Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).
Orientação: Apresente ao aluno um exemplo que o faça relembrar o funcionamento de um criptograma.
Propósito: Solicitar que os alunos criem senhas criptografadas afim de relembrar como funciona um criptograma.
Discuta com a turma:
- Vamos criar senhas diferentes usando os códigos da tabela?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).
Orientação: Estimule o aluno a criar sua própria senha.
Propósito: Verificar se o aluno criou a senha criptografada.
Discuta com a turma:
- Criaram as senhas?
- Observaram que as senhas criadas são diferentes?
- Atentaram ao fato de que somente quem tem acesso à tabela de códigos consegue decifrar a senha?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegurando-se que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram a esse resultado.
Propósito: Observar se o aluno entendeu o que o problema está pedindo e se está tentando resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- O que a questão está pedindo?
- Como podemos inicial a resolução?
- Como vamos resolver a conta se não temos números, só letras?
- O que precisamos fazer para identificar que número está por trás de cada letra?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).
Orientação: Discuta com a turma as maneiras de resolver a conta.
Propósito: Estimular o aluno a buscar caminhos para resolver a conta de forma a identificar quanto vale cada letra.
Discuta com a turma:
- Como podemos iniciar a conta?
- Quais seriam os possíveis valores para cada letra?
- A conta inicía com a soma de Z+Z+Z, quais os possíveis valores para Z?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, discuta as diferentes formas de resolução apresentadas.
Propósito: Mostrar aos alunos que este problema usou símbolos para representar os números, o que é uma forma de criptografar, e que para identificar esses números eles podem seguir diferentes caminhos.
Discuta com a turma:
- Qual a resposta encontrada para o problema?
- Alguém chegou ao resultado diferente?
- Observaram que substituir os números por símbolos ou letras é uma forma criptografar a conta?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia o slide para a turma, conceitualize o que é criptograma.
Propósito: Conceituar criptograma e mostrar aos alunos que nos problemas vistos na aula foi utilizado criptogramas.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram que acabamos de resolver um problema criptografado?
- Vocês entenderam o que é um criptograma?
- Entenderam que codificar mensagens e/ou problemas é criptografá-los?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente o conceito de criptograma.
Propósito: Verificar se os alunos associam o problema resolvido ao conceito de criptograma.
Discuta com a turma:
- Ficou claro o conceito de criptograma?
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que utiliza criptograma.
Propósito: Verificar se ficou claro o funcionamento de criptograma.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
- Verificaram que cada fruta representa um número e que precisamos descobri esses números para encontrar a resposta do problema?
- O problema pede para identificar o valor ou os valores que cada fruta pode assumir, isso quer dizer que o problema tem mais de um resultado?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar