Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC
Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação dos conceitos de múltiplos e divisores
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Sobre o plano
MAT7_01NUM06 / Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
Objetivos específicos
- Aprender diferentes estratégias de resolução de problemas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Aprender diferentes estratégias de resolução de problemas
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.
Propósito:
Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CyqkgyrDJ7cpFYhMPBZYaF68u8db8ug8r6Rg7sKq6tEKZSsCDKeUMNdajyg/atividade-retomada-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.
Propósito:
Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Peça para que os estudantes respondam em seus cadernos as perguntas do personagem. Se possível, peça também para que um ou dois compartilhem suas respostas em voz alta após todos terminarem, a fim de identificar e esclarecer eventuais dúvidas.
Propósito:
Retomar os principais conhecimentos dos estudantes sobre MMC e MDC de números naturais.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:
Resolver o problema com bolinhas de papel colorido
Resolver o problema utilizando malha quadriculada
Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12
Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum
Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.
Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.
Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.
Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.
Propósito:
Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBHkTMHNCVCJ98TPzYhexrn9jNnpP2NVg9tPCYbKtR6cjaFnbkC9sR7n2kQ7/atividade-principal-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Com antecedência, recorte as tiras de papel disponíveis nos arquivos para impressão deste plano e coloque-as dentro de um envelope. Nelas, há algumas orientações sobre como os estudantes deverão tentar resolver a atividade:
Resolver o problema com bolinhas de papel colorido
Resolver o problema utilizando malha quadriculada
Resolver o problema usando os divisores de 30, 18 e 12
Resolver o problema escrevendo os números como produtos, de modo que todos tenham um fator comum
Peça para que os estudantes leiam com atenção a fala da personagem no slide 6. Em seguida, organize a turma em duplas. Após isto, solicite que cada dupla pegue uma tira de papel do envelope.
Depois, mostre no slide 7 a proposta de atividade. Solicite que ao responder as atividades, independente da orientação contida na tira de papel, os estudantes desenhem uma representação de sua resposta e escrevam uma frase mostrando a resposta que chegaram.
Oriente que os estudantes sintam-se à vontade para usar sua criatividade para resolver o problema e que evitem, neste momento usar os algoritmos ou procedimentos que já conhecem para o cálculo de MMC ou MDC.
Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala e observe se há dúvidas entre eles que precisam ser esclarecidas neste momento. Caso seja necessário, procure não fornecer a resposta aos alunos, faça perguntas que os levem a pensar matematicamente. Para mais informações, consulte o guia de intervenção, disponível neste plano.
Propósito:
Utilizar diferentes estratégias para resolver problemas envolvendo MMC ou MDC de números naturais.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugira que as duplas que receberam cada tipo de estratégia apresentem suas respostas. Verifique quais encontraram respostas diferentes das esperadas e discuta com a turma por quê o erro pode ter ocorrido e qual seria a resposta correta.
Peça para que discutam também por que a resposta da personagem não deu certo e a organização daria certo para a turma A, que tem 30 livros.
Propósito:
Discutir e socializar as resoluções encontradas pelos estudantes.
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMGrYmvs8zZwaxBxvmGnU8cy4zPhjczQ4tvzYDcCSxG9H5MZfrMqagrYAM96/guia-de-intervencao-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem.
Propósito:
Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Peça para que os estudantes sigam individualmente as orientações da personagem e que registrem em seu caderno a explicação da resposta que encontraram.
Propósito:
Praticar o que foi aprendido durante a aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VRXKEEgNTbxktGu5KbTpPJwcQyRgwyxjsT9tPgnpGuVGTWt5PAKZhNGADtXz/atividade-raio-x-mat7-01num06.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gtXuPzXncdzaXfqESTMDN6JYjPCuNTp2VgRWhCkA3HuRnrvbEBjnkPDNvg5D/atividade-complementar-mat7-01num06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUmwkEuVgtPJ8kmGjTzpkCwFmTfNKDBxVHbwNJBnPbdsf828jBgDMNUTDrvf/resolucao-das-atividades-mat7-01num06.pdf
Para o professor
Para o professor (2)
Para o aluno
Para o aluno (2)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.
Opcionais:
- Google Sala de Aula.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) em que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los, usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem as respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar. Envie também a orientação presente em uma das tiras da atividade para cada aluno.
Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula.
A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema. Lance as perguntas disponíveis no plano para mediar as discussões.
Estimule perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, que combate a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa.
Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sobre o plano
MAT7_01NUM06 / Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
Objetivos específicos
- Aprender diferentes estratégias de resolução de problemas