Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Lembrar aos alunos como marcar o simétrico de um pontos nos outros 3 quadrantes.
Quando temos um ponto (x, y), determinamos seus simétricos da seguinte forma:
- Em relação ao eixo x: (x, ?y)
- Em relação ao eixo y: (?x, y)
- Em relação à origem do plano: (?x, ?y)
Propósito: Relembrar como marcar os simétricos de um ponto nos outros 3 quadrantes.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Solicitar que em grupos de 4 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar o simétrico de um dos 4 pontos necessários para terminar o desenho da figura.
Discuta com a turma:
1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?
2) Quais os 4 pontos que teremos que determinar o simétrico para concluir a imagem?
3) Qual coordenada desses 4 pontos deveremos multiplicar por ?1 para obtermos os simétricos necessários?
4) Por que não precisamos determinar o simétrico dos outros 2 pontos?
Propósito: Levar o aluno a lembrar como determinar o simétrico de um ponto e aprender a desenhar o simétrico de um polígono.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Verificar as coordenadas dos 6 pontos marcados no plano cartesiano. Sugiro que chame 6 alunos na lousa para que cada um diga as coordenadas de um dos pontos. Atentar para o fato de que alguns alunos trocam x e y.
Propósito: Conseguir identificar as coordenadas dos pontos de um polígono dado.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Como metade da figura está à esquerda do eixo y, precisamos determinar os pontos que estão à direita do eixo y para desenharmos a outra metade da estrela. Chamar os alunos para determinarem os simétricos com pontos, um a um. Observar se os alunos perceberam que não deverão marcar simétrico dos pontos que estão sobre o eixo y. Para determinarmos o simétrico de um ponto e relação ao eixo y, devemos multiplicar a coordenada x de cada ponto por ? 1. Observar se os alunos estão fazendo o mesmo com a coordenada y dos pontos.
Discussão com a turma:
1) Por que multiplicamos por ? 1 apenas a coordenada x dos pontos? Por que não multiplicamos a coordenada y?
2) Por que não temos que determinar o simétrico dos pontos que estão sobre o eixo y?
Propósito: Determinar o simétrico de pontos em reação ao eixo y.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerrar a aula relembrando o que devemos fazer para determinarmos o simétrico de um polígono em relação aos eixos e à origem do plano cartesiano.
Discuta com a turma:
- Multiplicando por ?1 a coordenada x de um ponto, encontramos seu simétrico em relação ao eixo y.
- Multiplicando por ?1 a coordenada y de um ponto, encontramos seu simétrico em relação ao eixo x.
- Multiplicando por ?1 as coordenadas x e y de um ponto, encontramos seu simétrico em relação à origem do plano cartesiano.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos relacionam da forma adequada o par ordenado aos eixos correspondentes (ordenadas e abscissas) e se entenderam o conceito de simetria.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar