Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da terra.
Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:
http://www.sbfisica.org.br/v1/novopion/index.php/links/simulacoes-e-animacoes
http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/aula3.htm
https://seteirmas.wordpress.com/2012/02/26/o-dia-sideral-e-o-solar/
Material Necessário para a seção Mão na massa:
- Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
- Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
- Canetinha;
- Régua;
- Tampas (Duas por equipe);
- Cola branca.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
O que define um dia?
Será que os dias são iguais?
Apresentar o objetivo da aula: diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da Terra.
Agradeça a participação da turma.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.
Qual é a importância do movimento de translação da Terra em torno do Sol?
Será que o movimento de translação influência na formação do dia em cada estação do ano?
Agradeça a participação da turma.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio e que estimule a mobilização da turma, tais como:
O dia é definido como o período de tempo determinado por dois fatores, a rotação da Terra em torno do próprio eixo e o referencial adotado se está fixo num ponto do espaço ou no Sol. Quando o referencial está definido num ponto fixo no espaço, tem-se a definição do dia sideral. Já quando o referencial está posto no Sol, o conceito de dia é influenciado pelo movimento de translação da Terra em torno do Sol, pois o Sol não é um referencial fixo para a Terra. Logo, podemos concluir que o dia Sideral e o dia solar não têm comprimento de tempo iguais. Além disso, devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol apresentar velocidades diferentes, no afélio e no periélio, o dia solar tem comprimentos diferentes ao longo do ano (podendo variar até meia hora entre o dia mais curto e o dia mais longo), assim, o comprimento apresentado do dia solar é o comprimento médio ao longo do ano. Já o dia sideral por ter um referencial fixo apresenta um comprimento praticamente fixo.
Agradeça a participação da turma.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Dividir a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:
- Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
- Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
- Canetinha;
- Régua;
- Tampas (Duas por equipe);
- Cola branca.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Ao finalizar a montagem, as equipes devem se reunir para discutir a relação entre os movimentos de rotação e translação da Terra com o dia solar e o dia sideral e construir um documento colaborativo listando as suas principais características: caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, aqui estão alguns pontos para iniciar a discussão e produção do texto:
- O dia solar tem um comprimento associado com a velocidade da Terra no movimento de translação?
- O dia sideral tem um comprimento fixo? Por quê?
O dia solar é influenciado, sim, pela velocidade do movimento de translação da Terra, sendo um dia maior quando o movimento é mais veloz no periélio e um dia mais curto quando o movimento é mais lento no afélio. Enquanto o dia sideral é fixo, pois o referencial é fixo.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Contextualizar para o aluno que os dois fatores mais importantes para o conceito do período de tempo que chamamos de dia é determinado pela rotação da Terra em torno do próprio eixo e o referencial adotado se está fixo num ponto do espaço ou no Sol.
O dia sideral e o dia solar possuem características específicas. O dia sideral é o período de rotação da Terra tomando como referência um ponto no infinito, por exemplo uma estrela, sua duração é 23h56m04,09s. Já o dia solar é o movimento de rotação da Terra, tomando como referência duas passagens sucessivas pelo mesmo ponto no Sol. Como a órbita da Terra é elíptica, sua velocidade orbital não é constante: a velocidade é máxima no periélio (ponto de maior aproximação do Sol) e mínima do afélio (ponto de maior afastamento). Portanto, a duração do dia solar muda constantemente. Portanto, o intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do Sol que define o dia solar varia em até 30 minutos entre o maior e o menor valor ao longo do ano. Contudo, a média desses valores ao longo do ano, chamamos de dia solar médio, é 24 horas.