Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Materiais complementares:
Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:
https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8&t=46s
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Inicie este momento propondo que os alunos formem grupos de 3 a 4 pessoas. Em seguida, entregue aleatoriamente para cada equipe um dos cartões disponíveis na atividade para impressão. Feito isso, é hora de iniciar o jogo: coloque os papéis com as orientações de cálculos a serem feitos em um saco e sorteie-os, informando para todas as equipes o que deverá ser feito. Deixem que as equipes dialoguem e encontrem seus resultados e se certifiquem que não erraram, sem usar calculadora ou qualquer outro tipo de material que os forneça as respostas. Após terminarem, sorteie mais um papel, com uma nova instrução. Repita os procedimentos num total de três a quatro rodadas e peça que os alunos discutam todos juntos, ao final, quem atingiu o maior e o menor valor.
Caso algum alguma equipe apresente dúvidas ou dificuldades para iniciar ou seguir com a atividade, faça perguntas a eles que os façam pensar em como resolver a situação. Consulte o guia de intervenções para mais informações.
Propósito: Fazer com que o aluno aplique propriedades em potências de mesma base e simplifique potências cujos expoentes são números inteiros
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos para cada equipe de alunos que compartilhem na lousa os cálculos que fizeram para chegar a suas respostas. Caso apareçam erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos ou evitados, e qual seria a pontuação final da equipe sem o erro. Caso apareçam dúvidas, explique-as aos alunos com exemplos e certifique-se de que todos compreenderam.
Propósito: Discutir as diferentes respostas e estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minuto.
Orientações: Encerre a atividade refletindo com os alunos o que foi apreendido sobre o uso das propriedades com potências de expoente negativo.