Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas na utilização de meios de transportes.
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos (slide 3, 4, 5 e 6).
Orientação: Uma aula anterior peça aos alunos que se informem e registrem em seus cadernos a distância entre suas casas e a escola e os meios de transporte que utilizam para tal deslocamento. (caso todos os alunos da sala se dirijam à escola a pé, solicite que registrem outras situações de deslocamento do seu dia a dia ou da sua família, como se locomovem e as respectivas distâncias). Inicie a aula falando dos diferentes meios de transportes, apresente o diálogo a turma e comente que quando os meios de transportes são utilizados adequadamente geram redução de despesas, diminuem os problemas no trânsito e geram um impacto positivo no meio ambiente. (Essa aula pode ser ministrada em conjunto com um professor de ciência ou geografia que poderão falar da importância dessas medidas no nosso cotidiano e na nossa vida ou ainda você poderá buscar informações em links que poderão auxiliar a respeito do tema no material de apoio referencial teórico).
Propósito: Conscientizar por meio da utilização das unidades de medidas de massa e distância o uso dos meios de transportes e seu impacto para o meio ambiente.
Discuta com a turma:
- Que outras unidades de medidas podemos encontrar no trânsito ou nos meios de transportes?
- Que unidades de medidas específicas podemos encontrar em cálculos de navegação?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 3, 4, 5 e 6).
Orientação: Uma aula anterior peça aos alunos que se informem e registrem em seus cadernos a distância de suas casas até a escola e os meios de transporte que utilizam para tal deslocamento. (caso todos os alunos da sala se dirijam à escola a pé, solicite que registrem outras situações de deslocamento do seu dia a dia ou da sua família, como se locomovem e as respectivas distâncias). Inicie a aula falando dos diferentes meios de transportes, apresente o diálogo a turma e comente que quando os meios de transportes são utilizados adequadamente geram redução de despesas, diminuem os problemas no trânsito e geram um impacto positivo no meio ambiente. ( Essa aula pode ser ministrada em conjunto com um professor de ciência ou geografia que poderão falar da importância dessas medidas no nosso cotidiano e na nossa vida ou ainda você poderá buscar informações em links que poderão auxiliar a respeito do tema no material de apoio referencial teórico).
Propósito:. Conscientizar por meio da utilização das unidades de medidas de massa e distância o uso dos meios de transportes e seu impacto para o meio ambiente.
Discuta com a turma:
- Que outras unidades de medidas podemos encontrar no trânsito ou nos meios de transportes?
- Que unidades de medidas específicas podemos encontrar em cálculos de navegação?
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos (slide 3, 4, 5 e 6).
Orientação: Uma aula anterior peça aos alunos que se informem e registrem em seus cadernos a distância de suas casas até a escola e os meios de transporte que utilizam para tal deslocamento. (Caso todos os alunos da sala se dirijam à escola a pé, solicite que registrem outras situações de deslocamento do seu dia a dia ou da sua família, como se locomovem e as respectivas distâncias). Inicie a aula falando dos diferentes meios de transportes, apresente o diálogo a turma e comente que quando os meios de transportes são utilizados adequadamente geram redução de despesas, diminuem os problemas no trânsito e geram um impacto positivo no meio ambiente. (Essa aula pode ser ministrada em conjunto com um professor de ciência ou geografia que poderão falar da importância dessas medidas no nosso cotidiano e na nossa vida ou ainda você poderá buscar informações em links que poderão auxiliar a respeito do tema no material de apoio referencial teórico).
Propósito: Conscientizar por meio da utilização das unidades de medidas de massa e distância o uso correto dos meios de transportes e seu impacto para o meio ambiente.
Discuta com a turma:
- Que outras unidades de medidas podemos encontrar no trânsito ou nos meios de transportes?
- Que unidades de medidas específicas podemos encontrar em cálculos de navegação?
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos (slide 3, 4, 5 e 6).
Orientação: Apresente a tabela aos alunos que poderá ser projetada ou impressa aqui. Dentre as informações apresentadas e de acordo com os registros feitos em seus cadernos solicite que individualmente calculem a quilometragem mensal percorrida e a quantidade de emissão de CO2 correspondente. Informe-os que de acordo com site iniciativa verde (link no material de complementar) para cada 0.07 toneladas ou 70kg de emissão de carbono é necessário plantar uma árvore de mata atlântica para compensar essas emissões. Reserve um tempo para que os alunos compartilhem seus resultados. ( Essa atividade pode ser finalizada de maneira interdisciplinar com o plantio de árvores de mata atlântica correspondente ao resultado encontrado pela turma).
Propósito:. Conscientizar por meio da utilização das unidades de medidas de massa e distância o uso dos meios de transportes e seu impacto para o meio ambiente.
Discuta com a turma:
- Que outras unidades de medidas podemos encontrar no trânsito ou nos meios de transportes?
- Que unidades de medidas específicas podemos encontrar em cálculos de navegação?
- Como as unidades de medidas poderiam ser utilizadas de forma a reduzir o impacto da emissão de carbono na atmosfera e quais seriam os benefício obtidos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientação: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimir, solicite que respondam individualmente, em seguida, deixe que discuta com um colega suas soluções e modos de organizar a resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.
Para analisar dificuldades e realizar intervenções utilize o guia de intervenções que pode ser impresso aqui.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de conscientizar sobre os gastos financeiros gerados por meio de transportes e alternativas de redução dos custos.
Discuta com a turma:
- Que outros custos poderiam ser agregados aos custos de Carlos por quilômetro rodado?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber relacionar e aplicar medidas de massa, capacidade e distância a na utilização consciente dos diferentes meios de transportes no nosso dia a dia.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das unidades de medidas distância, capacidade e massa na utilização dos meios de transportes no contexto diário, global.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre volume e capacidade. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa aqui e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Caso queira a resolução dessa atividade impressa clique aqui.
Discuta com a turma:
- Qual parte eles acharam mais fácil?
- Que outros sólidos geométricos seriam possíveis calcular seu volume?
- Seria possível calcular o volume da sala de aula?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Texto de apoio