Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Decorando e Cortinando janelas: Consumo consciente com o uso de Grandezas e medidas.
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, tempo, massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
- Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Conceito-chave
Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Folha quadriculada
- internet para apresentação de vídeo (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
- Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar diferentes situações na nossa vida que é preciso estimar e medir para consumir melhor.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Antes de apresentar a atividade, inicie a aula falando a respeito do consumo sustentável e o quanto as grandezas como tempo, massa, capacidade, comprimento e suas medidas são necessárias para nossa sobrevivência. Explique que precisamos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, se não soubermos medir e estimar corretamente as grandezas, não conseguiremos mudar nossos hábitos e provavelmente não teremos recursos naturais disponíveis para suprir nossa necessidade de consumo no futuro próximo.
Utilize alguns vídeos para ajudar a esclarecer o tema aos alunos clicando nos links Consumo consciente - 2:20 min , Consumo responsável - 3:26 min ou Repensar e reduzir - 2:30 min.
Em seguida apresente a questão aos alunos que poderá ser impressa aqui ou no material complementar juntamente com a folha quadriculada (defina uma escala para a turma) para o esboço da figura , organize os alunos em dupla para que troquem idéias no processo de construção, mas solicite que façam individualmente a atividade, circule pela sala auxiliando-os no desenvolvimento da mesma. Essa atividade é para que os alunos escolham opções de tamanho dentro de um intervalo, portanto não apresenta apenas uma solução de esboço e busca desenvolver a autonomia na tomada de decisão. Um modelo dentre os possíveis pode ser obtido no material complementar.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de fazer o esboço da Figura?
- Quais seriam todas as medidas de cortina possíveis dentro dos intervalos no contexto apresentado.
Materiais complementares:
Aquecimento.
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Antes de apresentar a atividade, inicie a aula falando a respeito do consumo sustentável e o quanto as grandezas como tempo, massa, capacidade, comprimento e suas medidas são necessárias para nossa sobrevivência. Explique que precisamos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, se não soubermos medir e estimar corretamente as grandezas, não conseguiremos mudar nossos hábitos e provavelmente não teremos recursos naturais disponíveis para suprir nossa necessidade de consumo no futuro próximo.
Utilize alguns vídeos para ajudar a esclarecer o tema aos alunos clicando nos links Consumo consciente - 2:20 min , Consumo responsável - 3:26 min ou Repensar e reduzir - 2:30 min.
Em seguida apresente a questão aos alunos que poderá ser impressa aqui ou no material complementar juntamente com a folha quadriculada (defina uma escala para a turma) para o esboço da figura , organize os alunos em dupla para que troquem idéias no processo de construção, mas solicite que façam individualmente a atividade, circule pela sala auxiliando-os no desenvolvimento da mesma. Essa atividade é para que os alunos escolham opções de tamanho dentro de um intervalo, portanto não apresenta apenas uma solução de esboço e busca desenvolver a autonomia na tomada de decisão. Um modelo dentre os possíveis pode ser obtido no material complementar.
Propósito: Apresentar uma situação real, que busca a troca de experiência com os colegas, o desenvolvimento da autonomia diante de escolhas Pessoais e a representação geométrica diante a interpretação de um contexto.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de fazer o esboço da Figura?
- Quais seriam todas as medidas de cortina possíveis dentro dos intervalos no contexto apresentado.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo com seus esboços responda as questões, comente com eles que a venda de tecido é feita em metros lineares e que os tecidos em geral já vem de fábrica com algumas larguras já determinadas. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados e se eles tem valores aproximados.
Propósito: Levar o aluno associar o uso de unidades de medidas de comprimento e unidade monetária utilizando uma situação real de vendas de tecidos, no qual pode observar não só as as unidades de medidas como a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Situações em que ocorre a venda do tecido como m², toalhas de mesa por exemplo.
- Dependendo do contexto a nomenclatura altura, largura comprimento, podem mudar.
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, de acordo com seus esboços responda as questões, comente com eles que a venda de tecido é feita em metros lineares e que os tecidos em geral já vem de fábrica com algumas larguras já determinadas. Após os alunos resolverem a atividade sugira que que compartilhe com o colega e discutam como obtiveram os resultados e se eles tem valores aproximados.
Propósito: Levar o aluno associar o uso de unidades de medidas de comprimento e unidade monetária utilizando uma situação real de vendas de tecidos, no qual pode observar não só as as unidades de medidas como a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Situações em que ocorre a venda do tecido como m², toalhas de mesa por exemplo.
- Dependendo do contexto a nomenclatura altura, largura comprimento, podem mudar.
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para finalizar que tal solicitar aos seus alunos uma atividade extra e com ajuda de algum responsável obter as medições e cacular a metragem e a quantidade de tecidos para uma cortina em suas casas?
Propósito: Desenvolver a autonomia e autoconfiança do aluno para a realização de uma atividade na prática.
Discuta com a turma:
- Quais são as utilidades de uma cortina?
- Que situações dificultaram o cálculo na prática
- Conseguiram proporcionalidade nas medidas.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços, para melhor esclarecer dúvidas de seus alunos clique aqui. Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.
Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.
Discuta com a turma:
- Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
- Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços, para melhor esclarecer dúvidas de seus alunos clique aqui. Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.
Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.
Discuta com a turma:
- Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
- Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.
Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.
Discuta com a turma:
- Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
- Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresentem as etapas da solução para os dois esboços . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão, aproveite para abordar sobre estimativas de medidas de comprimento, a importância dos cálculos corretos no caso para a compra do tecido conforme a escolha e as diferenças de custos que podem gerar.
Propósito: Incentivar os alunos a lidarem com soluções abertas dentro de um padrão ou intervalo pré definido, valorizar a troca de experiência e a opinião dos colegas.
Discuta com a turma:
- Se as respostas encontradas ficaram próximas das apresentadas?
- Aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a atividade retomando com os estudantes que é preciso compreender a importância que para tomar melhores decisões no nosso dia a dia necessitamos do auxílio das grandezas e suas unidades de medida.
Propósito: Destacar a relevância social, a perceber o significado de comparar, medir ao observar situações do cotidiano e que as grandezas e medidas nos auxiliam a decidir melhor.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos trabalharem grandezas com razões diretas e inversas, em uma situação real e atual, retomar pontos em que apresentam dificuldades, além de mobilizá-los a pensar como podem elaborar estratégias pessoais diante de problemas . Solicite que, individualmente, os alunos leiam a atividade, que pode ser impressa no material complementar juntamente com sua resolução e a realizem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, valorizando a troca de respostas e as opiniões dos colegas. Atividades complementares e resoluções disponíveis no material complementar.
Discuta com a turma:
- A resposta obtida estar condizente com o problema? Ela faz sentido considerando os dados apresentados?
- Teria apenas uma opção de distribuição das horas extras?
- O que vocês consideraram ao escolher com sendo a melhor opção de distribuição das horas extras?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_21GRM07
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.
Raio X
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.
Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, tempo, massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
- Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Conceito-chave
Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Folha quadriculada
- internet para apresentação de vídeo (opcional).