Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que o professor já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como a relação entre climas regionais e os padrões de circulação atmosférica e oceânica, bem com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra, além das principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Nesta aula, os alunos farão uma pesquisa sobre inversão térmica para descrever como o fenômeno ocorre, elaborarão um desenho explicativo, citarão as fontes primárias de poluentes atmosféricos que podem ficar presos em uma inversão térmica e, ainda, sugerirão formas de diminuir esses poluentes na atmosfera. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: livros e materiais didáticos sobre o assunto ou computadores e/ou celulares para a pesquisa. Imprima também alguns textos indicados na etapa "mão na massa".
Para saber mais sobre o assunto, acesse os seguintes links:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a inversão térmica. Pergunte se eles sabem o que o termo inversão térmica significa, oriente-os a tentar buscar o significado de cada palavra para proporem uma hipótese do significado do termo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Agora pergunte aos alunos: Por que a poluição se agrava no inverno? Alguns podem relacionar o frio com o aumento do uso de automóveis e lareiras. Diga à eles que esta é uma hipótese válida, mas comente que há algo mais além disso.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Divida os alunos em grupos e distribua as atividades por estações, da seguinte forma: a primeira coluna de grupos será a estação 1, a segunda coluna será a estação 2. A estação 1 receberá a primeira atividade, na qual deverão fazer uma pesquisa para descrever como o ocorre a inversão térmica e elaborar um desenho explicativo. A estação 2 receberá a segunda atividade, na qual deverão pesquisar quais são as fontes de poluentes atmosféricos que podem ficar presos em uma inversão térmica. E ainda, devem sugerir formas de diminuir esses poluentes na atmosfera. Após 10 minutos, peça para que a estação 1 faça agora a segunda atividade e a estação 2, a primeira. Informe que os alunos terão mais 10 minutos para isso. Após a finalização das atividades peça aos alunos para que compartilhem com o restante da turma seus desenhos e suas sugestões para diminuir os poluentes da atmosfera (na divisão do tempo sugiro não ultrapassar 10 minutos nesta apresentação). No tempo restante, peça aos estudantes para pensar em uma experiência prática que demonstre o fenômeno da inversão térmica.
Cronometre para que cada uma das atividades não ultrapasse o tempo sugerido. Circule pelos grupos conforme os alunos realizam as atividades.
Caso sua escola não tenha acesso à internet, além de trazer os livros didáticos, imprima os textos (sem as ilustrações) disponíveis em:
-https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/4175-inversao-termica-fenomeno-poluicao-do-ar-problemas-saude-centros-urbanos-fontes-emissoras-dispersao-chamine-fabricas-topografia-direcao-ventos-clima-transportes-combustao-poluentes-troposfera-temperatura-medidas-diminuicao.html
-https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Consolide o que foi aprendido sobre o conceito de inversão térmica projetando este slide. Explique que, normalmente, o ar que está próximo ao solo é mais quente do que aquele que é encontrado em altitudes superiores. Isso ocorre porque há menos pressão em altitudes superiores do que perto do solo e, a medida que um volume de ar se expande, ele esfria. Esclareça que como há menos pressão, há menos colisões de moléculas, porque elas precisam viajar mais longe antes de encontrar outra molécula (são as colisões que emitem calor, que medimos como temperatura do ar). No entanto, isso só é verdade para uma coluna de ar com densidade uniforme. Quando a densidade do ar na superfície é dramaticamente diferente do ar acima (isto é, o ar denso, frio e seco está na superfície e o ar menos denso, mais quente e mais úmido está acima), então vemos uma temperatura mais quente, acima do que na superfície. Isso quase sempre acontece à noite e com frequência durante o dia nos meses de inverno. Quando o ar ainda está parado nesses momentos, o ar mais frio, devido à sua maior densidade, se acomoda próximo ao solo, e o ar mais quente forma uma manta acima dele, em uma inversão de temperatura. Poluentes no ar, como fumaça e fuligem, também ficam presos perto do chão. A neblina, formada quando a umidade no ar frio se condensa perto da superfície da terra, torna-se fumaça quando combinada com esses poluentes. Portanto, a poluição se agrava no inverno pois ela se concentra na superfície, devido à baixa umidade do ar, que colabora para a inversão térmica.
Para finalizar, exiba um vídeo de uma experiência sobre inversão térmica: https://www.youtube.com/watch?v=SYKeSb2iAQQ