas são:
ADEQUADAS:
- Aplicar ferramentas de gestão energética.
- Reduzir as perdas e desperdícios no uso da energia.
- Promover ou estimular a eficiência energética.;
- Usar fontes de energia renováveis, as quais normalmente são menos poluentes, têm menor impacto ambiental e não são extinguíveis.
- O governo estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos.
- Criar um selo verde Empresa amiga da natureza.
INADEQUADAS:
- Fechar algumas fábricas;
- Reduzir a produção industrial;
- Multar as empresas que consomem muita energia.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta atividade é desenvolver um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria chamada de “Indústria + verde”, contudo este nome pode ser alterado conforme a criatividade da turma, sendo apenas uma sugestão para a atividade. Sugiro dividir a turma em cinco grupos de três ou quatro alunos (dependendo do tamanho da turma) para discutir um tópico a ser escolhido com uma das sugestões de eficientização do infográfico apresentado como modelo (sugiro indicar o tópico de cada equipe para evitar que um mesmo tópico se repita mais de uma vez, enquanto outro não é tratado). A seguir, cada equipe deve receber uma folha em branco para apresentar sugestões para redução do consumo de energia elétrica na indústria associado com o seu tópico, então toda turma se reúne e deve criar um infográfico com cinco a 10 dicas da turma (todas escolhidas pela turma) para estimular a melhoria da eficiência energética na indústria. Caso a turma não consiga desenvolver sugestões viáveis, segue aqui algumas possibilidades:
Ações de governo:
- Criar incentivos fiscais para a indústria que deseja implementar ações de eficiência energética.
- Estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos na aplicação de ações de eficiência energética.
- Criar um selo verde que identifique as indústria que adotaram ações de redução no consumo de energia na fabricação do seu produto.
Ações de iniciativa da própria empresa:
- Desenvolvimento de uma política interna para o uso mais eficiente da energia.
- Fixação de metas e objetivos para atender tal política.
- Uso de dados para melhorar a compreensão e tomada de decisões sobre o uso de energia.
- Realização da medição dos resultados.
- Revisão frequente do funcionamento da política estabelecida.
- Melhoria contínua da gestão da energia.
- Troca de equipamentos menos eficientes por equipamentos mais eficientes.
- Reduzir perdas na produção.
- Treinar os funcionários para uso adequado dos equipamentos.
O infográfico pode ser desenvolvido usando ferramentas como o Google Apresentações, PowerPoint ou mesmo usando sites especializados em infográficos;
- http://ferramentasinteligentes.com.br/design-para-midias-sociais-canva/
- http://ferramentasinteligentes.com.br/criar-infografico-gratis-venngage/
- http://ferramentasinteligentes.com.br/easel-ly/
- http://ferramentasinteligentes.com.br/blugraphic/
Caso a escola não possua laboratório de informática ou acesso à internet, pode-se desenvolver um modelo usando folhas de papel 60kg no formato A4 e canetinhas ou lápis de cor.
OBS.: O infográfico apresentado no slide está disponível no Material de apoio, caso seja de interesse.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta atividade é desenvolver um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria chamada de “Indústria + verde”, contudo este nome pode ser alterado conforme a criatividade da turma, sendo apenas uma sugestão para a atividade. Sugiro dividir a turma em cinco grupos de três ou quatro alunos (dependendo do tamanho da turma) para discutir um tópico a ser escolhido com uma das sugestões de eficientização do infográfico apresentado como modelo (sugiro indicar o tópico de cada equipe para evitar que um mesmo tópico se repita mais de uma vez, enquanto outro não é tratado). A seguir, cada equipe deve receber uma folha em branco para apresentar sugestões para redução do consumo de energia elétrica na indústria associado com o seu tópico, então toda turma se reúne e deve criar um infográfico com cinco a 10 dicas da turma (todas escolhidas pela turma) para estimular a melhoria da eficiência energética na indústria. Caso a turma não consiga desenvolver sugestões viáveis, segue aqui algumas possibilidades:
Ações de governo:
- Criar incentivos fiscais para a indústria que deseja implementar ações de eficiência energética.
- Estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos na aplicação de ações de eficiência energética.
- Criar um selo verde que identifique as indústrias que adotaram ações de redução no consumo de energia na fabricação do seu produto.
Ações de iniciativa da própria empresa:
- Desenvolvimento de uma política interna para o uso mais eficiente da energia.
- Fixação de metas e objetivos para atender tal política.
- Uso de dados para melhorar a compreensão e tomada de decisões sobre o uso de energia.
- Realização da medição dos resultados.
- Revisão frequente do funcionamento da política estabelecida.
- Melhoria contínua da gestão da energia.
- Troca de equipamentos menos eficientes por equipamentos mais eficientes.
- Reduzir perdas na produção,
- Treinar os funcionários para uso adequado dos equipamentos.
O infográfico pode ser desenvolvido usando ferramentas como o Google Apresentações, PowerPoint ou mesmo usando sites especializados em infográficos;
- http://ferramentasinteligentes.com.br/design-para-midias-sociais-canva/
- http://ferramentasinteligentes.com.br/criar-infografico-gratis-venngage/
- http://ferramentasinteligentes.com.br/easel-ly/
- http://ferramentasinteligentes.com.br/blugraphic/
Caso a escola não possua laboratório de informática ou acesso à internet, pode-se desenvolver um modelo usando folhas de papel 60kg no formato A4 e canetinhas ou lápis de cor.
OBS.: O infográfico apresentado no slide está disponível no Material de apoio, caso seja de interesse.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Professor, chame a atenção, ao consolidar com os alunos, que a saída para reduzir o consumo de energia na indústria normalmente passa por ações de eficiência energética associado com estímulos governamentais, regulamentação adequada e mudança de cultura. Porém, a ação mais importante que uma indústria pode adotar custa pouco, gerenciamento das perdas de energia, trazendo também bastante retorno em competitividade com outros produtos, pois a energia elétrica é parte importante no custo de produção da indústria. Além disso, empresas que promovem ações que reduzem o consumo de energia e consequentemente o impacto ambiental podem inclusive em alguns casos ser reconhecidas como empresa “Amiga da natureza”, o que traz grandes benefícios para a imagem da empresa em alguns mercados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os textos do slide "Contexto". Proponha que anotem as percepções. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como o setor industrial pode ser estimulado a melhorar a eficiência no consumo de energia?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Peça para desenvolverem um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria, chamada de “Indústria + verde”. Este nome pode ser alterado conforme a criatividade do grupo, sendo apenas uma sugestão para a atividade.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada toda a turma. Proponha uma conversa sobre reduzir o consumo de energia na indústria, que normalmente passa por ações de eficiência energética associado com estímulos governamentais, regulamentação adequada e mudança de cultura.
Use o Padlet, um recurso digital para criar um mural com os infográficos. Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Produção industrial e o consumo de energia elétrica
8° ano
Objetivos de aprendizagem
Propor ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância dessas ações para o Brasil.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Professor-autor: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo criar um infográfico com sugestões como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria, focando na redução do desperdício com ações de gerenciamento no uso da energia. O aluno, no fim da aula, deverá entender a importância da eficiência energética na indústria devido à importância da participação deste segmento no consumo de energia no Brasil. Aplicações de medidas de gerenciamento de energia, além de reduzir o impacto sobre a natureza, também aumentam a competitividade dos produtos industriais porque saem com menor custo de produção e têm uma imagem melhor, pois em algumas situações podem ser classificados como Eco friendly product, numa tradução livre, produto amigo da natureza. Além disso ações de gerenciamento no consumo de energia estão entre as medidas mais indicadas e aplicadas em países desenvolvidos, pois normalmente apresentam ganhos muito interessantes em comparação com o custo de adequação.
Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:
http://www.abesco.com.br/pt/o-que-e-eficiencia-energetica-ee/
Estrutura necessária:
Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI
Laboratório de informática;
Acesso à internet.
Opção 2: Infográfico manual:
- 8 a 10 folhas de papel 60kg branca.
- Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.