Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: As várias voltas que o mundo dá! Qual a diferença entre elas?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Conceito-chave
Circunferência, pi, diferença.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de comparar circunferências, obter a diferença, quantas vezes uma cabe dentro da outra e assim por diante. O professor pode levar duas folhas com uma circunferência em cada folha, porém com tamanhos diferentes e questionar os alunos, quanto mede a diferença entre elas ou quantas vezes uma é menor ou maior que a outra? Isso colocará os alunos no clima da aula e ajuda a contextualizar os problemas que seguem.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos de circunferência e como se calcula o comprimento de uma circunferência, relembrar da importância do pi neste processo e fazer variações nas expressões a fim de obter todas as medidas envolvidas.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos relacionados ao comprimento de uma circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos de uma circunferência?
- Raio, diâmetro e circunferência.
- Como se calcula o comprimento de uma circunferência?
- Verifique se os alunos sabem a expressão e já calcularam comprimento de circunferência.
- Em quais situações podemos aplicar o conhecimento sobre circunferências no nosso dia a dia?
- Em medidas de objetos arredondados como, embalagens, pratos, cd’s, em ornamentos decorativos, rodas de carro e bicicleta e assim por diante.
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos (do slide 11 ao 14).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá a comparação entre as circunferências que compõem um sistema dinâmico onde a maior gira as menores, os alunos podem ter dificuldade em compreender esta dinâmica, por isso é importante destacar bem o enunciado do problema e verificar se realmente entenderam o sistema.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Compreender a dinâmica do sistema.
- Identificar as circunferências.
- Saber calcular os comprimentos das circunferencias
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 15 ao slide 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Encerramento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Encerramento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os recursos de comparação entre duas circunferências.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio - X
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Textos de apoio e referencial teórico
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_23GRM02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo: “Nomeando as partes de um círculo”,- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/AjexqNnM5i8 acesso em 04 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor em um movimento de Ensino Híbrido que os alunos assistam ao vídeo “Nomeando as partes de um círculo”, disponível no Khan Academy, para a retomado dos objetos de conhecimentos. Fotografe e envie via WhatsApp ou e-mail o problema proposto para resolução. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se, também há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Conceito-chave
Circunferência, pi, diferença.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.