Resolução da Atividade de Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Consumo de água - medidas de volume
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Conceito-chave
Unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- internet para apresentação de vídeos (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar um consumo consciente da água por meio de unidade de medidas.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. (Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a atividade perguntando se eles já ouviram falar sobre água invisível ou se conseguem imaginar o que significa, após apresente o diálogo a turma, comente sobre a importância da água e o consumo consciente desse recurso, seja por meio direto ou aquisição de bens e serviços. ( Nestes links Pegada de água e Onde está a água?, bem como no referencial teórico e material de apoio você poderá obter mais informações sobre quantidades de litros de água necessários para produção de produtos de consumo e serviços). Solicite aos alunos que individualmente leiam a atividade e respondam em seus cadernos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem como chegaram ao resultado.
Propósito: Apresentar o conceito de água invisível e como as medidas de capacidade são aplicadas nos recursos hídricos e sua relação com os bens de consumo.
Discuta com a turma:
- Se eles conseguem imaginar o volume de água gerado para a fabricação de um smartphone?
- Agora que eles sabem que tudo leva água em sua fabricação, como poderíamos preservar melhor esse recurso hídrico?
- O que acontece quando realizamos desperdício?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.
Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.
Discuta com a turma:
- Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
- Qual etapa foi mais complicada de resolver?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Solicite aos alunos que, em duplas, respondam as questões em seus cadernos (8 minutos). Circule pela sala observando a maneira com organizam a solução, não interfira no processo, apenas auxilie na reflexão dos conceitos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontrar a solução.
Propósito: Entender a importância das unidades de medidas de capacidade, área e volume na agricultura em contexto local.
Discuta com a turma:
- Como organizaram a resolução da produção de cultivo do seu Zeca?
- Qual etapa foi mais complicada de resolver?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Professor, relembre com seus alunos o que são “Grandezas Diretamente Proporcionais” clicando aqui.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la, escrevê-las no quadro ou imprimi-la. Solicite aos alunos que expliquem como pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes da importância de saber relacionar e aplicar diferentes unidades de medida na utilização dos recursos hídricos essenciais para nossa sobrevivência.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos relacionando a importância das diferentes unidades de medida aplicados a água no contexto regional e global.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta atividade possibilita aos alunos estabelecerem relações entre volume e capacidade. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Discuta com a turma:
- Qual parte eles acharam mais fácil?
- Que outros sólidos geométricos seriam possíveis calcular seu volume?
- Seria possível calcular o volume da sala de aula?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_21GRM03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Solicite aos alunos uma pesquisa sobre o conceito de água invisível. Sugira os sites "Pegada de água" e "Onde está a água?", como referencial teórico e material de apoio. Oriente-os a registrarem no caderno as descobertas e utilizá-las para discussão com a turma.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso às atividades propostas na Retomada com antecedência. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) ou outro meio de comunicação combinado entre vocês. Peça aos alunos que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam consultá-las durante as discussões da atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno no momento da pesquisa.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Conceito-chave
Unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- internet para apresentação de vídeos (opcional).