Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que nesta aula eles serão capazes de representar um número racional na reta numerada utilizando o conhecimento da aula anterior, que é comparação e ordenação de números racionais.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta com a turma e oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem como fazer uma representação básica de um número inteiro na reta numerada.
Propósito: Relembrar comparações de números fracionários positivos e de números inteiros.
Discuta com a turma:
- Quais outros objetos e instrumentos do dia a dia são graduados como o termômetro?
- Como podemos comparar números racionais?
Solução da atividade:
a) As graduações de números são do mesmo tamanho e aumentam ou diminuem de 10 em 10ºC. O crescimento também acontece de forma gradual, isto é, de forma crescente. Há números positivos e negativos, que são separados pelo zero. Além das graduações de 10 em 10ºC, também é possível verificar que há divisão deste valor, correspondendo a 5ºC.
b) Número 23 está entre 20 e 30. Número -34 está entre -40 e -30.
c) Da mesma forma que graduamos em até 5ºC, se fizemos um recorte, poderemos fazer novas graduações menores, o que poderá possibilitar a representação dos números racionais de maneira visível.
Caso não haja necessidade de visibilidade, basta colocar o número racional não inteiro entre dois números inteiros. Ex: 3<3,5<4
Atividade principal - parte I (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Separe os alunos em duplas e distribua, para cada dupla, um item que peça um número correspondente ao enunciado. Entregue para cada dupla de aluno o item impresso. Caso não seja possível a impressão, escreva na lousa ou use a apresentação powerpoint, certificando que cada dupla ficou responsável por apenas 1 item. Separe previamente os itens conforme nível da turma. Como há apenas 10 itens, pode ter duplas que ficarão com o mesmo item. Certifique-se que os itens duplicados estejam entre 6 e 10, que solicita respostas apenas para números racionais não inteiros.
Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Possibilitar que os alunos consigam definir um número que está entre o intervalo de dois outros números.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal - parte I
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Separe os alunos em duplas e distribua, para cada dupla, um item que peça um número correspondente ao enunciado. Entregue para cada dupla de aluno o item impresso. Caso não seja possível a impressão, escreva na lousa ou use a apresentação powerpoint, certificando que cada dupla ficou responsável por apenas 1 item. Separe previamente os itens conforme nível da turma. Como há apenas 10 itens, pode ter duplas que ficarão com o mesmo item. Certifique-se que os itens duplicados estejam entre 6 e 10 (números racionais)
Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Possibilitar que os alunos consigam definir um número que está entre o intervalo entre dois outros números.
Atividade principal - parte II
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Anote os números encontrados pelos alunos na lousa. Garanta que os números estejam certos neste processo. Se houverem muitos números, você pode separá-los em 2 conjuntos. Após isso, peça para que os alunos ordene um conjunto dos números de forma crescente e os represente na reta numerada, que pode ser impressa ou copiada na lousa, para que os alunos copiem no caderno. Permita que os alunos explorem essa atividade individualmente por 8 minutos. Depois, permita que compartilhem a resolução com um colega por 5 minutos, para verificarem inconsistências. Circule pela sala e utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Possibilitar que os alunos consigam representar números racionais na reta numerada.
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)
Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.
Discuta com a turma:
- Por que -5 não está entre -4 e 6?
- Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
- Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)
Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.
Discuta com a turma:
- Por que -5 não está entre -4 e 6?
- Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
- Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)
Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.
Discuta com a turma:
- Por que -5 não está entre -4 e 6?
- Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
- Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Discussão das soluções - parte II
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)
Orientação: Conforme os exemplos e resoluções tomadas em sala, trabalhe com os alunos a forma para se obter a ordenação crescente e representação em reta numerada. Este slide serve apenas como explicação extra em como pode funcionar esse processo, mas dado o perfil da atividade, priorize as respostas dadas em aula. Dialogue com os alunos e apresente as respostas em quadro. Caso tenha formado dois ou mais grupos de números, garanta que sejam abordadas resoluções específicas, para garantir o entendimento do aluno.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem a forma como ordenaram e representaram os números na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Ao representar uma fração na reta numerada, quais passos podemos seguir? Vocês notaram alguém que realizou de outra maneira e conseguiu chegar à resolução?
- Como vocês conseguiram ordenar e representar cada item na reta numerada? Cite alguns casos, por favor.
- Descreva um equívoco que você ou outro colega cometeu durante a resolução. O que você aprendeu com isso?
Discussão das soluções - parte II
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)
Orientação: Conforme os exemplos e resoluções tomadas em sala, trabalhe com os alunos a forma para se obter a ordenação crescente e representação em reta numerada. Este slide serve apenas como explicação extra em como pode funcionar esse processo, mas dado o perfil da atividade, priorize as respostas dadas em aula. Dialogue com os alunos e apresente as respostas em quadro. Caso tenha formado dois ou mais grupos de números, garanta que sejam abordadas resoluções específicas, para garantir o entendimento do aluno.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem a forma como ordenaram e representaram os números na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Ao representar uma fração na reta numerada, quais passos podemos seguir? Vocês notaram alguém que realizou de outra maneira e conseguiu chegar à resolução?
- Como vocês conseguiram ordenar e representar cada item na reta numerada? Cite alguns casos, por favor.
- Descreva um equívoco que você ou outro colega cometeu durante a resolução. O que você aprendeu com isso?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:
- Ao representar números na reta numerada, o que não mudou de acordo com o que você já sabia? O que agora teve mudanças?
- Onde você acha que teve bom desempenho na aula hoje? Qual ponto a melhorar? Como você fará isso?
- Qual foi o principal conhecimento matemático que praticamos hoje? Onde você acha que isso se aplica no dia a dia?
Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. A atividade também pode ser feita no caderno. Enquanto isso, circule para verificar como os alunos estão representando os números na reta numerada. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então recolha as respostas de cada aluno e anote comentários sobre eles. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem representam números racionais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia posso usar inicialmente para descartar possibilidades de números representados pelas letras?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar