Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_28RDP09
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon
Para este plano, foque nas etapas Aquecimento e Atividade Principal
Aquecimento
Utilize a atividade de aquecimento para apresentar aos alunos o que é um problema com criptograma. Você pode substituir a atividade deste plano de aula por outra que envolva o cotidiano do aluno. Apresente um alfabeto com códigos e peça para que representem seu hobby, estilo musical, esporte ou cor preferida, por exemplo, por meio dos símbolos, tirem uma foto e coloquem no grupo de WhatsApp para os colegas descobrirem.
Atividade principal
Tire uma foto do problema (imagem) da atividade principal e apresente aos alunos via WhatsApp. Para a solução deste problema solicite que os alunos respondam em seu caderno algumas questões antes de tentarem resolver o problema:
1. Observando somente a primeira linha, é possível chegar a algum valor para as figuras? Por quê?
2. Em qual das linhas da imagem é possível descobrir um valor para a figura? Por quê?
3. Após descobrir o valor de uma das figuras é possível calcular as demais? Como? Indique aos alunos a responderem essas questões estão traçando uma estratégia de resolução de problemas com criptogramas e que devem encontrar os valores para cada figura da imagem. Após encontrarem a solução para o problema eles devem compartilhar suas respostas com os colegas no grupo do WhatsApp. Você pode utilizar o arquivo de Apresentações deste plano de aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.
Discussão das soluções
A partir dos registros compartilhados pelos alunos via WhatsApp identifique mais de um tipo de solução fazendo as intervenções necessárias para demonstrar a solução correta, apresentada neste plano de aula, e ressalte que mais de uma estratégia pode ser utilizada para encontrar a solução de um problema.
Sistematização
xxxxx
Encerramento
xxxxx
Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares, ou ainda como processo de verificação de aprendizagem.
Convite às famílias
Pode-se sugerir que o aluno pergunte à família:
1. Você já viu um problema desse em algum lugar?
2. Onde?
3. Despertou sua curiosidade de resolver?
4. Conseguiu encontrar a solução?
5. Como fez para resolver?