Sobre este plano
Sobre a aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01. Essa aula busca, através de uma leitura de reportagem, alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre fontes de energias não renováveis. Os materiais não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não podem ser substituídos na natureza como, por exemplo, o combustível fóssil, gás natural, urânio, petróleo entre outros. Para saber mais sobre diferentes os materiais não renováveis você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj. A intenção da atividade desta aula é permitir que os alunos organizem os diferentes pontos de vista, de modo que se posicionem sobre os benefícios e malefícios dos materiais não renováveis para produção de energia elétrica.
Material para a aula: Caderno e caneta. Também é necessário três reportagens, disponíveis em:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as diferentes fontes de energias não renováveis.
Para saber mais sobre diferentes tipos de energia, você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir a imagem. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões, como por exemplo:
1. Qual o material usado nessa imagem? (Petróleo)
2. Esse material é importante para produzir energia? (Sim, sua produção é de 1 milhão de barris por dia em meados de 2016. Um crescimento de quase 24 vezes ao ano anterior.)
3. Como podemos encontrar esses materiais? (Em bacias sedimentares, terrenos formados por camadas de minério e material orgânico acumulado ao longo de milênios.)
4. Podemos pensar em outros exemplos? (Urânio e gás natural)
Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.
Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Os grupos receberão o material para leitura para desenvolverem essa atividade investigativa e escolherão um por grupo para registrar os pontos considerados importantes. Peça para cada aluno elencar as ideias abordadas pelo grupo e registrá-las no caderno, pois na sistematização da aula, cada grupo vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema, expondo os pontos principais do texto analisado. O objetivo desse momento é discutir a polêmica que envolve o assunto sobre materiais não renováveis, explicitando diferentes pontos de vistas e que o aluno possa se posicionar tomando também como referência as discussões realizadas nas aulas anteriores. Você deve separar os alunos em três equipes que representam:
- Os cientistas: acreditam que os materiais não são o grande responsável pelos problemas ambientais e que devem-se pesquisar métodos alternativos. (Texto 1)
- A população: representantes da sociedade, essa equipe de trabalho pode procurar argumentos que vão defender os interesses da comunidade local ou global. Isso significa que eles precisam estar preparados para expor suas ideias. (Texto 2)
- O governo: essa equipe deve trazer à tona os interesses do governo. Para isso, os seus representantes precisam ter clareza sobre as ações atuais dos governos e a sua real situação de intervenção. (Texto 3)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Você deve conduzir os alunos na apresentação da atividade construída em aula. Cada grupo deve expor os elementos discutidos para a classe. O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado pelas questões diagnósticas.
Possíveis respostas para as questões diagnósticas:
1. Os materiais não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não podem ser substituídos na natureza como, por exemplo, o combustível fóssil, gás natural, urânio, petróleo entre outros. Para saber mais sobre diferentes os materiais não renováveis, você pode acessar o link: https://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/
2 e 3. Tais questões requer a sua mediação para elencar tais elementos, pois são questões abertas e dinâmicas. Você deve refletir sobre algumas ações que podem contribuir para uma mudança de postura dos cidadãos frente ao meio ambiente.