Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula
RETOMADA
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Peça aos alunos que resolvam o problema e retome a definição de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem para eles.
Estimule os alunos a dar exemplos de combinações que eles fazem em seu cotidiano. Peça que falem para a turma os exemplos que lembraram.
Propósito: espera-se que o aluno retome o conceito de combinação e sugira exemplos de combinações que usa no seu dia a dia
Discuta com a turma:
- Vocês lembram de já ter utilizado o Teorema Fundamental de Contagem?
- Podem me dar exemplos de combinações que já fizeram?
- Poder sugerir outras possibilidades de combinações para o exemplo dado pelo colega?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
: ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20min
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.
Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.
Propósito: Espera-se que o aluno entenda o que o problema está pedindo
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pela questão?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver da sua maneira e depois de um tempo discuta com um colega o resultado encontrado e de que forma chegaram a esse resultado.
Caso seja necessário, imprima a atividade para entregar aos alunos.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem os dados da questão e busquem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pela questão?.
- De que maneira podemos utilizar essas informações para solucionar o problema?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)
Orientação: Estimule o aluno a identificar as possibilidades
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as possibilidades de solução do problema.
Discuta com a turma:
- De que forma podemos solucionar esse problema?
- Todos os dígitos têm a mesma possibilidade de ocorrer nas três posições?
- Questionar quais são as possibilidades de combinação entre os números.
- O fato de estarem em posições diferentes (unidade, dezena e centena) tem alguma influência? .
- Perceberam a independência entre as posições ocupadas pelos algarismos do número procurado?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10min (slides 5 ao 7)
Orientação: Deixe o aluno chegar ao resultado da questão. Nesse momento estimule que o aluno mostre o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar ao resultado final.
Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor, além de discutir as diferentes formas apresentadas de resolução.
Propósito: Espera-se que os alunos se apropriem do conceito de combinação e cheguem ao resultado.
Discuta com a turma:
- Qual o resultado encontrado?
- Alguém encontrou um resultado diferente?
- Qual o caminho que utilizaram para chegar ao resultado?
- Vocês utilizaram combinação para chegar ao resultado?
- Entenderam que existem diferentes formas de se solucionar problemas?
Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Conceitue o Teorema Fundamental de Contagem. Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.
Propósito: Mostrar aos alunos o Teorema Fundamental de Contagem.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram que existem possibilidades múltiplas de resolução de um problema?.
- Alguém utilizou a aplicação do Teorema Fundamental de Contagem para resolver o problema?
- Perceberam que a utilização do diagrama leva ao Teorema Fundamental de Contagem?.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente os conceitos de Combinação e o Teorema Fundamental de Contagem.
Mostre como funciona o teorema e como os alunos chegam a ele através de um diagrama de árvore.
Discuta com a turma:
- Os conceitos ficaram claros?
- Conseguiram verificar a importância da compreensão dos conceitos para a solução do problema?
ATIVIDADE DE RAIO X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.
Link do modelo para impressão
Propósito: Verificar se ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem e se os alunos conseguem identificar, no dia a dia deles, reais aplicações desse teorema.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma que encontraram para chegar ao resultado de um problema de contagem?.
- Ficou claro o Teorema Fundamental de Contagem?
- Conseguem identificar no dia a dia de vocês reais aplicações desse teorema?
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar