Mão na Massa – Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Movimento anual do Sol e as estações do ano
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Rotação e translação da Terra
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e o tema da presente aula está ligado ao das próximas aulas “As estações do ano nos hemisférios Norte e Sul (CIE8_11TU09)” e “As estações do ano e a translação ao redor do Sol (CIE8_11TU10)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre o movimento aparente do Sol ao longo do ano. Assim, através dessa aula os alunos irão relacionar o movimento anual do Sol às estações do ano.
Para saber mais acesse: http://200.144.244.96/cda/cursos/2019/IA-1ST/aula-2-estacoes-do-ano/2-estacoes-do-ano.pdf e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf
Materiais necessários para a aula: Impressão do arquivo com a situação problema, papel sulfite A4 e lápis.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão relacionar o movimento anual do Sol às estações do ano.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, esquematize no quadro um cenário que mostra o nascer do Sol em posições diferentes. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio relacionado ao movimento aparente do Sol através das perguntas: Qual mudança vocês podem perceber, nessas imagens do nascer do Sol, que mais chama a atenção? As diferentes posições do nascer do Sol está relacionado ao movimento anual do Sol? Será possível relacionar o nascer do Sol às estações do ano?
Espera-se que os alunos percebam que as diferenças no nascer do Sol ocorrem devido ao movimento anual do Sol. Essa variação cíclica nos pontos do horizonte em que o Sol nasce também ocorre quando o Sol se põe.
Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Como relacionar a posição do nascer do Sol às estações do ano?” e relatem suas percepções acerca desses dois eventos. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão relacionar a posição do nascer do Sol às estações do ano.
Mão na masnetssa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, três alunos e explique para os grupos que eles farão uma viagem ao passado, por volta de 2.500 a.C., e encontrarão uma civilização chamada Nhamandu. O chefe dessa civilização revelou que estava com um problema e pediu ajuda a eles. Nesta aula os alunos irão planejar formas de auxiliar a civilização a resolver o problema.
Imprima https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4bXNz3bg9fPgYP8XJ4BzAfkSeUV8JVajZtpP7n6HRRDauvGwHBMVpupbKCD/cie8-11tu08--mao-na-massa--civilizacao-nhamandu.pdf arquivo, entregue para os grupos e oriente-os da seguinte forma: Vocês irão ler o texto que contém informações sobre o local, a situação problema da civilização e alguns dados que irão auxiliá-los. Vocês irão planejar um modo para resolver o problema, desenhando, esquematizando ou escrevendo algo para ensinar os habitantes dessa civilização e depois voltar ao presente. Como a internet só chegará nos próximos 4.500 anos, as pesquisas serão feitas por pergaminhos e relatos orais e estão presentes no texto que vocês irão ler. Discutam em grupo como farão para resolver o problema, planejem sua execução e ensinem a civilização. Vocês poderão instruí-los a construir monumentos ou outras estruturas que julgarem importantes. Façam as anotações das discussões e reflitam em grupo sobre a pertinência do planejamento. Vocês terão 25 minutos para concluir essa atividade.
Entregue uma folha A4 e um lápis para cada grupo e inicie a atividade. Se necessário utilize a resolução da atividade disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sW8pCFtx2X2eTkUSWe9AWrnynFAMKytxmMbxkayzZUJGMAffcqdbtzDzknrN/cie8-11tu08--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf para orientá-lo durante a realização da atividade junto aos alunos. Repare que existem diversas estratégias para resolver o problema proposto e, durante a pesquisa e discussão com o grupo, os alunos terão desafios a serem superados. Essa atividade considera a criatividade dos alunos e, por não apresentar um único modo de resolver o problema, prefira mediar os alunos na resolução desse problema, ao invés de mostrar o exemplo da resolução da atividade. Dessa forma, a aula tornará rica devido a diversidade de estratégias e o aprendizado será mais significativo.
É importante, durante a atividade, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: Qual dado da fala da vovó Jací é importante? Como podemos relacionar a história contada pela mãe da pequena Arapoti à resolução do problema? Será que o caçador Kûarasy já percebeu sobre a periodicidade das estações? Podemos utilizar suas ideias para solucionar o problema? Como o pergaminho 1 pode ajudá-los a solucionar o problema? E o pergaminho 2? Será que é importante fixar um ponto de observação?
Materiais necessários: Impressão do arquivo com a situação problema, papel sulfite A4 e lápis.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como fizeram para ajudar a civilização Nhamandu. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: O que vocês planejaram para marcar as posições do nascer do Sol? Como vocês orientaram as pessoas dessas civilização para prever as estações do ano?
Retome a Questão disparadora e projete o slide ou desenhe, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide. Suscite as reflexões por meio das perguntas: O que está acontecendo com os quatro cenários que mostram o nascer do Sol durante o ano? É possível saber as estações do ano através do nascer do Sol?
Revele aos alunos que o Sol desloca-se regularmente ao longo do horizonte entre dois extremos máximos, tanto no horizonte onde se põe como no horizonte nascente. A regularidade do deslocamento permitiu ao ser humano definir um intervalo de tempo designado como ano. O intervalo de um ano corresponde ao Sol sair de sua posição máxima à esquerda, passar pelo ponto médio, e atingir o extremo máximo à direita, para então retornar ao ponto médio e atingir finalmente o ponto máximo à esquerda novamente. O solstício corresponde ao extremos máximo do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar. O equinócio corresponde ao ponto médio do intervalo de deslocamento, instante no qual o intervalo de duração do período de claridade se iguala ao de escuridão. Durante o intervalo de um ano nós temos dois solstícios e dois equinócios desse modo é possível dividir o intervalo de um ano em quatro períodos que correspondem às estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Ao marcar os pontos onde o Sol nasce ou põe é possível saber as estações do ano. Na linha do Equador todas as estações são muito parecidas. À medida que nos afastamos dessa linha, as estações ficam mais acentuadas.
Para finalizar, diga aos alunos que quando eles retornaram da viagem ao tempo, ficaram sabendo que arqueólogos descobriram resquícios da civilização Nhamandu e que encontraram algo que parece marcar as estações do ano. Construa, junto com os alunos, um pequeno texto que informa, de modo geral, o funcionamento das marcações das estações. Lembre-se de sugerir a inclusão de termos científicos como solstício e equinócio. Após construído o texto, peça para que os alunos façam as correções necessárias e que, após validado, copiem o texto no caderno.
Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os slides "Contexto" e anotarem as observações em relação às imagens. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como relacionar a posição do Sol às estações do ano?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes. Explique para os grupos que eles farão uma viagem ao passado, por volta de 2.500 a.C., e encontrarão uma civilização chamada Nhamandu.
Peça para resolverem o problema que o chefe dessa civilização pediu.
Envie a atividade (disponível aqui) em word, via Whatsapp.
Suscite a reflexão nos grupos com perguntas como:
- Qual dado da fala da vovó Jací é importante?
- Como podemos relacionar a história contada pela mãe da pequena Arapoti à resolução do problema?
- Será que o caçador Kûarasy já percebeu sobre a periodicidade das estações? Podemos utilizar suas ideias para solucionar o problema?
- Como o pergaminho 1 pode ajudá-los a solucionar o problema? E o pergaminho 2?
- Será que é importante fixar um ponto de observação?
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp
Marque uma data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Resolução do problema: (disponível aqui).
Material de apoio: (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Revele aos alunos que o Sol desloca-se regularmente ao longo do horizonte entre dois extremos máximos, tanto no horizonte, onde se põe, como no horizonte nascente. A regularidade do deslocamento permitiu ao ser humano definir um intervalo de tempo designado como ano. O intervalo de um ano corresponde ao Sol sair de sua posição máxima à esquerda, passar pelo ponto médio, e atingir o extremo máximo à direita, para então retornar ao ponto médio e atingir finalmente o ponto máximo à esquerda novamente.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
Movimento anual do Sol e as estações do ano
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o movimento anual do Sol às estações do ano.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
Professor-autor: Hederson Vinicius de Souza
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e o tema da presente aula está ligado ao das próximas aulas “As estações do ano nos hemisférios Norte e Sul (CIE8_11TU09)” e “As estações do ano e a translação ao redor do Sol (CIE8_11TU10)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre o movimento aparente do Sol ao longo do ano. Assim, através dessa aula os alunos irão relacionar o movimento anual do Sol às estações do ano.