Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas de tempo, velocidade no transporte e descarte consciente do lixo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Inicie a aula falando a respeito do lixo, a quantidade que é produzida diariamente, de maneira local, regional e global, questione-os se sabem para onde todo esse lixo vai. Fale um pouco sobre a coleta seletiva, sua importância, caso a sua escola ainda não a realize, informe-os que cada cor está associada ao descarte de certo tipo de resíduo, e que existem outros resíduos e que também há uma cor relacionada, maiores informações podem ser acessadas no material complementar. Divida a turma em duas ou quatro equipes. Nesse jogo cada uma das quatro cores está associada a um tipo diferente de resíduo ou lixo. Se essa atividade não for projetada, você poderá imprimi-la no material complementar. Após cada equipe ter suas cores definidas, você entregará os desafios apresentados nos cartões de cores semelhantes contidos na página 2, da atividade impressa. Informe-os, que cada equipe terá até 6 minutos para responder os desafios: o tipo de resíduo descartado e a questão associada. Cada resposta correta a equipe ganha os pontos correspondentes, vence a equipe que tiver uma maior pontuação.
Propósito:. Entender a importância da coleta seletiva do lixo por meio de um jogo envolvendo grandezas e medidas.
Discuta com a turma:
- Que iniciativas podem ser adotadas na escola para contribuir com o processo de reciclagem do lixo?
- Que importância as unidades de medidas tem para redução e reciclagem do lixo?
Material complementar:
- Informações sobre o descarte do lixo e a reciclagem dos diferentes tipos de resíduos sólidos, clique aqui.
- Neste site do ministério do meio ambiente você poderá obter mais informações a respeito da reciclagem do lixo e curiosidades envolvendo grandezas e medidas que poderão auxiliá-lo na discussão com a turma.
Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 12 minutos (slide 3 e 4)
Orientação: Caso o slide não possa ser projetado, finalizar o aquecimento relacionando com a atividade principal, informando a respeito das toneladas de resíduos sólidos que podem ser reciclados e são transportados de um país a outro e como ocorre esse transporte.
Propósito:. Entender a importância da coleta seletiva do lixo por meio de um jogo envolvendo grandezas e medidas.
Discuta com a turma:
- Que iniciativas podem ser adotadas na escola para contribuir com o processo de reciclagem do lixo?
- Que importância as unidades de medidas tem para redução do lixo?
Material complementar:
Para fixação do tema, outras atividades podem ser apresentadas aos alunos,
- jogo da reciclagem disponível on line pode ser acessado aqui.
- Animação sobre o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos com iniciativas que mostra como reduzir o impacto ambiental. Clique aqui.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos. Circule pela sala observando a maneira como organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos clique aqui para melhor orientar seus alunos sobre Milhas Náuticas(nm) e aqui para compreender o nó (knots) como medida de velocidade e sua relação com milhas náuticas.
Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado.
Propósito: Levar o aluno a saber relacionar unidade de medidas de distância utilizadas em navegação marítima em situações de transporte de carga (lixo).
Discuta com a turma:
- Se haveria outro meio da carga ser transportada.
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar a questão.
Discuta com a turma:
- Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado, nas diferentes etapas, para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Em que situações costumamos calcular o tempo de uma atividade?
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber medir, estimar medidas e comparar medidas de mesma grandeza no auxílio da formação de opinião e tomada de decisões em situações diárias.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações do cotidiano e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante de problemas e sua formação como cidadãos.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre velocidade, distância percorrida e tempo. Observe se os alunos compreendem a inversão de proporcionalidade entre tempo e distância percorrida. Reserve um tempo para discutir as estratégias de resolução com a classe.
Propósito: Retomada de conteúdo e verificação de aprendizagem diante de situações do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Que situações podem contribuir para que a coleta dentro do bairro tenha uma velocidade tão baixa
- Que outras unidades de medida podemos imaginar no contexto da coleta do lixo. (ex: volume de lixo coletado, capacidade do caminhão…)
Material Complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar
Material de Apoio