Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Zoom.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) para que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam responder, ou usar a função de áudio do Whatsapp para postarem as respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador.
Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto da atividade principal e disponibilize no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar sobre.
Se possível, organize o encontro usando o aplicativo Zoom e peça para tentarem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro, pensando sozinhos sobre a situação proposta e anotando todas as estratégias de cálculo. No segundo, organize a turma em duplas usando a função de salas simultâneas e peça para discutirem uma estratégia de cálculo conjunta.
Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas, para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Retorne para a sala de reuniões principal do Zoom e organize a ordem de apresentação das duplas.
Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação. Ouça os comentários dos alunos sobre as regularidades percebidas. Deixe que utilizem as próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da linguagem matemática.
Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail.
Peça para responderem a questão e devolva o e-mail com ela resolvida. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.