Plano de Aula

Plano de aula: Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Retas paralelas, transversal e ângulos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a  soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.

Conceito-chave

Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares;
  • Ângulos opostos pelo vértice e ângulos complementares;
  • Congruência entre ângulos.

Sugestões de Leitura:

FERREIRA, Ana Raquel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Revista Nova Escola - Gestão Escolar. 19|04|2017. https://goo.gl/PFijiy  (acessado em 13 de março de 2018).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a  soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA